Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Indústria segue fraca

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

03/12/2018 19:37

Indústria segue fraca

O faturamento da indústria brasileira caiu 2,2% em outubro frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Foi a segunda queda consecutiva do indicador nesta base de comparação. Em relação a outubro de 2017, o faturamento cresceu 2,4%, informam os Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 3 de dezembro. A pesquisa mostra ainda que as horas trabalhadas na produção ficaram estáveis em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal. No entanto, em relação a outubro do ano passado registram crescimento de 1,1%. A utilização da capacidade instalada caiu 0,2 ponto percentual em relação a setembro, e ficou em 77,1% em outubro, na série com ajuste sazonal. Com  a queda, a utilização da capacidade instalada está 0,7 ponto percentual abaixo da de outubro de 2017. O emprego voltou a cair e recuou 0,2% em outubro, frente a setembro.  Foi a sexta queda consecutiva do indicador. Em relação a outubro do ano passado o emprego também apresenta queda de 0,2%. A massa real de salários aumentou 0,3% e o rendimento médio do trabalhador subiu 0,7% em outubro, frente a setembro, na série livre de influências sazonais. Já na comparação com outubro de 2017, a massa real de salários caiu 2,5% e o rendimento médio do trabalhador caiu 2,3%. "A atividade industrial segue fraca” - é a constatação feita pela CNI. 

"É uma honra ser filha, agora de fato e de direito, desta terra querida. Agradeço a Deus por todas as bênçãos concedidas, aos meus familiares, colaboradores, lideranças e amigos; e os queridos padres e diáconos que participaram desse momento. Além de muito me honrar, esse título me motiva ainda mais a trabalhar por nossa capital" - a vereadora Teresa Britto (PV), deputada estadual eleita, ao receber o título de cidadania teresinense durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Teresina nesta segunda-feira (3). A vereadora é natural de Piripiri. Casada com o engenheiro José Antonio de Serqueira Britto, tem quatro filhos e se orgulha de ter estudado em instituições públicas de ensino. Formada em Psicologia, é especialista em Gestão Pública Municipal e em Psicologia Organizacional.

Barragens

A burocracia e a dificuldade para liberação de recursos para manutenção das barragens foram alguns dos principais problemas apontados em audiência realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal nesta segunda-feira, dia 3. O evento para tratar sobre a política nacional de segurança de barragens foi proposto pelo senador Elmano Férrer (Podemos).

Barragens II

“Este ano tivemos problema na barragem do Bezerro, em 2009 em Algodões e em 2015 em Mariana (MG). Na ANA tem mais de 24 mil barragens cadastradas. É construída uma barragem, investido milhões, e não se faz monitoramento, acompanhamento. As barragens precisam de manutenção, não há um programa de monitoramento”, alertou o senador Elmano Férrer.

Homenagem

O deputado Francisco Limma (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, homenageou os 25 anos de criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Piaui (Fapepi) com uma sessão solene na Assembleia Legislativa. Autoridades do setor de ciência e tecnologia estiveram presentes na solenidade, realizada nessa segunda-feira (3). A Fapepi foi criada para estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI) está na final do Prêmio Innovare 2018, com um projeto de prevenção ao desvio de recursos públicos na educação. Em sua 15ª edição, o prêmio contempla ações de combate à corrupção e conta com 12 finalistas em seis categorias. Os vencedores serão conhecidos e premiados em solenidade em Brasília, no próximo dia 6 de dezembro. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, e o ex-procurador-geral do MPC Plínio Valente, que inscreveu o projeto, já foram convidados pela organização do Innovare para a solenidade de premiação. O MPC está na final com o projeto “Construindo Gestores do Futuro: Estratégias de prevenção contra o desvio de recursos públicos destinados à Educação”, que monitora a aplicação dos recursos de precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) pelas prefeituras piauienses. 

Mais sobre: