Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inadimplência em alta

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

10/12/2018 19:00

Inadimplência em alta

O encerramento do ano se aproxima e a inadimplência do consumidor segue em patamares recordes. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que o volume de consumidores com contas em atraso e registrados em listas de inadimplentes cresceu 6,03% no último mês de novembro na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se do crescimento mais acentuado para os meses de novembro desde 2011, quando a alta observada fora de 8,10%. Nos demais anos as altas haviam sido de 0,2% em 2017; 0,7% em 2016; 4,4% em 2015; 3,4% em 2014; 4,0% em 2013 e 3,9% em 2012. Na variação mensal, isto é, na passagem de outubro para novembro, sem ajuste sazonal, também houve uma aceleração no volume de atrasos, com crescimento de 1,9% no período. O país encerrou novembro com aproximadamente 63,1 milhões de brasileiros com o CPF negativado em virtude de atrasos no pagamento de contas. Isso faz com que todo esse contingente de consumidores enfrente dificuldades para obter crédito, seja por meio de financiamentos e empréstimos em instituições financeiras ou compras a prazo no comércio, por exemplo.

Foi divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10) a portaria do Ministério da Saúde que liberou R$ 6 milhões para o Hospital Infantil Lucídio Portella. A situação do hospital, que precisa de reformas urgentes, foi levada ao ministro Gilberto Occhi pela deputada federal Iracema Portella e senador Ciro Nogueira, ambos do Progressistas.

Transporte irregular

Após receber denúncias, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina identificou algumas irregularidades em veículos que realizam o transporte escolar no município. Segundo a entidade sindical, vários veículos encontram-se em péssimo estado de conservação, sem a mínima garantia de segurança para os estudantes. O Sindserm afirma, ainda, que há carros utilizados no transporte escolar com placas de outras cidades e com ano de fabricação de 1992, ou seja, com 26 anos.

Incoerência

Segundo o Sindserm, a situação mostra que a Prefeitura de Teresina é extremamente contraditória, pois, no projeto de lei enviado para regulamentar o transporte particular de passageiros por aplicativos, exige que os veículos tenham, no máximo, seis anos. 

Investigação

A entidade sindical afirma que acompanhará, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o contrato realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as empresas encarregadas do transporte de crianças e adolescentes para as unidades de ensino.

De quem é a culpa?

A morte de uma mulher no conjunto residencial Torquato Neto, arrastada por uma enxurrada que se formou com as fortes chuvas da noite do domingo (9), fez com que a Prefeitura de Teresina se apressasse em divulgar uma nota por meio da qual o prefeito Firmino Filho (PSDB) lamentou o falecimento de Carla Daniela Moraes Rodrigues, de 32 anos, que deixou cinco filhos, incluindo um bebê de três meses. O gestor afirma que o "grave problema de drenagem da cidade foi criado artificialmente por erro de projeto e por falta de responsabilidade técnica", e destaca que o problema se agravou com a construção de conjuntos do programa "Minha Casa, Minha Vida", financiados pela Caixa Econômica Federal. 

Workshop

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) promove nesta quarta-feira (12) o I Workshop de Responsabilidade Técnica no Sistema CFMV/CRMV-PI. O encontro será realizado das 8 às 17h30, no auditório do Colégio Agrícola (UFPI), e contará com a participação de membros do Conselho Federal, que em janeiro, lança o Manual Único de Responsabilidade Técnica, elemento norteador do exercício da profissão de veterinários e zootecnistas. As inscrições estão abertas no site do CRMV-PI.

Direitos humanos 

Muito criativa a ideia da Rede Globo de colocar seus âncoras para ler alguns dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos após algumas reportagens que mostraram casos de flagrantes desrespeitos às orientações deste que é um dos mais importantes documentos da civilização humana. Em tempos sombrios, é importante que a imprensa esclareça que os direitos humanos são para todos, não apenas para "bandidos", como muitas pessoas têm afirmado - por má-fé ou por pura ignorância.

Mais sobre: