Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Greve na enfermagem

Leia a coluna Roda Viva desta segunda-feira.

24/03/2019 16:35

Greve na enfermagem

Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham em hospitais do estado podem iniciar uma greve ainda este mês. A categoria volta a se reunir em assembleia geral na próxima quinta-feira para tomar uma decisão a respeito, isto porque o governo pediu um prazo até a próxima quarta para apresentar uma proposta à categoria, que alega ter sofrido perdas salariais de 37% nos últimos seis anos. Além de reajuste, os profissionais reivindicam ainda o pagamento de gratificações, promoções e progressões, entre outras demandas. "Estamos buscando entendimento com o governo, mas se não tivermos um retorno positivo vamos exercer nosso direito de greve”, alerta Martina Silva, diretora de comunicação do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi).

Foto: Folha de Parnaíba

O prefeito Caburé, de Caraúbas do Piauí, cometeu uma gafe daquelas durante uma entrevista ao vivo a um jornalista que fazia a cobertura de um evento realizado pela prefeitura da cidade. Sem saber que estava falando ao público numa transmissão ao vivo, o prefeito disse, ao final da entrevista: "depois vou lhe dar um negocinho pra você tomar uma cervejinha, viu? Vou caçar uma maneira de lhe dar aqui pra o povo não ver". O jornalista, coitado, ficou sem graça. 

Justiça Itinerante 

O Parque Lagoas do Norte recebe durante a próxima semana o ônibus da Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça do Piauí que levará diversos serviços, como orientação jurídica e expedição de documentos, gratuitamente para a população da região. O atendimento será disponível de segunda (25) a sexta-feira (29), das 8 às 17 horas. Entre os serviços oferecidos estão: agendamentos para alistamento militar, emissão de carteira de trabalho e bolsa família; informações sobre aposentadoria e benefícios e atendimento do Procon itinerante; homologação de casamento civil, reconhecimento de paternidade/exame de DNA; retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; divórcio consensual; homologação de acordo de pensão alimentícia; restauração de assento de nascimento; reconhecimento e dissolução de união estável; suprimento/justificação de óbito; dentre outras medidas de natureza consensual.

Linha de crédito

As micro e pequenas empresas brasileiras terão acesso a uma nova linha de financiamento, mais simples e ágil, criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Anunciada na última sexta-feira, 22, a BNDES Crédito Pequenas Empresas foi criada, segundo o banco de fomento, para atender as demandas do setor, tendo como foco a geração de empregos e a ampliação da concessão de crédito para empresas de menor porte, responsáveis por mais de 50% dos postos de trabalho formais no país. 

Apoio ao segmento

O BNDES afirma que segue apoiando fortemente o segmento das micro e pequenas empresas. Em 2018, foram R$ 14,7 bilhões em desembolsos, num total de 242.400 operações (79% do total). O percentual de clientes com faturamento até R$ 4,8 milhões correspondeu a 90% dos clientes do Banco no período, alcançando 4.581 municípios (82% do Brasil). 

Administradores

Com o objetivo de esclarecer às entidades de saúde sobre o funcionamento das negociações com os sindicatos laborais, política salarial e pagamento das contribuições sindicais laborais pelas entidades de saúde, o Sindicato dos Hospitais e Clinicas (Sindhospi) realizará no dia 26 de março o I Encontro de Administradores das Empresas de Saúde no Auditório do Hospital Francisco Vilar, a partir das 18 horas.

Mais sobre: