Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fretes mais caros

É necessário que o Governo haja com prudência, para que não tome medidas que sobrecarreguem ainda mais o bolso dos brasileiros.

07/06/2018 18:57

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) alertou que o estabelecimento de uma tabela com preços mínimos para o transporte de cargas provocará "prejuízos extremamente danosos para uma economia já fragilizada" e para a população brasileira. Segundo a entidade, a medida estabelecida pelo Governo Federal e regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já impacta todos os setores da indústria e terá efeitos imediatos no bolso dos consumidores, uma vez que o preço dos fretes "aumentou substancialmente". Como exemplo, a CNI cita que o transporte de arroz pelas rodovias do país terá aumento de 35% a 50% no mercado interno e de 100% para exportações. Na indústria de aves e suínos, o impacto do tabelamento sobre o custo do transporte foi calculado em 63%. O frete de rações para alimentar os animais tende a aumentar 83%. No setor de papel e celulose, a alta do preço para transportar os produtos será de 30%. "O aumento do frete nestes e nos demais setores, certamente, deixará as mercadorias mais caras, penalizando ainda mais a população", avalia a CNI. Enquanto isso, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse esta semana que a nova tabela está "fora de qualquer padrão". Em contrapartida, os caminhoneiros se queixam que os valores dos fretes estavam extremamente defasados e precisavam de uma atualização. Diante deste conflito de posições, é necessário que o Governo haja com prudência, para que não tome medidas que sobrecarreguem ainda mais o bolso dos brasileiros, mas, paralelamente, assegure a valorização do trabalho dessa categoria tão importante. 

Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí reuniram-se na manhã de ontem com vereadores que compõem a mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina para discutir a paralisação dos médicos servidores do município. O presidente do Simepi, Samuel Rêgo, avalia que o encontro reforçou a luta da categoria. “Os gestores responsáveis pela saúde municipal não se mostraram sensíveis às reivindicações da categoria e o reforço dos vereadores nos anima para solucionar esse impasse junto a Prefeitura de Teresina”, destacou Samuel Rêgo.


Dudu x Silvio

"O que nós estamos tentando propor nesta Casa ao nobre secretário Silvio Mendes é que ele abra o diálogo. Que ninguém está acima nem do bem nem do mal nem da lei. Infelizmente, não existe uma legislação neste país que obrigue o gestor a abrir o diálogo. Por isso que sempre se vai pra greve. E se tem uma marca na gestão do secretário Silvio Mendes, é a marca do autoritarismo, é a marca da arrogância. é a marca da falta de diálogo" - o vereador Edilberto Borges Dudu (PT), ao tratar sobre a paralisação dos médicos, durante sessão na Câmara Municipal realizada ontem.

A greve e o PIB

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a recuperação econômica brasileira estava acontecendo de forma gradual, mas com os reflexos da greve as projeções para o desempenho do PIB deste ano caíram de 3% para 2%. De fato, apesar de legítimo, o movimento causou enormes prejuízos ao país. Mas é importante que a população fique atenta, porque é possível que o Governo use a greve como bode expiatório para justificar erros na condução da política econômica. 

Licitação da ANP

A Petrobras adquiriu, em parceria com outras companhias, três blocos offshore na 4ª Rodada de Licitação no regime de Partilha de Produção, realizada nesta quinta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sendo operadora em todos os blocos. No regime de partilha de produção, o consórcio entrega ao governo um percentual denominado “excedente em óleo lucro para a União”, que se aplica sobre a receita descontada dos custos de produção e dos royalties.

O vereador R. Silva (PP) afirmou que o Governo do Estado está realizando uma manobra para enganar os policiais militares e bombeiros militares piauienses, ao condicionar o pagamento do reajuste salarial das categorias à retirada do estado do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Nós não temos nenhuma garantia, nenhuma certeza, de que esse pequeno aumento vai ser implantado na folha de pagamento dos policiais militares este ano. Então, no popular nós podemos dizer que é uma casca de banana que foi colocada neste projeto. Porque não há data definida para ser implantado 

Mais sobre: