Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fiscalizar nunca é demais

Embora possa representar um duro golpe em Firmino Filho, que tem o Inthegra como a "menina dos olhos" de sua gestão, vale ressaltar que a realização de uma auditoria no sistema não deve ser considerada ruim.

10/05/2018 19:11

Fiscalizar nunca é demais

Nesta quinta-feira, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu autorizar a realização de uma auditoria no Sistema Inthegra, bem como na licitação realizada pela Prefeitura para concessão do serviço de transporte público na capital. A relatora do processo foi a conselheira Lílian Martins, ex-deputada estadual e esposa do ex-governador Wilson Martins (PSB). Seu voto, favorável à auditoria, foi seguido por todos os conselheiros. Embora possa representar um duro golpe em Firmino Filho, que tem o Inthegra como a "menina dos olhos" de sua gestão, vale ressaltar que a realização de uma auditoria no sistema não deve ser considerada ruim. Pelo contrário. A fiscalização dos investimentos e gastos públicos nunca é demais. E como quem não deve não teme... a princípio, supõe-se que o prefeito tucano não tem com o que se preocupar.


Moura Alves/ O DIA

"Isso mostra que há indícios que precisam ser analisados. O sistema, como um todo, está causando muitos transtornos para Teresina [...] Eu já tinha tentado aprovar uma CPI, por ser um instrumento próprio do Legislativo e que iria trazer luz sobre toda essa questão, mas como não a Câmara negou, eu procurei o TCE. E fico feliz porque o tribunal, agora, vai fazer uma auditoria especializada, e vamos acompanhar o passo-a-passo dessa auditoria. E temos certeza de que agora vão vir à tona alguns pontos que estão obscuros e que têm causado transtornos aos teresinenses", comentou o vereador Edilberto Borges Dudu (PT), ao ser informado pela reportagem do Portal O DIA sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado de autorizar uma auditoria na licitação do transporte público da capital e no próprio Sistema Inthegra.

Não notificado

Quem também tomou conhecimento acerca da decisão do TCE-PI através d'O DIA foi o próprio superintendente da Strans, Carlos Daniel Júnior, que disse ainda não ter recebido a notificação até o início da noite desta quinta-feira. Ele adiantou que só vai se manifestar a respeito da questão assim que for notificado.

'Intriga da oposição'

Por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, o Governo do Estado comemorou a decisão do Tribunal de Contas da União de autorizar a Caixa Econômica Federal a liberar a segunda parcela do empréstimo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 300 milhões, bem como outro empréstimo, no valor de R$ 315 milhões, também no âmbito do Finisa. O Governo classifica como "intriga da oposição" as sucessivas críticas que tem recebido de alguns políticos pela tomada dos empréstimos. 

Conferência

Os deputados Marden Menezes, Severo Eulálio, Robert Rios, Nerinho, Pastor Gessivaldo e Juliana Moraes Souza participam da XXII Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em Gramado, RS, que teve início na quarta-feira (09) e segue até esta sexta-feira (11). O evento marca a sucessão do atual presidente da UNALE, o deputado piauiense Luciano Nunes, que conclui o seu mandato à frente da entidade. A Conferência reúne deputados estaduais de todo o Brasil, para a discussão de temas atuais de interesse nacional.

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse, nesta quinta-feira (10/5),  que o acesso das mulheres ao conhecimento é estratégico no combate à desigualdade entre os gêneros. Em evento do Google de capacitação de mulheres para o mundo digital, em Brasília, a ministra afirmou que oportunidades de aprendizado têm potencial para transformar o destino das pessoas.

Mais sobre: