Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

E o 13º? O Mourão comeu!

Leia a coluna Esplanada desta sexta-feira.

28/09/2018 10:44

E o 13º? O Mourão comeu!

O general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice na chapa do deputado Jair Bolsonaro (PSL), fez na última quarta-feira (26) mais uma  de suas declarações absurdas, daquelas que servem como um alerta dos tempos sombrios que estão por vir, caso o candidato que lidera as pesquisas seja, de fato, eleito. Mourão declarou, sem o menor pudor, que o 13º salário é uma "mochila nas costas dos empresários" e "uma visão social com o chapéu dos outros". "Jabuticabas brasileiras. Décimo terceiro salário. Se a gente arrecada 12, como pagamos 13? É complicado. É o único lugar em que a pessoa entra em férias e ganha mais. Coisas nossas, legislação que está aí. É sempre a visão dita social com o chapéu dos outros, não com o chapéu do governo", declarou Mourão, durante uma palestra no Clube dos Diretores Logistas de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Infelizmente, mesmo defendendo o corte de direitos trabalhistas históricos, a mudança na Constituição aos moldes de uma ditadura, dentre outras medidas absolutamente insanas, a "coligação da bala" segue na casa dos 20% em todas as pesquisas de intenções de voto. E o mais curioso é que, entre seus milhões de eleitores, há uma multidão de assalariados, que recebem (e amam receber) o 13º salário ao final de cada ano. Vai entender!

O médico sanitarista Eduardo Jorge (PV), candidato a vice-presidente de Marina Silva (Rede), observou a semelhança entre a presidenciável e a candidata a deputada federal irmã Graça (Rede), que mantém na zona sul o projeto social Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino (Cincacre), que atende centenas de crianças carentes. Segundo Eduardo, Graça representa a força da mulher nordestina e Marina representa a força da mulher do norte. Segundo ele, duas regiões que podem ser decisivas para a vitória da ex-ministra do Meio Ambiente nas eleições deste ano.

Briga de gigantes

Debate promovido nesta quarta-feira (26) por uma rede de comunicação local foi considerado morno, pelo menos até os últimos 40 minutos das quase 3 horas de duração. O candidato Marcelo Castro (MDB) colocou fogo no debate e chamou para si a responsabilidade de esquentar o programa na televisão. No final das contas o debate ficou polarizado entre ele e seu principal concorrente a segunda vaga no Senado pelo Piauí, Wilson Martins (PSB). Há quem diga que Castro levou a melhor, ajudado por outros candidatos a nocautear o chamado “trator”.

Elizeu fortalecido

O ex-deputado Elizeu Aguiar (PSL) é um dos postulantes ao Senado que sairá mais fortalecido eleitoralmente após o pleito deste ano, mesmo se não conquistar uma das duas vagas em disputa. Em boa parte das pesquisas de intenções de voto Elizeu é o nome que lidera o segundo pelotão de candidatos, ficando atrás apenas de nomes que já estão exercendo mandato eletivo, do ex-governador do PSB e de um cantor de forró. 

Depois de romper com a atual presidência da OAB Piauí, o advogado Chico Couto aparece nas pesquisas eleitorais como o candidato da oposição com mais chances de crescer até o final da campanha. Nos últimos três meses Chico Couto teve um crescimento de quase 100% nas intenções de votos aferidas em todo o estado, e ostenta baixo índice de rejeição. "Esse crescimento se deve ao trabalho realizado junto à advocacia nacional", avalia o advogado, que está à frente da chapa "Juntos Vamos Fazer Mais".

Mais sobre: