Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desastre de Mariana

Os acertos preveem a alteração dos chamados "œórgãos de governança", entre eles o conselho da Fundação Renova e o Comitê Interfederativo, além de adotar outras medidas.

08/08/2018 20:04

Desastre de Mariana

A Justiça Federal em Minas Gerais homologou acordos entre a mineradora Samarco e órgãos públicos no sentido de atenuar os danos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana (MG). Os acertos preveem a alteração dos chamados “órgãos de governança”, entre eles o conselho da Fundação Renova e o Comitê Interfederativo, além de adotar outras medidas. O rompimento da barragem de Fundão ocorreu em novembro de 2015. O grande deslizamento de rejeitos deixou 19 mortos e 225 famílias sem casas. Além das mortes e prejuízos às famílias em Mariana, a tragédia causou grave impacto ao meio ambiente no Vale do Rio Doce, afetando grandes regiões dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Agora, a Justiça, o Ministério Público e os órgãos de defesa ambiental precisam ficar atentos para verificar se os termos do acordo serão rigorosamente cumpridos.

O ex-deputado Elizeu Aguiar, candidato ao Senado Federal, tem defendido que o Congresso Nacional aprove uma lei que crie um piso salarial para os policiais militares de todo o país, tendo como base a remuneração paga hoje aos PMs do Distrito Federal. Segundo Elizeu, isso permitiria acabar com a "gritante" falta de isonomia que atualmente é observada nas remunerações dos policiais de distintas unidades federativas. "Nós temos hoje grandes distorções salariais. Basta atravessar o rio Parnaíba. No Maranhão o policial militar já ganha muito melhor que o policial militar do Piauí. Isso sem falar nas viaturas, que estão sendo empurradas pelos PMs, por falta de combustível. Ao não valorizar a categoria, o governo faz com que esses profissionais tão importantes para a nossa segurança sejam forçados a buscar uma renda extra, fazendo bicos e colocando suas vidas em risco", afirma Elizeu Aguiar, que é do PSL, mesmo partido do presidenciável Jair Bolsonaro, capitão do Exército.

Fora do ninho!

O deputado Dr. Pessoa (SD), candidato ao Governo, gerou uma importante baixa para outro aspirante a governador pela oposição, o também deputado Luciano Nunes (PSDB). O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (PSDB) abandonou o ninho tucano para apoiar a candidatura de Pessoa, e será nada mais nada menos que o coordenador da sua campanha. 

Oposição pra quê?

Esta não é a primeira vez que Jeová decepciona seus correligionários. Em novembro do ano passado, o presidente do Legislativo municipal conseguiu, com o aval de boa parte dos vereadores, antecipar em mais de um ano a eleição para escolha dos integrantes da mesa diretora da Casa, contrariando a vontade do prefeito Firmino Filho (PSDB), que estava na Espanha. Jeová foi reeleito e, ao retornar da Europa, Firmino realizou uma minirreforma em seu secretariado, exonerando dois aliados do deputado Themístocles Filho (MDB), que teria sido o principal maquinador da manobra feita por Jeová.

Sempre juntos

O apoio de Jeová à campanha de Pessoa demonstra que sua aliança com o presidente da Assembleia Legislativa continua firme e forte. Os dois estarão no mesmo palanque nestas eleições, já que, contrariado com o governador Wellington Dias (PT), Themístocles também seguirá com Pessoa.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) fará o lançamento da campanha do aniversário de 166 anos de Teresina nesta quinta-feira (9). Será num cinema da capital, a partir das 10 horas. Certamente o tucano será questionado sobre o que achou da atitude do colega de sigla, Jeová Alencar.

Mais sobre: