Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Democracia sob ameaça nas escolas

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

18/10/2018 09:00

Democracia sob ameaça nas escolas

Deve ocorrer nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal, a segunda votação do projeto de lei nº 163/2018, que propõe alterações na legislação sobre o processo de eleição para diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A proposta é vista pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) como "um ataque brutal à democracia". A entidade sindical lembra que os diretores das escolas municipais são eleitos pela comunidade escolar desde a década de 1980, e o projeto, de autoria da Prefeitura Municipal de Teresina, já foi aprovado em primeira votação pelos vereadores. O Sindserm suspeita que a intenção é fazer com que as direções nas unidades de ensino sejam ocupadas por nomeação direta, feita pelo titular da Secretaria Municipal de Educação, que atualmente Kleber Montezuma. O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (PSDB), e alguns vereadores também se manifestaram contra o projeto. O presidente do Sindserm, Sinésio Soares, considera que o projeto de lei "é um passo inicial para acabar com a democracia nas escolas e, futuramente, transformar cargos, que hoje são eletivos, em moeda eleitoral". 

"As eleições não foram satisfatórias para a oposição. Nós só elegemos dois deputados federais e quatro estaduais. Então, foi um desastre e isso está relacionado a intervenção do estado na sociedade. São eleições em que o poder público tem uma influência muito grande, aqui é uma economia muito pobre e a influência do estado é grande. A outra influência foi do presidente Lula. O mito Lula é uma coisa sagrada aqui no Piauí" - o deputado federal Átila Lira (PSB), que foi reeleito no pleito deste ano.

Imortais

A Academia Piauiense de Letras inscreve até o próximo dia 30 de outubro os candidatos interessados em ocuparem as três cadeiras deixadas pelos imortais Paulo de Tarso Mello e Freitas, Herculano Moraes da Silva Filho e Raimundo Nonato Monteiro de Santana. Podem concorrer, segundo o edital que rege o processo eleitoral, escritores piauienses ou com mais de 10 anos morando no Estado, e que tenham escrito pelo menos um livro. Com o novo pleito, serão ocupadas as cadeiras 18, 24 e 32. As inscrições devem ser feitas na sede da Academia, localizada na avenida Miguel Rosa, 3300, centro-sul.

Asfalto

A Prefeitura de Teresina iniciou esta semana a fresagem para efetuar o recapeamento asfáltico de 2,1 km da Avenida Duque de Caxias, zona norte, no trecho entre o balão da Coca-Cola e a Avenida Freitas Neto, no bairro Mocambinho.  A obra conta com um investimento de R$ 565 mil, com recursos provenientes de um convênio estabelecido entre o poder municipal e o Ministério das Cidades.

Educação Conectada

Teresina já tem Educação Conectada, programa voltado a levar mais tecnologia para a sala de aula. O sucesso do programa foi tamanho que Teresina é uma das quatro cidades que irá apresentar as boas práticas referentes à implementação do programa durante o III Seminário para Educação Conectada, que acontecerá em  Fortaleza (CE), nos dias 30 e 31 de outubro. A apresentação será feita por Esdras Gomes, coordenador do Educação Conectada no Piauí pela Undime-PI (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), e por articuladores locais.

Mais sobre: