Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cultura da paz

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

17/01/2019 08:36

Cultura da paz

Em contraponto ao decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que facilita a posse de armas de fogo, o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PCdoB - MA) afirmou que prefere o caminho escolhido pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). “Ao invés de liberar armas para todo mundo, a prioridade é desarmar os bandidos”, destaca o parlamentar do estado vizinho. Rubens Júnior refere-se a uma medida provisória assinada em 2016 por Dino, que premia policiais civis e militares que realizarem a apreensão de armas de fogo. A iniciativa faz parte do programa "Pacto Pela Paz", do governo maranhense, que tem como objetivo a difusão de práticas para a redução da violência e a afirmação de uma cultura de respeito às leis e aos direitos humanos. No Piauí, o bônus para os policiais civis e militares que apreenderem armas também foi autorizado pelo governo desde 2015, mas os policiais denunciam que desde setembro de 2016 o benefício não está sendo pago por Wellington Dias (PT).

O senador Elmano Férrer (Podemos) esteve no almoço com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, a convite do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Elmano defendeu a importância da integração regional da América Latina, por meio do Mercosul, e do fortalecimento na relação com o país vizinho. 

Videomonitoramento 

A Guarda Municipal de Teresina vai atuar em conjunto com a Polícia Militar no sistema de videomonitoramento do Parque Lagoas do Norte, retomado nesta quarta-feira (16). A ação faz parte do Projeto Piauí Conectado, iniciativa conjunta da Prefeitura de Teresina e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.

Corso eclético

A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) informou que vai montar uma série de palcos musicais para o Corso de Zé Pereira 2019. Durante todo o evento, bandas e DJs locais estarão animando o público presente na Avenida Raul Lopes. Os palcos serão temáticos, de acordo com os gêneros musicais mais ouvidos no período carnavalesco. Segundo Paulo Dantas, gerente de Promoção Cultural da FMC, a ideia é contemplar todas as gerações. "Pensando em atrair todas as idades e respeitando os gostos musicais, teremos nesta edição palcos de axé, frevo, samba, funk e eletrônico", afirma.

PIS/Pasep

Começa nesta quinta-feira (17) o pagamento do sétimo lote do abono salarial PIS/Pasep 2018-2019, ano-base 2017. Podem receber o benefício os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro e os servidores públicos com final de inscrição 5. A estimativa da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, é que mais de R$ 2,8 bilhões sejam pagos a aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores. Os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-726 02 07. 

Convite recusado

A Petrobras informou que recebeu carta de renúncia de John Milne Albuquerque Forman à sua indicação, pelo acionista controlador, para membro do Conselho de Administração da companhia, conforme divulgado em Comunicado ao Mercado de 14 de janeiro de 2019. Forman agradeceu o convite para participar do Conselho de Administração e informou que as razões para tal decisão são de ordem pessoal, visando evitar qualquer tipo de constrangimento ou problema para a companhia, considerando as notícias veiculadas na imprensa, desde a sua indicação, sobre condenação em processo na CVM, que se encontra atualmente em discussão no judiciário.

O deputado João Madison (MDB) disse nesta quarta-feira que está organizando um abaixo-assinado dos servidores da Assembleia Legislativa do Piauí para manifestar que eles apoiam a permanência de Themístocles Filho (MDB) na Presidência da Casa. A ideia, contudo, não foi muito bem digerida por vários servidores. E com razão. Afinal, caso o adversário do emedebista vença, o documento pode facilitar uma "caça às bruxas", culminando com a exoneração dos comissionados que declararam a torcida para Themístocles. Além disso, muitos consideraram a ideia de Madison sem utilidade, já que os servidores não votam tampouco têm qualquer influência sobre os votos dos parlamentares. 

Mais sobre: