Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Consumidor pessimista

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

23/10/2018 09:55

Consumidor pessimista

Os reflexos da crise econômica e as incertezas do processo eleitoral sobre as medidas que o novo presidente deverá adotar para a economia voltar a crescer têm impactado o humor do consumidor brasileiro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Confiança do Consumidor não apresentou evolução na passagem de agosto para setembro, período marcado pela campanha política no rádio e na TV. O índice ficou em apenas 41,9 pontos em setembro contra 42,4 pontos em agosto. A escala do indicador varia de zero a 100 - quanto maior o número, mais confiantes estão os consumidores. O Indicador de Confiança é composto por dois componentes: o Subindicador de Percepção do Cenário Atual - que ficou em apenas 29,6 pontos – e o Subindicador de Expectativas, que alcançou 54,2 pontos. De acordo com o levantamento, 82% dos brasileiros avaliam de forma negativa as condições da economia no atual momento, percentual que não apresentou alteração frente ao mesmo mês do ano passado, quando estava em 81% do total de entrevistados.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins (à direita, sentado), abriu oficialmente, nesta segunda-feira (22), os trabalhos de inspeção no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Ele afirmou que o procedimento, acima de tudo, tem a finalidade de contribuir para o aprimoramento da prestação dos serviços jurisdicionais disponibilizados à população, possibilitando que a Corregedoria Nacional de Justiça obtenha informações in loco acerca do funcionamento do Poder Judiciário estadual. “O procedimento é ordinário e de rotina, uma vez que a busca pela melhoria na prestação dos serviços oferecidos ao cidadão é uma meta que continuamente deve ser perseguida por todos os gestores do Poder Judiciário”, disse Martins.

São Marcos pede socorro

A direção do Hospital São Marcos pediu ajuda à bancada federal do Piauí para continuar oferecendo tratamento de câncer pelo SUS no estado. Não é de hoje que o hospital enfrenta esses problemas e ontem convocou uma reunião com parlamentares para pedir socorro. Participaram do encontro Marcelo Castro (MDB), Átila Lira (PSB), Fábio Abreu (PTB), Assis Carvalho (PT), Flávio Nogueira (PDT) e Margarete Coelho (PP), além da senadora Regina Sousa (PT). Eles se comprometeram a destinar recursos para o custeio do hospital.

Parque solar

A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, Enel Green Power Brasil Participações Ltda. (EGPB), iniciou a construção do parque solar São Gonçalo, de 475 MW, em São Gonçalo do Gurguéia, no Estado do Piauí. São Gonçalo é a maior planta solar fotovoltaica atualmente em construção na América do Sul e deve entrar em operação em 2020. O Grupo Enel vai investir cerca de R$ 1,4 bilhão na construção da planta solar, o equivalente a aproximadamente 390 milhões de dólares. 

1.200 GWh por ano

Quando estiver em plena operação, a planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano e evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Da capacidade instalada total de 475 MW, 388 MW foram conquistados pelo Grupo Enel no leilão brasileiro A-4, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos, para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado. Os 87 MW restantes vão gerar energia para o mercado livre. 

A um mês para a votação que vai eleger o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí (OAB-PI), a disputa promete ser uma das mais acirradas da história do estado. Ao menos quatro pré-candidatos já mostraram intenção de concorrer à presidência. Resta saber se vão continuar no páreo após esta quarta-feira (24) - prazo final para registro das chapas. Quem largou na frente e já é apontado como amplo favorito é o atual vice-presidente, Lucas Villa, que conta com o apoio do presidente Chico Lucas e da maioria da Jovem Advocacia.

Mais sobre: