Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Consumidor ainda pessimista

Leia a coluna Roda Viva desta sexta-feira.

18/01/2019 09:44

Consumidor ainda pessimista

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que, no último mês de dezembro, o Indicador de Confiança do Consumidor alcançou 45,8 pontos, frente a 40,9 observados no mesmo período de 2017. O avanço foi de 12% na comparação anual. Apesar do crescimento expressivo, o índice mostra que a maioria ainda está pessimista. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que resultados acima de 50 pontos, mostram uma percepção mais otimista do consumidor. Na avaliação do atual cenário econômico e da própria vida financeira, a percepção dos entrevistados permanece ruim. Em cada dez brasileiros, sete (72%) enxergam o momento da economia de forma negativa — apesar de elevado, esse é o menor percentual desde o início da série histórica, em janeiro de 2017. As principais razões apontadas são desemprego elevado (63%), aumento dos preços (59%), alta na taxa de juros (38%), desvalorização do real frente ao dólar (25%) e menor poder de compra do consumidor (22%). Para 25%, o quadro econômico é regular e apenas 2% consideram bom.

"Quem está bastante articulado aqui em Brasília é o Fábio Sérvio. Do estado do Piauí, a pessoa que tem mais força no governo Bolsonaro é o Fábio. Ele conseguiu criar um círculo de amizades muito forte. Está tendo uma penetração muito grande no governo, tem tido acesso a vários ministérios e, principalmente, aos generais" - a médica Adriana Sousa, confirmando que o empresário deve seguir como cacique do partido no estado. Adriana é amiga do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e foi uma das principais apoiadoras de Jair Bolsonaro (PSL) no Piauí durante as eleições.

Cargos federais

De acordo com Adriana, deve ocorrer ainda este mês a definição dos nomes que assumirão os cargos federais no Piauí. Ela garante que "oportunistas" não terão espaço. "Eu serei a primeira pessoa a contestar, se surgir algum nome oportunista", avisa a médica.

Avaliação

"A dinâmica do governo Bolsonaro nessas primeiras semanas tem demonstrado total coerência com o que foi defendido durante a campanha. É claro que só são apenas 17 dias, muitas coisas ainda precisam ser ajustadas, mas eu acredito que em pouco tempo a gente vai começar a sentir os reflexos das medidas que estão sendo tomadas pelo presidente", opina Adriana Sousa, sobre o início do novo governo.

No vermelho

Ainda sobre o levantamento divulgado pela CNDL e pelo SPC Brasil (veja abertura da coluna), os dados apontam que 40% dos brasileiros avaliam sua situação como negativa, enquanto 47% classificam como regular e somente 12% como boa. Para quem compartilha da visão negativa, o alto custo de vida é a razão mais citada, por mais da metade (55%) desses entrevistados. O desemprego aparece segundo lugar (40%), ao passo que 24% culpam a queda da renda familiar.

Em pleito realizado esta semana, o major Diego Melo, da Polícia Militar do Piauí, foi eleito o novo presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado, tendo recebido a ampla maioria dos votos. O ex-presidente da Amepi, tenente-coronel Carlos Pinho, parabenizou o novo presidente e toda a diretoria eleita. “Vamos trabalhar para que a Amepi avance na legalidade, na moralidade e na luta em defesa da categoria”, afirmou Diego após o resultado da votação. Nas eleições de 2018, major Diego concorreu a uma vaga na Câmara Federal, destacando-se como um dos principais defensores do então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Piauí, juntamente com o empresário Fábio Sérvio, presidente do diretório estadual do PSL, que disputou o Governo.

Mais sobre: