Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com o que se preocupam os brasileiros?

Leia a coluna Roda Viva desta sexta-feira.

11/01/2019 15:37

Com o que se preocupam os brasileiros?

Uma sondagem realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o cidadão brasileiro está, majoritariamente, otimista com o novo governo, mas elege uma série de problemas que merecem atenção das autoridades. Na avaliação dos entrevistados, a deficiência na saúde pública (54%), o aumento da  criminalidade e da violência (52%) e o desemprego (47%) deverão  ser os principais problemas a serem enfrentados pelo novo presidente da República. O ranking de preocupações é seguido pela insatisfação com a educação (43%), combate à corrupção (42%),  assim como a atual crise econômica (29%). Tratado por especialistas em finanças públicas como um assunto fundamental para  recolocar o país na rota do crescimento econômico, o ajuste fiscal  nos gastos do governo ficou apenas na nona colocação na lista  de prioridades, na opinião dos brasileiros, com 20% de citações.  Os temas menos mencionados pela população como um problema a ser resolvido foram a preservação do meio ambiente (6%), a  questão da mobilidade urbana (5%) e a poluição (5%). Ao ameaçar  retirar o Brasil do Acordo de Paris, que rege medidas de redução  de emissão de gases do efeito estufa, o novo governo já deu sinais de que a questão ambiental será colocada à margem pelos  próximos quatro anos, e o país corre o risco, inclusive, de retroceder nessa área. É essencial, portanto, que os brasileiros passem a exigir ações sustentáveis do governo Bolsonaro. Caso contrário, dentro de alguns anos todos os outros problemas citados na pesquisa se tornarão menores diante da devastação ambiental que testemunharemos.

"Em todo o país, no Poder Executivo, no Poder Legislativo, no Poder Judiciário e no Ministério Público sempre há alternância [no comando das instituições]. E eu tenho mantido essa posição de defender a alternância na Assembleia desde 2014, quando votei no deputado Fábio Novo [para a presidência da Alepi]" - o deputado Hélio Isaías (Progressistas), ao chegar à sede da APPM nesta quinta-feira, para participar da solenidade de posse da nova diretoria.

Amizade antiga 

Isaías aproveitou a oportunidade para lembrar que é um amigo de longa data do governador Wellington Dias (PT). Muitos dos  apoiadores de Hélio acreditam que esta será a carta na manga que garantirá sua vitória sobre o atual presidente, Themístocles Filho (MDB). Custo Brasil Mesmo com a queda do dólar na última semana, comprar um  iPhone ou um iPad no Brasil pode significar um gasto até duas  vezes maior do que adquirir os produtos da Apple diretamente  dos EUA, segundo levantamento feito em 20 países pelo banco  BTG. 

77% mais caro

Ainda segundo a pesquisa, o brasileiro paga cerca de US$  1.921 a mais que um americano por um iPhone XS, por  exemplo. O que significa que o aparelho top de linha da Apple  é 77% no Brasil, em relação aos Estados Unidos. Na média dos  países avaliados, os preços são 20% superiores aos cobrados  nos EUA no caso do iPhone, e 13% maiores para o iPad.

"O presidente Themístocles já deu provas de que consegue dirigir os rumos da Assembleia Legislativa nos momentos de maior truculência. E os anos de 2019 e de 2020 serão fundamentais, porque apreciaremos questões importantes, como as reformas previdenciária e administrativa, bem como o ajuste fiscal. E somente um presidente com pulso forte conseguirá garantir a aprovação dessas importantes matérias lá na Assembleia Legislativa" - o deputado Georgiano Neto (PSD), opinando que a reeleição do emedebista pode evitar dores de cabeça em Wellington.

Mais sobre: