Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acabou a carona

Leia a coluna Roda Viva desta terça-feira.

16/10/2018 09:46

Acabou a carona

A quantidade de eleitos e reeleitos que não precisaram dos votos da legenda partidária ou da coligação para atingir o objetivo eleitoral diminuiu em 2018 na comparação com as duas últimas eleições. Este ano, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), foram 27 os que tiveram êxito nas urnas nessas condições, enquanto em 2014 foram 35, queda de, aproximadamente, 22,8%. Os eleitos com voto próprio em 2010 alcançaram 36. Se não houver mudança na legislação, esta foi a última eleição em que as coligações foram permitidas para as eleições proporcionais – deputado federal e estadual, além de vereador. Isso porque o Congresso aprovou no ano passado a Emenda Constitucional (EC) 97/17, que proíbe este tipo de aliança a partir de 2020. Ainda é cedo para avaliar se essa mudança trará mais vantagens ou prejuízos para as eleições e, consequentemente, para a democracia. Mas um ponto positivo já está bem evidente: nos próximos pleitos será bem menor o risco de vermos um "palhaço" levar consigo outros dois candidatos "de carona", graças a uma votação esmagadora, que, no final das contas, não representa um voto de consciência, mas sim um voto de protesto, num país em que a corrupção e a incompetência viraram regra no meio político. 

Também presente à reunião convocada por Wellington Dias (PT) nesta segunda-feira, para traçar as estratégias com vistas ao fortalecimento da campanha de Fernando Haddad (PT) no estado, a vice-governadora Margarete Coelho elogiou a decisão do seu partido, o Progressistas, de se manter "neutro", em nível nacional, neste segundo turno da disputa pela Presidência da República. Segundo Margarete, essa posição permitirá que a siga atue como um importante interlocutor entre os dois lados, assim que o processo eleitoral for concluído. 

Polarização nociva

Margarete avalia que os deputados federais e senadores terão uma missão importante a partir de 2019, que é buscar a pacificação do país. "Em termos gerais, nossa tarefa é organizar um diálogo, buscar desobstruir os canais de comunicação. Este é um momento de decisões muito acirradas, polarizadas. Então, nós temos que aproveitar o mandato que o povo nos deu para buscar esse diálogo no Congresso Nacional. Eu acho que esta vai ser a nossa mais árdua e principal tarefa: reconstruir as pontes após esta eleição. Nós não podemos deixar que o país siga tão polarizado, porque isso não é bom pra democracia", salienta Margarete.

Linha de crédito

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, em parceria com a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – PIAUÍ FOMENTO, oferta aos associados da entidade uma linha de crédito diferenciada: GIRO INSUMOS E ESTOQUE, formatada para atender as necessidades de recursos para capital de giro de micro e pequenos negócios. Os associados da CDL Teresina poderão contar com incentivo para micro e pequenos empreendedores que precisam renovar e ampliar seu estoque para as festividades de final de ano.

Consumo consciente

Apesar de a maioria dos brasileiros reconhecer a importância de atitudes sustentáveis de consumo, poucos vêm adotando práticas mais responsáveis no dia a dia. Foi o que constatou uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada em todas as capitais do país.

Consumo consciente II

De acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de ‘consumidores em transição’, ou seja, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado. Os pouco ou nada conscientes somam 14% de entrevistados, ao passo que apenas 31% podem ser considerados ‘consumidores conscientes’.

Erramos

Na edição de ontem (15), em matéria publicada na capa do caderno Em Dia, com o título “Os desafios de pais e professores que convivem com a geração da tecnologia”, o nome do diretor do colégio Aliste saiu como Erivan Lopes. Porém, o correto é Valdiran Lopes.

Mais sobre: