Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A resposta de Toffoli

Leia a coluna Roda Viva desta quinta-feira.

04/10/2018 09:22

A resposta de Toffoli

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), criticou com veemência as propostas dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) de fazer uma nova Constituição. Nesta quarta-feira, ao conceder uma entrevista a portais de notícias, Toffoli disse que os julgamentos do Supremo ao longo dos anos serviram para atualizar a Constituição de 1988. "Vejam quantos avanços: defender as minorias, melhorar a igualdade de gênero, de preferência sexual, a defesa da micro e pequena empresa". E ressaltou que a Carta Magna brasileira já prevê a possibilidade de emendas, não havendo, portanto, necessidade de se criar uma nova Constituição. "Não vejo motivo para Constituinte ou Assembleia Constituinte. Isso é querer a cada 10, 20 anos, 30 anos reformatar toda jurisprudência já criada, toda leitura que já existe e querer começar a nação do zero", afirmou. As declarações do presidente da Suprema Corte foram mais que oportunas. Foram necessárias! Elas servem para dar um banho de água fria nos ímpetos dos dois candidatos que despontam na primeira e segunda posição nas principais pesquisas eleitorais. Afinal, Haddad e Bolsonaro podem não admitir, mas, num eventual governo de um deles, se essa ideia for realmente colocada em prática, certamente a nova Constituição virá recheada de normas totalitaristas, que enfraquecerão o Poder Judiciário, o Ministério Público e os órgãos de controle. 

Nesta quarta-feira, o governador Wellington Dias (PT) realizou uma caminhada pelo bairro Saci, zona sul de Teresina, que foi beneficiado com algumas ações importantes realizadas pela atual gestão, como a construção do Centro de Artes Marciais Sarah Meneses, na avenida principal do bairro, além da reforma da unidade escolar Áurea Freire, que será transformada no Centro de Habilitação Ana Cordeiro. Durante a caminhada, Wellington cumprimentou moradores na porta das casas e nos comércios, e pediu que todos votem juntos no time do povo.

Disputa acirrada

A disputa pelas duas vagas no Senado Federal nestas eleições deve ser uma das mais acirradas de toda a história. Conforme pesquisa do Instituto Data AZ divulgada na edição desta quinta-feira do jornal O DIA, três candidatos despontam com melhores desempenhos: o ex-governador Wilson Martins (PSB), o senador Ciro Nogueira (PP), que tenta a reeleição, e o deputado federal Marcelo Castro (MDB). Logo atrás, aparecem o deputado estadual Robert Rios (DEM) e o cantor Frank Aguiar (PRB). E na sexta posição aparece o ex-deputado Elizeu Aguiar (PSL), que segue liderando o segundo pelotão, dos candidatos com menos de dez pontos percentuais. 

Menor rejeição

Dos três candidatos que estão à frente na nova pesquisa do Instituto Data AZ, Marcelo Castro é o que tem menor rejeição, o que pode ser decisivo no pleito. Como este ano há duas vagas abertas, quem é menos rejeitado acaba tendo mais chances de conquistar o segundo voto do eleitor que ainda não decidiu os dois candidatos nos quais pretende votar.

"Para quem nunca ocupou um cargo público é muito fácil ser ficha limpa. Nós ocupamos por 13 anos e meio o Poder Executivo, e permanecemos como ficha limpa, com muito trabalho, dedicação e fé em Deus" - fala do ex-vereador de Teresina Paulo Roberto da Iluminação (PRP), candidato a deputado estadual, numa das inserções de propaganda eleitoral veiculadas em suas redes sociais. Nesta semana derradeira antes da votação do domingo (7), ele, que também é ex-prefeito de Monsenhor Gil, priorizou a campanha em municípios da Grande Teresina, onde se concentra boa parte do seu eleitorado.

Mais sobre: