Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A estratégia comentada

Na realidade, segundo as especulações, Wellington estaria, sim, disposto a aceitar um emedebista como seu vice, mantendo Regina na disputa pelo Senado.

19/07/2018 19:12

Em meio às intensas discussões entre os emedebistas para decidir quais os próximos passos o partido deve tomar, começaram a circular rumores de que o governador Wellington Dias (PT) estaria buscando ganhar tempo, quando informou ao deputado Themístocles Filho (MDB), na última terça-feira, que pretende indicar a senadora Regina Sousa (PT) para ser sua vice nas eleições deste ano. Na realidade, segundo as especulações, Wellington estaria, sim, disposto a aceitar um emedebista como seu vice, mantendo Regina na disputa pelo Senado. No entanto, o petista prefere Marcelo Castro ocupando a vaga de vice. Fala-se que o governador não confia o suficiente em Themístocles para entregar a caneta a ele daqui a quatro anos, quando terá que renunciar ao Governo para disputar uma vaga no Senado Federal, como fez em 2010.

O diretório estadual do PSL está articulando a vinda do deputado federal Jair Bolsonaro (PLS) ao estado no início do mês de agosto. De acordo com o publicitário e empresário Fábio Sérvio, pré-candidato ao Governo do Estado pela sigla, à intenção é que o presidenciável esteja em Teresina na data da convenção do partido, que deve ocorrer no dia 3 de agosto, uma sexta-feira.

Sem pagamento

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) divulgou uma nota em que informa que os pagamentos à rede credenciada referentes ao mês de abril ainda não foram efetuados pelo Governo do Estado. De acordo com a entidade, "na última quarta-feira o sistema foi aberto para encaminhamento das faturas, de forma incompleta, diga-se de passagem, pois deixou de fora as faturas referentes a urgência e emergência".

Suspensão mantida

O Sindhospi afirma que a suspensão dos atendimentos permanecerá até que haja a regularização dos pagamentos. De acordo com a entidade, o prazo contratual a ser levado em conta é o D + 60, ou seja, dia da apresentação da fatura mais 60 dias, "prazo extenso e que permite ao Governo do Estado ter tempo suficiente para pagar os prestadores". Porém, ainda de acordo com o sindicato, muitos dos prestadores possuem contrato firmado com o Governo com prazo de apenas 30 dias para pagamento.

Atendimento garantido

O sindicato também esclarece que não está sendo negado atendimento de urgência/emergência a nenhum usuário do Plamta, pois isso implicaria em risco à saúde e à vida do paciente. "Essa é uma orientação do sindicato e todos os filiados se comprometeram a cumprir a regra. Estão suspensos apenas as consultas, cirurgias e atendimentos eletivos, os quais serão retomados tão logo os pagamentos sejam regularizados pelo Governo. Portanto, não é admissível que o IASPI notifique os filiados a cumprirem o contrato, se o próprio órgão não o cumpre", conclui a nota.

Contas aprovadas

A prestação de contas da Secretaria Estadual de Turismo referentes ao ano de 2016 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. No período, estava à frente do órgão o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT). Ele comemorou a aprovação. "Sempre tivemos essa preocupação na aplicação dos recursos públicos. Essa nossa preocupação e responsabilidade ficam ainda mais evidentes com essa aprovação das contas de nossa gestão", pontuou.

Economia 

As licitações realizadas de janeiro a junho deste ano em Teresina já geraram economia de R$ 40.097.254,04 aos cofres da Prefeitura do Município. O balanço, divulgado pela Central Permanente de Licitações (CPL) da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), é baseado na diferença entre o valor médio de mercado para a contratação da obra, serviço ou compra de materiais e o valor que efetivamente foi licitado.

Mais sobre: