Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

62 milhões negativados

Leia a coluna Roda Viva desta segunda-feira.

17/03/2019 18:52

62 milhões negativados

Em fevereiro, os sinais de acomodação da inadimplência confirmam a tendência registrada no mês anterior. Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que mesmo com o crescimento da ordem de 1,78% do número de consumidores negativados na comparação anual, o avanço foi o menor registrado desde dezembro de 2017. Quanto ao número de dívidas, houve queda de 1,01% em relação a fevereiro de 2018. Contudo, assim como registrado nos Indicadores de janeiro deste ano, o volume de pendências continua crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2,04%; e o de água e luz, com aumento de 11,38%. Em contrapartida, comércio e comunicação registraram quedas de 6,91% e 9,57%, respectivamente. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, destaca que o crescimento da inadimplência em menor ritmo no País se dá simultaneamente ao aumento da oferta de crédito, segundo dados do Banco Central. “Por muito tempo, o avanço da inadimplência foi mitigado pela oferta de crédito diminuída. Agora, a desaceleração ocorre a despeito do crescimento das concessões, indicando um cenário melhor para o mercado de crédito”, explica a economista. Mesmo com esse otimismo, o número de inadimplentes no país segue elevado. Ao todo, 62 milhões de brasileiros estão com CPF negativado, de acordo com a SPC Brasil.

"É com muita alegria que participo dessa festa do MDB, um partido que tem sua história encravada na história do nosso país. Onde tínhamos avanços e onde tínhamos problema o MDB chegava para ser um divisor de águas, seja no poder, governando, ou auxiliando. MDB de Ulysses Guimarães, de Alberto Silva, mas MDB também de Marcelo Castro, MDB também de Themístocles Filho. MDB do povo do nosso estado e do povo da nossa capital. Não tenho nenhuma dúvida de que junto com todos que fazem o MDB, com todos os homens e mulheres de bem que querem melhorar nosso município, que querem trabalhar conosco, este MDB está forte em 2020. Esse MDB, não tenho a menor dúvida, fará a maior bancada de vereadores na Câmara Municipal de Teresina. Pela sua história, pelo seu compromisso e por aqueles que fazem a política verdadeira. Aqueles que têm compromisso com cada homem e com cada mulher, aqueles que têm compromisso com o social. Aqueles que dizem a verdade, que não só conhecem o povo, mas, principalmente, sabem do que o nosso povo precisa. E é este povo, presidente Themístocles, que vai caminhar conosco, e que será vitorioso em 2020" - o vereador Jeová Alencar (PSDB), durante a convenção estadual do MDB, já deixando bem claro que está com as malas prontas para migrar para o partido do seu aliado Themístocles.

MDB quer Teresina

Muitos emedebistas deixaram claro, durante o evento do partido no último sábado, que uma das principais metas da sigla em 2020 será eleger o prefeito da capital. "Nós já tivemos governadores, senadores. Mas faz tempo que nós não temos um prefeito da capital. Então, em nome dessa nova força que está sendo organizada pelo presidente Themístocles Filho e pelo nosso presidente da Câmara, Jeová Alencar, reconhecemos esse tendência de renovação", afirmou o deputado estadual Henrique Pires. O último emedebista a comandar o Executivo de Teresina foi Heráclito Fortes, entre 1989 e 1992, há 30 anos.

Ceir reformado

Será inaugurada nesta segunda-feira (18) a reforma e ampliação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que é administrado pela Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos. As obras compreendem a construção de um novo almoxarifado e de novas salas para atendimentos, a exemplo dos serviços de arte e musicoterapia; instalação de elevadores de acessibilidade para os pacientes; construção da primeira academia de musculação voltada à pessoa com deficiência no Piauí e ampliação do estacionamento.

A Associação Piauiense de Municípios realizará, nesta segunda-feira (18), a partir das 9h, o I Encontro de Associações de Municípios do Nordeste Brasileiro. O encontro inédito acontecerá no auditório da APPM, em Teresina, e contará com a presença do governador Wellington Dias, e do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. Segundo a APPM, será uma reunião técnica, que tem como objetivo reunir os presidentes de associações municipais dos nove estados nordestinos que elaborarão a Carta de Teresina – com a pauta de reivindicações municipalistas da região –, para ser entregue à Presidência da República, Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF), durante a XXII Marcha a Brasília, de 8 a 11 de abril.

Mais sobre: