• Banner OAB
  • Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Roda Viva

03 de março de 2020

Ataques de Firmino surpreende quem quer um debate

Um fato tem chamado bastante atenção neste período de pré-campanha eleitoral.

No quadro de disputa pela Prefeitura de Teresina, o atual prefeito Firmino Filho tem utilizado um tom áspero contra adversários, colocando todos eles como laranjas do Palácio de Karnak e fazendo ataques objetivos à gestão estadual em todas as áreas. Até os bons números da educação teresinense tem ficado de lado quando o prefeito é questionado sobre a disputa eleitoral, ele tem preferido atacar os adversários. A estratégia do prefeito tende a nivelar por baixo o debate sobre a cidade, principalmente num momento em que é oportuno discutir a cidade que os teresinenses precisam. Com tanto tempo no poder, é óbvio que o prefeito Firmino pode direcionar seu discurso aos feitos em várias áreas, não é razoável que logo ele, que sempre quis se mostrar como exemplo de gestor equilibrado, puxe a discussão para um sentido que não precisa ser levado.

O governador Wellington Dias tratou, nesta segunda-feira (2), no Palácio de Karnak, com o coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Sâmio Falcão, sobre a renovação dos termos de parceria com as instituições terapêuticas, bem como da inserção de dependentes químicos e moradores de rua no mercado de trabalho.

Deste encontro, o governador autorizou a renovação por mais 90 dias dos contratos atuais e já autorizou novo edital que vai trabalhar, de um lado, a prevenção e, do outro, as condições de tratamento e ressocialização em relação a dependentes químicos.

Proposta de greve na saúde

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí realiza Assembleia Geral da categoria, nesta terça-feira (03/03), a partir das 09h, o Auditório da entidade (Rua Dezenove de Novembro, 160, Centro Norte), que poderá deflagrar greve ou paralisação. A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, ressalta que as várias categorias da Saúde do Piauí estão se unindo para fortalecer a luta pelas reivindicações comuns a todos.

Combate aos abusos

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) solicitou audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí, para discutir os projetos de lei que abordam as cobranças abusivas das empresas prestadoras de água energia elétrica no Piauí e a política de suspensão do fornecimento dos serviços, apresentados por ele e pelo deputado Ziza Carvalho. O parlamentar quer debater o tema junto com representantes do Procon, OAB, Ministério Público, lojistas e industriais, Agespisa, Equatorial e Águas de Teresina dentre outros, para que seja criada uma lei única que proteja o consumidor piauiense dos abusos praticados pelas empresas concessionárias dos serviços. 

Atentado

A onda de extremismo político rendeu mais um ato de extremismo ao levar um grupo de radicais a agredir a deputada federal Gleisi Hoffmann, que na ocasião, estava acompanhada de sua filha menor de idade. O episódio aconteceu no Rio de Janeiro nó último domingo e jamais deveria passar impune, principalmente com o cenário político atual polarizado e o radicalismo rondando as relações políticas.

Novos médicos residentes

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu 28 médicos residentes e 15 multiprofissionais. O doutor Telmo Mesquita, em nome do secretário Florentino Neto, fez a acolhida e disse que os profissionais têm a missão de cuidar de vidas e lembrou que a humanização deve ser presente no trabalho.

Vacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou 4.442 pessoas no último sábado (29), durante o Dia D de Mobilização da Vacinação Contra o Sarampo. Ao todo 9.126 pessoas compareceram às 26 salas de vacina abertas, mas apenas 48% precisaram tomar vacina, ou seja, 52% das pessoas já estavam imunizadas na capital. Pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos e pessoas de 30 a 59 anos podem participar da campanha, que segue até 13 de março em todas as salas de vacina da capital, de segunda a sexta-feira, em horário comercial (08 às 12 horas e das 14 às 18 horas). 

02 de março de 2020

Novas alíquotas da Previdência Social entram em vigor

As alíquotas progressivas incidirão sobre cada faixa de remuneração.

As novas alíquotas aprovadas na reforma da Previdência entraram em vigor ontem (1º) e começam a ser aplicadas sobre o salário de março, pago geralmente em abril. No Regime Geral de Previdência Social (RGPS), as novas alíquotas valerão para contribuintes empregados, inclusive para empregados domésticos, e para trabalhadores avulsos. Não haverá mudança, contudo, para os trabalhadores autônomos (contribuintes individuais), como prestadores de serviços a empresas e para os segurados facultativos. Segundo a Secretaria de Previdência, as alíquotas progressivas incidirão sobre cada faixa de remuneração, de forma semelhante ao cálculo do Imposto de Renda.

Os deputados estaduais Themístocles Filho e Janaínna Marques vão unir esforços para eleger a oposição na cidade de Esperantina. A chapa de oposição vai sendo consolidada com a empresária Ivanária Sampaio (MDB) como pré-candidata a prefeita e o médico Sampaio Júnior (PTB) como vice. O grupo do PTB sempre foi aliado da atual prefeita, Vilma Amorim (PT), com ampla participação na gestão, mas houve rompimento e agora vai marchar com o grupo liderado por Themístocles. Ontem (1), um encontro na Câmara demonstrou que a nova aliança é pra valer.

Seminário Regional

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços ofertados e dar uma maior visibilidade à Rede de Atendimento, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), vai realizar o segundo Seminário Regional de Capacitação: Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura e Carteira de Identificação do Autista, nesta segunda (02). 

Teresina sem coronavírus

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) descartou um caso que era suspeito de Coronavírus em Teresina. O resultado do exame atestou que a pessoa de 24 anos de idade, que tinha viajado por vários países, não foi infectada por esta doença e sim está com outros vírus respiratórios comuns chamados de vírus sincicial  e metapneumovírus. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a equipe de saúde seguiu todas as recomendações do Ministério da Saúde.

Informe 

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) disponibilizou acesso para declaração de rendimentos 2019 dos servidores públicos estaduais. A consulta pode ser realizada no site da ATI. Com o site aberto, o servidor deve rolar a página até o fim e procurar pela seção “Rendimentos”, clicar em cima da palavra e acessar a declaração desejada. A declaração de rendimentos 2019 engloba todos os créditos recebidos pelos servidores do Governo do Estado do Piauí do dia 01/01/2019 a 31/12/2019.

Auxílio-Alimentação

O deputado Francisco Limma (PT) acredita que a proposta vai tramitar sem maiores dificuldades nas comissões técnicas da Casa, já que é uma antiga reivindicação da maioria dos servidores públicos que não recebem esse auxílio. Em alguns órgãos, como o Detran-PI e o Iaspi, o auxílio-alimentação já é concedido há anos. 

Em Campo Maior, o PT fechou questão e o Professor Ribinha é pré-candidato a reeleição pelo partido. O governador Wellington Dias analisou o quadro político da cidade e em encontro com o presidente estadual da sigla Assis Carvalho, o próprio Professor Ribinha e o ex-prefeito Paulo Martins, o impasse foi solucionado. Wellington deve direcionar investimentos a Campo Maior para alavancar a gestão do município. Já Paulo Martins se prepara para em breve, assumir o mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Piauí. 

28 de fevereiro de 2020

Ao criticar adversários, pré-candidatos não criam esperanças em eleitor

Fazer campanha focando nos ataques a adversários além de empobrecer o debate público, demonstra incapacidade de promover discussões tão necessárias.

Com o período pré-eleitoral a maioria dos pré-candidatos tem apostado em críticas a adversários e esquecem o mais importante: o eleitor quer ter a esperança de votar em quem aparece com ideias para enfrentar os problemas vivenciados nas cidades brasileiras. Atacar adversários toma um tempo que poderia ser utilizado para pensar e apresentar caminhos na busca de soluções para atender a demanda da população. De acordo com o marketing eleitoral, a esperança é um dos sentimentos que mais podem levar o eleitor a escolher e se fidelizar a um candidato. Fazer campanha focando nos ataques a adversários além de empobrecer o debate público, demonstra incapacidade de promover discussões tão necessárias.

O presidente regional do Progressistas, Júlio Arcoverde, convidou o publicitário Fábio Sérvio para se filiar ao partido. Ex-candidato a governador com forte discurso contra Wellington Dias, Sérvio demonstrava interesse em disputar a Prefeitura de Teresina, mas nos últimos meses tem perdido fôlego e pode entrar no time de Ciro Nogueira já pensando em 2022. 

Deu ruim

O vereador Enzo Samuel, que já não é querido no PC do B, agora também não é mais bem-vindo do Solidariedade, para onde deveria migrar. Os pré-candidatos a vereador pelo partido entendem que ele entraria com vantagem na sigla e tomaria o lugar de quem quer conquistar o primeiro mandato. Agora é aguardar os planos do vereador.

Sem Aliança pelo Brasil

O presidente Jair Bolsonaro já começa a acreditar que seu partido a ser criado, o Aliança pelo Brasil, não deve disputar as eleições de ano. O reconhecimento de assinaturas não avança e assim o presidente pode acabar participando apenas das eleições de alguns municípios em que ele acredita que pode fazer a diferença.

E como fica?

No Piauí, a dúvida fica quanto as principais lideranças ligadas ao bolsonarismo, como a advogada Rubenita Lessa, o Major Diego Melo e a médica Adriana Sousa. Os dois primeiros já demonstram interesse em disputar as eleições deste ano por outra sigla e depois migrarem para o partido de Bolsonaro, caso ele seja criado.

Fim de prazo com desconto

Termina nesta sexta-feira (28), o prazo para o contribuinte pagar a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 10% de desconto. O abatimento é válido para veículos de todos os fins de placa. O boleto pode ser impresso tanto no site do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) como no da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A partir de março, quem optar por pagar o IPVA em cota única terá um desconto de 5%.

Os deputados receberam ontem (27) as mensagens de autoria do Executivo que tratam da concessão de auxílio alimentação para todos os servidores públicos estaduais - ativos e ocupantes de cargos em comissão. De acordo com o Projeto de Lei, os valores do auxílio alimentação serão definidos pelo governo do Estado e concedidos a partir de abril próximo.

27 de fevereiro de 2020

O cenário político da cidade de Campo Maior encontra-se indefinido.

O governador Wellington Dias incentiva Paulo Martins. Já Ribinha não abre mão de tentar a reeleição.

Equipes de Policiais Penais da Secretaria de Justiça realizaram uma grande vistoria na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina. A ação faz parte do planejamento da Operação Pignus, iniciada no início do mês de fevereiro. Durante a vistoria, Policiais Penais encontraram 4 aparelhos celulares, 3 baterias, 30 pilhas e substâncias análogas à maconha e cocaína. Além disso, foram aplicadas sanções administrativas aos detentos identificados como proprietários dos materiais ilícitos. Estiveram em ação 34 Policiais Penais e Militares da Assistência Militar da Sejus.

Que situação!

O cenário político da cidade de Campo Maior encontra-se indefinido. No lado da situação, o governador Wellington Dias incentiva Paulo Martins entrar na disputa pela Prefeitura. Já Ribinha não abre mão de tentar a reeleição e pode mudar de partido caso o PT fique sob o comando de Martins. O Republicanos é uma das siglas que estão à disposição do atual prefeito para que ele viabilize a candidatura a reeleição. 

Na oposição

Ainda sobre o quadro político de Campo Maior, duas candidaturas apresentam-se consolidadas pela turma oposicionista. Joãozinho Félix, no MDB, e Wilson Spíndola, no PSDB, pavimentam bem suas candidaturas. A surpresa está numa provável aliança em que Antônio Félix romperia com o irmão Joãozinho para indicar o vice de Ribinha. As conversas estão adiantadas.

Jogo acirrado

A cidade de Luzilândia deve ser o palco de uma das eleições mais acirradas no Piauí. A disputa pelo poder entre Ismar Marques e sua sobrinha, Janaínna Marques, é sempre marcada por episódios de alta tensão. Dessa vez, a candidata da deputada é sua irmã, Fernanda Marques.

Grupo tucano

O PSDB é uma das siglas que mais receberá vereadores com mandato em seus quadros. Venâncio, Italo Barros e Gustavo de Carvalho já estão confirmados para assinarem a ficha de filiação, na mesma solenidade. Outros nomes ainda podem ingressar no partido. 

Charles, o preferido da bancada

A depender dos vereadores de Teresina, o professor Charles da Silveira será o candidato a prefeito representando o grupo político que comanda o Palácio da Cidade. O fato de ter ocupados cargos como secretário de Governo e ter um perfil político mais agregador, são apontados como diferenciais do primo de Firmino Filho pelos parlamentares. 

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, promove uma ampla reforma na sede da Escola Superior da Advocacia piauiense. Dentre as melhorias estruturais, a sede da Escola será contemplada com um novo auditório, que receberá serviços mais modernos, como um sistema de som adequado para a realização de eventos. O local receberá ainda um novo piso, cadeiras, condicionadores de ar, palco, tribuna, forro e janelas. Além do auditório, os serviços de aprimoramento contemplam ainda a reforma dos banheiros (feminino e masculino).

20 de fevereiro de 2020

Receita antecipa pagamento de lotes de restituição do Imposto de Renda

Os lotes seguintes serão pagos em 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

A partir deste ano a Receita Federal antecipará o pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Tradicionalmente paga em sete lotes, de junho a dezembro, a restituição será paga em cinco lotes, do fim de maio ao fim de setembro. Pelo cronograma anunciado ontem (19) pela Receita Federal, o primeiro lote será pago em 29 de maio. Os lotes seguintes serão pagos em 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

A vereadora Cida Santiago visitou abrigos onde venezuelanos estão instalados em Teresina. São 187 cidadãos da Venezuela divididos em dois abrigos, localizados nos Bairros Buenos Aires e Poty Velho. A parlamentar fiscalizou a condição em que vivem os abrigados e segundo ela os locais precisam de mais atenção do poder público municipal. A vereadora destacou que irá atrás de soluções para melhorias, também vai querer saber qual será a finalidade de recursos que serão enviados pelo Governo Federal e ainda reclamou da forma que foi escolhida a instituição para gerir os recursos.

Inauguração

A população de Bom Jesus e da região da Chapada das Mangabeiras vai receber uma policlínica toda equipada. A unidade de saúde será inaugurada nesta quinta-feira (20), às 11h30, pelo governador Wellington Dias e pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Na policlínica, também conhecida como Centro Especializado para Doenças Crônicas, foram investidos, para aquisição de equipamentos, R$ 1.100.000. A unidade de saúde servirá de referência para a excelência dos serviços prestados, com dedicação de 100% SUS.

Controle Social

Cerca de 230 pessoas, entre professores, diretores, e demais gestores da educação da região de Piripiri, participam do “Encontro Técnico TCE Educação”, realizado em Piripiri, na terça-feira (18). Foi o terceiro evento realizado pelo TCE, que está percorrendo o Piauí levando especialistas, auditores e conselheiros do Tribunal para discutir pautas relacionadas às políticas de educação implementadas atualmente, além de propostas para o futuro do ensino. Os palestrantes abordam temas como “Gestão Escolar”, ”Calendário Escolar”, “Licitações e Contratos em Educação”, “Contratação de Pessoal por Tempo Determinado” e “Criação, funcionamento e atuação dos Conselhos Municipais de Educação”. 

XIV Semana Institucional

A Escola Judicial do TRT da 22ª Região (EJUD 22) realizará uma série de atividades na XIV Semana Institucional, que acontecerá no período de 9 a 13 de março, no edifício-sede do TRT da 22ª Região. A Semana Institucional tem como objetivo atender às necessidades de qualificação de pessoal do Tribunal para o melhor desempenho das funções jurisdicionais e administrativas. Na oportunidade, magistrados e servidores participarão de uma vasta programação, incluindo palestras e oficinas com renomados profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Registro do encontro do ex-senador João Vicente Claudino (PTB) com um grupo político do município de Alvorada do Gurguéia. Uma grande coligação entre a oposição e parte da situação vem sendo articulada para garantir maior adesão ao pré-candidato Lécio Gustavo do MDB.

19 de fevereiro de 2020

O entrosamento entre Enzo Samuel e Firmino Filho ganhou força

A tendência natural do parlamentar é continuar na base do prefeito.

Aluísio Sampaio (Progressistas) afirmou que o déficit de habitação social, em consequência da redução do repasses ao Programa Minha Casa Minha Vida, tem impactado a geração de emprego e, consequentemente, a economia municipal. De acordo com o vereador, o momento é de alerta. “Precisamos sensibilizar a todos da importância da retomada de programas de interesse social, continuar a cadeia da construção civil que gera empregos diretos e indiretos”, explicou Aluísio Sampaio.

É o candidato

Quem acompanha a agenda do prefeito Firmino Filho (PSDB) não tem dúvidas: Kleber Montezuma é o nome da base aliada para concorrer ao Palácio da Cidade. Em todos os discursos, na mudança de perfil, no trato com o povo e na empolgação ao falar do assunto, Montezuma demonstra que tem total interesse em fazer adequações ao seu perfil para ser o candidato a prefeito.  O anúncio oficial deve ocorrer só em março.

Um grande aliado

O entrosamento político entre Enzo Samuel e Firmino Filho ganhou força nos últimos dias, após a briga entre o vereador e seu partido no PC do B. A tendência natural do parlamentar é continuar na base do prefeito e por este e outros motivos, ele deve sair da sigla comunista. 

E agora?

O problema é que o vereador quer migrar para o Solidariedade. Mas ninguém garante a presença do partido comandado por Evaldo Gomes no palanque de Firmino. O Solidariedade vem sendo assediado por demais pré-candidatos e pode migrar até as convenções. A esperar. 

PPP da Transcerrados

Em São Paulo nesta terça-feira, 18, o governador Wellington Dias, juntamente com a superintendente de parcerias e concessões, Viviane Moura, apresentaram estudos da PPP Rodovia Transcerrados para investidores, consultores e empresas interessadas. Trata- se de um projeto estratégico por envolver a região do Cerrado, que tem a economia impulsionada pelo cultivo de grãos no Sul do Piauí, já que compreende as rodovias PI-397 e PI-262 (estrada da Palestina).

Inspeção no HPM

Na última semana, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) visitaram o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPMPI) para verificar a estrutura física, o funcionamento da gestão mista entre Saúde e Segurança e as dificuldades existentes. Durante a fiscalização, foram identificados problemas como: setores com procedimentos suspensos, redução no número de terceirizados e atraso no pagamento de profissionais com contrato precário. Os órgãos vão cobrar as devidas providências para sanar as irregularidades encontradas.

17 de fevereiro de 2020

O reajuste do piso dos professores é o primeiro desafio de Francisco Costa

O deputado assumiu a liderança do governo na Assembleia Legislativa.

O primeiro desafio do líder

O novo líder do governo, Francisco Costa, tem a aprovação do reajuste dos servidores da educação como primeiro desafio. O projeto chega hoje (17) ao parlamento, deve passar comissões e chegará ao Plenário. A oposição com certeza deve representar as reivindicações dos servidores. Os professores querem um reajuste de 12,84% e não dos 4,17% propostos pelo governo. Os servidores dizem que vão impedir o início das aulas, por meio de um movimento grevista agendado já para esta segunda-feira (17). O líder do governo deve reunir a base aliada para apresentar os argumentos do governo e fazer com que o projeto seja aprovado da forma mais parecida com foi enviada pelo Palácio de Karnak. 

Os deputados estaduais do Piauí estão preocupados com a segurança das comunidades. Em sessão plenária na última semana, uma série de requerimentos foram apresentados solicitando da Secretaria Estadual de Segurança mais policiamento ostensivo e novas viaturas. A Elisângela Moura (PCdoB), por exemplo, pediu mais segurança para a cidade de Miguel Alves, na região norte do estado.

Termômetro

A jornalista Eliane Cantanhede, do Estadão, mostrou que o senador Ciro Nogueira tem feito acompanhamentos para medir o humor do eleitorado piauiense. De acordo com a reportagem, Luciano Huck atinge em cheio e tem a simpatia das classes C, D e E. A tese não chega a ser uma surpresa, tendo em vista que ele dialoga diretamente com este público.

“Veículos na praia, Não!”

O Carnaval se aproxima e o litoral piauiense é o destino de muitos foliões. Com o objetivo de manter preservada área de desova de Tartarugas Marinhas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) intensifica a fiscalização do trânsito de veículos nas praias, nos dias 14 a 17 e 21 a 26 de fevereiro. Com o nome “Veículos na praia, Não!”, a campanha é voltada a conscientizar sobre os riscos do trânsito de veículos nas praias, tanto para as tartarugas, quanto para as pessoas. 

Aplicativo PMPI

O Governo do Estado, por meio da a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), lança, nesta segunda-feira (17), o aplicativo PMPI Cidadão, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), às 7h30, em Teresina. O App foi desenvolvido pela Polícia Militar e tem por objetivo aproximar a Segurança Pública da população. 

Uma das vantagens do aplicativo PMPI Cidadão é a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente.

Oportunidades

Estão abertas, até o dia 27 de fevereiro, as inscrições para os processos seletivos que irão permitir a contratação de novas consultorias individuais para assessoramento técnico às ações de regularização desenvolvidas pelo Interpi, dentro do Projeto Pilares do Crescimento e da Inclusão Social, e ainda ao assessoramento técnico do Centro Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) – (Interpi/Semar). Serão contratados 20 engenheiros agrimensores, 10 analistas de sistemas de informação e processamento de dados, 8 tecnólogos de geoprocessamento e 5 assistentes sociais. O trabalho de consultoria para cada uma delas está definido nos termos de referência (TDR) respectivos.

O número de casos suspeitos de infecção por coronavírus no Brasil caiu para três, informou o Ministério da Saúde. Segundo o balanço mais recente da pasta, divulgado às 12h de ontem (16), dois pacientes em São Paulo e um no Rio Grande do Sul estão sendo monitorados. O número de suspeitas descartadas subiu para 45.

15 de fevereiro de 2020

Alepi aprova Voto de Louvor ao Jornal O Dia, pelo seu aniversário de 69 anos.

A proposição foi de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV).

A 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras conseguiu na Justiça, impedir que um bloco carnavalesco realize uma festa nas imediações da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro de mesmo nome. O MP alegou que ocorrem diversas irregularidades na realização das festividades que acontecem anualmente na capital da Fé. Entre elas, prejuízo ao templo religioso e transtorno aos fiéis como: fissuras detectadas nas paredes, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à trepidação, ocasionada pela utilização de aparelhos e instrumentos sonoros/acústicos em volume elevado. 

Louvor

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou em Plenário, Voto de Louvor ao Jornal O DIA, pelo Aniversário de 69 anos. A proposição foi de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV). O DIA lidera em credibilidade e empreende esforços para informar bem todos os piauienses diariamente e compõe um Grupo de Comunicação que também está presente no rádio com a 92,7 FM, na TV no Canal 23.1, e na internet com o portalodia.com 

O liberalista piauiense

O empresário da construção civil André Baía, conhecido por suas posições liberalistas, criticou a comunicação do governo Bolsonaro. Em discurso no encontro na manhã de sexta-feira (14), que reuniu o setor da construção civil e a bancada federal, Baía disse que até que algumas frases de Paulo Guedes estão certas, mas ele apresenta de forma muito errada. 

O cardeal

André Baía chegou a brincar com o encontro de Lula e o Papa Francisco. Na frente do governador Wellington Dias, Baía disse que todo mundo sabe que o ex-presidente não pode se candidatar de novo então por isso, Dias poderia tomar a frente e se articular para ser o candidato petista a presidente em 2022. 

Juntos por pouco tempo

Com a desculpa de choque de agendas, o senador Ciro Nogueira deixou o café da manhã com os empresários poucos minutos após a chegada de Wellington Dias. O governador disse que não pôde chegar cedo porque participou da inauguração de um supermercado na zona leste da cidade e Ciro Nogueira afirmou que teria que sair mais cedo porque tinha uma reunião com prefeito na Associação Piauiense de Municípios.

PSL na asa do Palácio

Em Teresina, não há mais o que esconder. O PSL está de corpo e alma debaixo da asa do Palácio da Cidade. Com Luís André, Ricardo Bandeira, Teresinha Medeiros, e outros menos votados (até agora), o partido se consolida com a cara cada vez mais de tucanos. A chance do partido se esforçar por candidatura própria é zero. 

Assistência jurídica

Teve início, na manhã desta sexta-feira (14), a primeira etapa de 2020 do projeto Construindo Pontes para a Liberdade, na Cadeia Pública de Altos. A ação é uma parceria da Defensoria Pública do Estado com a Secretaria de Justiça, e tem o objetivo de prestar atendimento cível às pessoas privadas de liberdade. A Defensora Pública e autora do projeto, Sheila de Andrade, diz que os atendimentos iniciaram em 2019, e percorreram diversas unidades prisionais do estado. 

14 de fevereiro de 2020

Declarações evidenciam projeto de governo contra os pobres

O grande problema da questão é que em meio às frases de sincericidio do ministro, os bancos batem recorde de lucros.

O subconsciente do ministro da Economia, Paulo Guedes, entrega seu pensamento toda vez que ele fala à vontade em palestras. Só nesta semana ele já chamou os servidores públicos de parasitas e na quarta deixou bem claro que o dólar alto é bom, porque quando estava baixo “doméstica ia para a Disney...uma festa danada”. O grande problema da questão é que em meio às frases de sincericidio do ministro, os bancos batem recorde de lucros, enquanto o teto de gastos evita mais investimentos em áreas sociais e as filas de entrada para o Bolsa Família e de espera para a Previdência só crescem. Na prática, a pobreza se torna um projeto de país à medida em que o próprio ministro da Economia deixa transparecer claramente que a ascensão das classes populares o incomoda.

O governador Wellington Dias visitou, nesta quinta-feira (13), as obras de reforma do Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, uma das maiores do estado. A recuperação, que abrange todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico, está em fase de conclusão e será entregue no primeiro semestre de 2020. A obra foi dividida em três blocos: A, B e C. Os dois primeiros foram concluídos, faltando apenas o bloco C para a finalização de todo o conjunto arquitetônico.

Posicionamento

O ex-deputado federal Maia Filho esclarece que não houve nenhum movimento partidário para que ele assumisse a coordenação da campanha do pré-candidato à Prefeitura de Teresina, secretário de Segurança, Fábio Abreu. Para a mudança de partido de Maia Filho não foi imposta nenhuma condicionante dessa natureza. Entretanto, ele reafirma que integrando o PL estará contribuindo ativamente com a campanha de Abreu.

Aplicativo de segurança 

O aplicativo PMPI Cidadão será lançado na segunda-feira, 17, às 7h30, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), às 7h30, em Teresina. Ele foi desenvolvido pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e tem por objetivo aproximar a Segurança Pública da população. Com o aplicativo é possível registrar emergência, acionar botão de pânico de violência doméstica e acessar inúmeros outros serviços prestados pela Polícia Militar. 

Taxa de religação de água

O Tribunal de Justiça do Maranhão suspendeu a lei que proibia a cobrança da taxa de religação em casos de corte por falta de pagamento pela concessionária Águas de Timon. Segundo a decisão, a norma é inconstitucional e significa um desequilíbrio econômico-financeiro do contrato. A Lei Municipal nº 2173/2019 estava valendo desde agosto do ano passado. Na Assembleia Legislativa do Piauí transita projeto de lei similar. Sabe-se que, no município vizinho, consta agora essa jurisprudência.

Vacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará o Dia D de mobilização da vacinação contra o sarampo no dia 29 de fevereiro. A campanha iniciou dia 10 e segue até 13 de março, com público-alvo de pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos. “O Dia D nacional será este sábado (15), mas o de Teresina será dia 29, pois teremos o Corso e as equipes da FMS estarão focadas em realizar ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ações de vigilância sanitária e outras ações que o evento exige que sejam feitas”,  explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, prefeito de Água Branca, reuniu-se, em Brasília-DF, com os senadores piauienses, Ciro Nogueira (PP), Elmano Férrer (Podemos) e Marcelo Castro (MDB), para entregar estudo organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) tratando sobre os problemas que podem ser ocasionados caso seja aprovada a extinção de municípios prevista na Proposta de Emenda à Constituição 188/2019, conhecida como PEC do Pacto Federativo.

12 de fevereiro de 2020

Escolha de Firmino deve alterar postura de oposição

O prefeito sabe disso e com certeza já estuda resultados de pesquisas qualitativas para não errar no candidato

A forma como os opositores vão se portar na campanha eleitoral para prefeito de Teresina deve variar de acordo com o perfil do candidato apresentado por Firmino Filho (PSDB). Caso o nome seja de Kleber Montezuma, por exemplo, o grupo que comanda a Prefeitura vai querer focar a discussão na área educacional, enquanto a oposição vai lembrar da mobilidade urbana e da infraestrutura de drenagem, pro exemplo. Já se o nome for de Charles da Silveira ou Silvio Mendes, ambos ligados a área da saúde, a oposição vai querer, provavelmente focar seu discurso em problemas graves que se arrastam ao longo dos anos de gestão tucana. O prefeito sabe disso e com certeza já estuda resultados de pesquisas qualitativas para não errar no candidato e acertar o perfil a ser apresentado à população. 


A Prefeitura de Esperantina, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reuniu dezenas de agricultores do município interessados em participar da Chamada Pública para aquisição de produtos alimentícios oriundos da Agricultura Familiar. A reunião teve viés informativo e ocorreu na última segunda-feira (10) na Secretaria Municipal de Educação. O momento foi oportuno para orientar os produtores de forma que participem do programa, que atende a Lei nº 11.947/2009, que determina o uso de, no mínimo, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE na compra de alimentos provenientes da produção rural.

Caneta monocrática

Em discurso na Câmara dos Federal, o deputado Flávio Nogueira (PDT-PI), sem citar o ministro Luiz Fux, classificou como “canetada monocrática” a decisão de suspender por prazo indeterminado a implantação do juiz de garantias, apreciada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República. Declarou também que a postura do magistrado torna a mais alta corte do país diminuta.

Deboche

No Piauí já tivemos muitas inaugurações de obras pela metade, muito barulho por conta de autorização de estudos para realização de obras e ultimamente tem aparecido mais uma forma de enganar a população. Ela vem sendo chamada de “Lançamento da Pedra Fundamental”. É uma espécie de começo da obra. Num país em que obras tem tempo pra começar, mas não tem pra terminar, é jogar dinheiro fora e brincar com a cara do contribuinte, fazer uma festança pelo “lançamento da Pedra Fundamental da obra.....”.

Sinduscom com a Bancada federal 

Representantes do setor da construção civil se reunirão nesta sexta-feira (14) com os parlamentares que representam o Piauí em Brasília. A articulação é promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/PI) com objetivo de dialogar com a bancada federal a respeito da geração de empregos no ano de 2020. A reunião acontece a partir das 7h30 no Metropolitan Hotel.

Acordo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou que o Congresso derrubará os vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No início da tarde, Alcolumbre e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, estiveram com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e fecharam um acordo. Outros vetos da pauta serão mantidos como parte do acordo.

Inauguração

A Defensoria Pública do Estado do Piauí inaugura na próxima quinta-feira (13), a nova sede da Instituição na Comarca de Parnaíba. A solenidade de inauguração das novas instalações, com início às 8h30, contará com a presença do defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis,  da diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite,  do diretor administrativo da DPE-PI, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e dos defensores públicos com atuação na Comarca. O Governador Wellington Dias também estará presente, além de autoridades locais.

11 de fevereiro de 2020

Governo lança hoje Plano Estratégica da Polícia Civil

Este sistema leva em consideração a necessidade de implementação de uma gestão moderna, dinâmica e participativa na Polícia Civil.

Será lançado nesta terça-feira (11), o Plano Estratégico 2020/2030 da Polícia Civil, disposto por meio da Portaria n° 002-GDG/2020/AN, que institui o Sistema de Gestão Estratégica, entre outras ações. Este sistema leva em consideração a necessidade de implementação de uma gestão moderna, dinâmica e participativa na Polícia Civil, de forma que a sociedade, governo e população obtenham melhores resultados das ações definidas.

A iniciativa também prioriza o direcionamento das ações estratégicas de modo a alcançar objetivos institucionais, primando pela eficácia, eficiência e efetividade dos trabalhos desenvolvidos. Além disso, insere-se neste campo, a importância de se desenvolver uma gestão ética, transparente e profissional na instituição.

O Plano Estratégico 2020-2030 tem como base o Plano Participativo de Segurança Pública do Piauí e foi elaborado com a colaboração das forças de segurança do Estado, em conjunto com os mais diversos segmentos da sociedade, e servirá como instrumento para as decisões do Sistema de Gestão Estratégica, a fim de auxiliar a tomada de decisão do Delegado Geral, relacionadas ao alinhamento estratégico da Polícia Civil.

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta segunda-feira (10), com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, os diretores do Interpi, Idepi  e Aprosoja, Chico Lucas, Leonardo Sobral e Azir Neto, respectivamente, e a superintendente de Parcerias Público e Privada, Viviane Moura. Durante a reunião, foram debatidas políticas públicas de estímulo ao setor a fim de impulsionar o desenvolvimento agronegócio no estado. O chefe do executivo estadual destacou que o governo tem buscado investimentos para obras que favoreçam a economia no campo. 

Pedro II

Foi assinada, na manhã desta segunda-feira (10), a ordem de serviço para a revitalização e recuperação da barragem do Açude Joana, em Pedro II. A obra, orçada em R$ 511.441, 91 será iniciada após solicitação da Prefeitura junto ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) e executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A previsão é que a obra seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2020. 

Plano de Contingência

O secretário Florentino Neto reuniu nesta segunda-feira (10) os diretores dos hospitais estaduais, superintendentes e a rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para discutir ações contidas no Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV. Na reunião também foi escolhido o porta-voz da Sesapi, o médico infectologista José Noronha, que ficará a frente de todas as orientações sobre o novo Coronavírus 2019-nCoV. 

Inauguração

A população de Teresina passa a contar, a partir desta terça-feira (11), com mais um Conselho Tutelar. A nova unidade, situada na Santa Maria da Codipi, se junta as quatro já existentes, o que mostra o compromisso da Prefeitura da capital no fortalecimento das políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente. A cerimônia de inauguração acontece ao meio dia, na Rua Mariano Gaioso nº 5943, do Bairro Santa Rosa. A PMT também vai realizar a entrega cinco veículos novos que vão atender todas os conselhos tutelares da cidade. 

Como forma de capacitar os servidores e reforçar o compromisso com o cumprimento da legislação e normas vigentes, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) realizou, nesta sexta-feira (07),  uma palestra sobre a nova Lei de Abuso de Autoridade e suas consequências para o trabalho de fiscalização e controle da administração pública exercida pela Corte de Contas. A palestra foi ministrada pelo professor e doutor em direito Lucas Villa. O  evento, organizado pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) foi transmitido ao vivo no youtube e pode ser visualizado no canal do TCE-PI.

10 de fevereiro de 2020

O ex-prefeito Sílvio Mendes almoçou com o prefeito Firmino Filho

Ao retornar ao ninho tucano, Sílvio Mendes põe fim as especulações de que seria candidato à Prefeitura de Teresina pela oposição

De volta ao ninho tucano

De volta à cena política, o ex-prefeito Sílvio Mendes, sem partido, almoçou com o prefeito Firmino Filho no último sábado e o que já era esperado por aliados foi confirmado pelo ex-gestor de Teresina: a filiação em breve ao PSDB, partido que havia deixado para se filiar ao Progressistas do senador Ciro Nogueira mas que deixou a legenda tempos depois. Ao retornar ao ninho tucano, Sílvio Mendes põe fim as especulações de que seria candidato à Prefeitura de Teresina pela oposição. Agora, sem dúvida, é o nome que os tucanos históricos têm e querem que o prefeito Firmino Filho indique como seu candidato à sucessão. Mas até a filiação de Sílvio ao PSDB e a indicação de seu nome como candidato acredita-se que muitas especulações ainda estão por vir. Firmino ainda tem bastante tempo para decidir.

O petista João de Deus é o próximo suplente a assumir mandato na Assembleia Legislativa do Piauí com a nomeação do deputado Pablo Santos, do PMDB, para a Fundação Hospitalar, que deve ocorrer nesta segunda-feira, 10. Atualmente, João de Deus é superintendente de Relações Sociais do governo. Na terça, ele deve assumir mandato no lugar do Pablo. 

Homenagem

O presidente do Banco do Nordeste Brasileiro, Romildo Rolim, está em Teresina nesta segunda-feira (10) para receber homenagem na Assembleia Legislativa. Indicado para presidir o BNB ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer, a homenagem a Rolim foi proposta pelo deputado Henrique Pires (MDB).

Prestigiado 

O presidente do PMB, Dilson Resende, parece estar com prestígio junto ao Palácio da Cidade. Neste final de semana, a festa de aniversário de um ano do filho de Dilson contou com a presença do prefeito Firmino Filho (PSDB). 

Nova casa 

O jornalista Telsírio Alencar acertou sua filiação ao Cidadania e deve disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina nas eleições do próximo mês de outubro. A filiação foi articulada pelo presidente estadual da sigla, Celso Henrique, que trabalha para formar uma chapa proporciona competitiva que alcance pelo menos duas cadeiras no legislativo municipal a partir de 2021. 

Manifestação 

Os professores da rede estadual de ensino prometem fortalecer o movimento grevista a partir desta segunda-feira. A expectativa é que os profissionais se reúnam durante todo o dia nas proximidades do Palácio de Karnak, como forma de pressionar o governo estadual a conceder o percentual de reajuste de 12,84%, estabelecido pelo governo federal.

Racha

Nos bastidores da política o assunto tem sido as divergências que estão ocorrendo entre familiares após a morte do deputado Fernando Monteiro, no final do ano passado, após a viúva Fabiana Monteiro manifestar interesse em disputar mandato de vereadora na capital. Isto pelo fato do filho de Fernando Monteiro, o suplente Marcos Monteiro está em plena articulação de sua candidatura à Câmara de Teresina. 

06 de fevereiro de 2020

Fala de Bolsonaro sobre ICMS coloca população contra governadores

A fala do presidente Jair Bolsonaro de que zeraria impostos federais sobre combustíveis se os estados zerassem o ICMS é populista.

Num momento em que o Congresso Nacional está prestes a tratar sobre a reforma Tributária, o presidente faria bem melhor se tratasse do assunto com a seriedade que o tema exige. Ao tratar o assunto com uma frase que mais parece deboche, ele coloca a população contra os governadores e desqualifica a discussão sobre a reforma tributária. O ICMS dos combustíveis corresponde a cerca de 30% da arrecadação dos estados e esse dinheiro é essencial para garantir o funcionamento da máquina pública estadual, incluindo a prestação de serviços de educação, saúde, segurança, entre outros. A população sabe que é impossível zerar a carga tributária, o ideal é que o tema seja discutido com muita seriedade. A carga tributária brasileira é alta e injusta, e o que deve ser atacado são as injustiças do sistema. Propor um desafio impossível de ser colocado em prática é brincar com quem estuda a fundo o sistema tributário brasileiro e debochar da população, que muitas vezes não entende do que se trata e pode levar a proposta a sério. 

O chega pra lá que o PC do B deu em Enzo Samuel pega mal para a cúpula partidária. O parlamentar tem uma história dentro do partido, origem humilde e vinculado ao movimento estudantil e no que pese a divergência quanto ao apoio a Firmino Filho, teria total condições de permanecer na sigla e ajudar o partido a alcançar o coeficiente eleitoral para eleição de vereadores. Sua exclusão da lista de pré-candidatos, aparentemente, parece muito mais articulação de quem prefere que o partido continue minúsculo, mas sempre nas mãos de quem tem o poder central e seus afilhados.

Marden, o tucano opositor

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) deu a entender que pode apoiar a oposição na disputa pela Prefeitura de Teresina. Caso o escolhido de Firmino Filho (PSDB) não seja Sílvio Mendes, o parlamentar diz se sentir a vontade para analisar o quadro e quem sabe declarar apoio a um adversário dos tucanos teresinenses. Em 2018, o político de Piripiri teve mais de 10 mil votos em Teresina. 

Erro estratégico

Muitos prefeitos de capitais apostam na eleição de uma bancada de deputados estaduais e federais como forma de “estadualizarem” seus nomes. No caso do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), ele nunca colocou essa estratégia em prática. Na Assembleia Legislativa ele tem apenas um nome, o de Lucy Soares, que é a sua esposa. Até com o sobrinho Firmino Paulo ele é rompido. Já na Câmara Federal, o prefeito é órfão. Apesar de ter sido importante na votação de Margarete Coelho, ele anda longe de ser considerado o responsável por sua eleição.

Morosidade Burocrática

Não é só o consumidor comum que tem sofrido com os serviços da Equatorial Piauí. O setor produtivo tem tido muita dor de cabeça com a concessionária. Isso porque, além da demora nas ligações elétricas de empreendimentos imobiliários concluídos, a Equatorial tem sido bastante morosa na aprovação dos projetos de energia solar.

Combate ao machismo na prática

O deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) comemorou a sanção da Lei nº 7.355, de sua autoria, que proíbe prêmios de valores diferentes para homens e mulheres em competições esportivas no Piauí. A nova legislação tem o objetivo de igualar as condições, independente de gênero, e acabar com o tratamento diferenciado entre gêneros. A medida quebra uma tradição histórica de conceder prêmios menores às mulheres.

Revitalização

Um projeto-piloto de requalificação da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida como Praça da Bandeira, foi apresentado nesta quarta-feira (05) em reunião na Superintendência de Desenvolvimento Urbano SDU Centro/Norte. As professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentaram ao superintendente da SDU, Carlos Daniel, e ao presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Luis Carlos, os detalhes do projeto-piloto. A requalificação do local será executada por meio de um termo de convênio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Departamento do curso de Arquitetura da UFPI.

05 de fevereiro de 2020

Número de suplentes na Alepi pode chegar a oito em breve

Nos bastidores já se comenta a possibilidade do governador Wellington Dias levar mais dois deputados estaduais para seu secretariado.

 Isso além de Wilson Brandão e Pablo Santos, que vão retornar às funções na próxima semana. A medida colocaria na Assembleia Legislativa os suplentes Paulo Martins e Liziê Coelho. Caso o governador confirme a tese dos bastidores, ele volta a fazer o que fez no último mandato, quando articulou para que mais de 10 suplentes assumissem os mandatos e elevassem os gastos com o parlamento em milhões de reais por ano. Mais do que isso, o governador também acena que a chamada política de corte de gastos é flexível e pode ser colocada de lado a depender das circunstâncias.

O deputado estadual Júlio Arcoverde foi eleito por unanimidade vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele vai ocupar o cargo que ficou vago após a morte de Fernando Monteiro, em 26 de dezembro. Com 26 votos, Arcoverde agradeceu o apoio dos colegas presentes e disse estar preparado para ajudar o presidente Themístocles Filho a conduzir os trabalhos. 

Prego batido

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, consolidou o apoio do Partido dos Trabalhadores a empresária Jesus Sampaio na corrida pela Prefeitura da cidade.  O grupo que hoje comanda o município deve sair coeso em torno do nome apoiado pela atual gestora. Ela também tem o apoio da direção estadual do partido, por meio de Assis Carvalho e Francisco Limma.

Partidos dos empresários...

Tanto em Esperantina quanto em Picos, o Partido dos Trabalhadores deve apresentar nomes que nunca tiveram ligações com o partido e reconhecidos pela presença no mundo empresarial. No caso de Esperantina, a pré-candidata chegou a apoiar publicamente Bolsonaro a presidente. Pelo visto, o cenário local se sobrepõe a projetos de identidade ideológica e o mais importante é trabalhar nomes competitivos para a sigla continuar no poder. No caso de Picos, o pré-candidato é o mega empresário Araujinho.

É golpe

A nova legislação trabalhista tem dado mais uma forma de trabalhadores sofrerem golpes por parte das empresas. Com o fim da homologação da demissão em sindicatos, empresas orientam funcionários (analfabetos e sem acompanhamento de advogados) a assinar a rescisão mesmo sem ter recebido o dinheiro. E dão calote... Os casos que tem ganhado repercussão ocorreram no Rio de Janeiro, após reportagem do jornal O DIA carioca, mas serve para mostrar a atenção que trabalhadores sem instrução precisam ter na hora de negociar seus direitos com empresas. 

Agenda

O município de Marcolândia recebe nesta quarta-feira, 5, o governador Wellington Dias, que vai entregar à população obras de mobilidade urbana. O DER tem ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas, somando um total de mais de 17 mil m².

Treinamento

Com objetivo de capacitar os gestores e servidores estaduais para o processo de prestação de contas das Unidades Gestoras do Estado do Piauí, o TCE-PI realizará no dia 12 de fevereiro  o curso “Prestação de Contas dos Órgãos Estaduais”. O evento será realizado partir das 9h na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes. As inscrições são direcionadas aos gestores e servidores dos órgãos estaduais e podem ser realizadas no site da Escola de Contas.

04 de fevereiro de 2020

PGr dá parecer favorável a regime semiaberto para Geddel

Segundo os advogados, Geddel pode passar para o regime semiaberto, no qual o preso é autorizado a sair durante o dia para trabalhar e retorna ao presídio à noite.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ontem (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão do regime de prisão semiaberta ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso desde julho de 2017. Em outubro do ano passado, Geddel foi condenado pela Segunda Turma do STF a 14 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa na ação penal do caso relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados pela Polícia Federal (PF) em um apartamento localizado em Salvador.

O parecer da PGR, assinado pela subprocuradora Lindôra Araujo, foi motivado por um pedido da defesa do ex-ministro ao Supremo. Segundo os advogados, Geddel pode passar para o regime semiaberto, no qual o preso é autorizado a sair durante o dia para trabalhar e retorna ao presídio à noite.

O presidente estadual do Cidadania e pré-candidato a vereador em Teresina, Celso Henrique, em reunião em Brasília com Roberto Freire, presidente Nacional do Cidadania23, entrega cópias do processo de expulsão do vereador Lázaro. Na ocasião, Celso comunicou que vai se licenciar pelo período em que o recurso do parlamentar for analisado. Neste período, quem assume a direção do partido é o deputado estadual Oliveira Neto. Segundo Ceslo Henrique, Roberto Freire disse que as decisões da municipal de Teresina e estadual do Cidadania, serão respeitadas pela Direção Nacional. Mas se a gente for analisar pelo semblante de Freire, ele não ficou satisfeito com a medida. 

Errata 

O valor atual cobrado por hectare no cerrado piauiense para a regularização fundiária é de R$ 350,00 e não R$ 370,00, como informamos na reportagem veiculada na edição de ontem (3) do Jornal O Dia. Um decreto, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 11 de dezembro, atualizou os valores cobrados nas quatro macrorregiões do estado. A dado desatualizado foi repassado à reportagem pela diretoria de operações do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Uma comissão, formada por representantes do Interpi, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Fazenda e Secretaria de Planejamento, trabalha para elaboração da nova planilha, que deve ser divulgada em breve.

União do Nordeste

A consolidação do Consórcio Nordeste foi destacado pelo governador Wellington Dias na Mensagem Anual lida na abertura do Ano Legislativo nesta segunda-feira, 3. Com a união dos estados foi possível assegurar parcerias no turismo, na compra coletiva de medicamentos e insumos hospitalares, além do fortalecimento de um projeto histórico de desenvolvimento da região.

Vai, mas não vai...

O caminho natural de Flávio Nogueira é o Republicanos. Mas a demora do PDT em solucionar o impasse com o parlamentar tem deixado ele cauteloso. A verdade é que sem a expulsão dele da sigla, ele fica impedido de sair, tendo em vista o risco de perder o mandato. Mas ele tem se articulado nos bastidores e deve indicar em breve o presidente regional do Republicanos, com a anuência de Gessivaldo Isaías.


O deputado federal Assis Carvalho partiu para cima da Prefeitura de Teresina, com uma estratégia de comunicação que visa mostrar a participação dele nas obras construídas na área da saúde. Autor de emendas parlamentar para construção de 37 unidades básicas de saúde em Teresina, ele utilizou uma reportagem do site da Prefeitura e ampliou a manchete incluindo uma informação que não constava no texto.