Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O Universo Marvel como nunca foi visto antes

Depois da saga Guerras Secretas o Universo Marvel terá mudanças radicais

04/09/2016 16:49

Já estão “invadindo” as bancas de todo o país as “Guerras Secretas”, considerada a maior mais importante super saga da Marvel. Para falar sobre o assunto, entrevistamos com exclusividade Rodrigo Guerrino, o editor das publicações Marvel da editora Panini Brasil. Guerrino contou como essas transformações devem afetar o Universo Marvel. Segundo ele, o “evento marca um fim, mas também um recomeço”. Personagens como o Homem de Ferro, Hulk e o Homem Aranha serão apresentados de uma forma nunca vista antes. E essas mudanças serão definitivas? O editor lembra que, em se tratando de quadrinhos, “nunca é possível apostar todas as fichas dizendo que as mudanças são para sempre”. Mas de qualquer forma, no mínimo, esses acontecimentos trarão consequência ao Universo Marvel. Fechando esse agradável bate-papo, Rodrigo Guerrino adiantou algumas edições especiais que estarão chegando muito em breve. Confira!


Guerras Secretas está sendo apontada como a maior saga da Marvel dos últimos anos, dizem que nada mais será como antes. Podemos esperar tudo isso mesmo? E como será a publicação aqui no Brasil, teremos quantos números?

Não é exagero, não. A Marvel já vinha trabalhando com a ideia de fundir seus universos há algum tempo, com personagens de uma realidade se encontrando com os de outra. O evento marca um fim, mas também um recomeço. Leitores observadores perceberão que no fundo a coisa toda tem a ver com o confronto eterno de dois homens e seus ideais antagônicos, Reed Richards e Victor von Doom, que estiveram presentes nos primórdios da Marvel e que agora também merecidamente protagonizam o encerramento/recomeço da editora envolvendo todas as suas criações. No Brasil a minissérie principal terá nove edições, publicadas de julho a novembro, com edições especiais saindo simultaneamente.  


Existe algum personagem que será mais afetado nestas transformações?

Na verdade, todos. As transformações estão sendo mostradas lá fora e ainda não pararam, ou seja, ninguém sabe ao certo quando e se vão parar! Primeiramente, é importante falar sobre o Universo Marvel. Pelo que foi mostrado até agora, o Multiverso ainda existe, mas o Universo Ultimate (Terra 1.610), de onde vieram o Homem-Aranha Miles Morales e os Supremos, não. Assim, muitos heróis de lá, que sobreviveram às Guerras Secretas, estão abrigados no principal, a Terra 616 tradicional. Outro ponto: as primeiras revistas lançadas após Guerras Secretas mostram eventos que aconteceram oito meses depois, sendo que muita coisa que houve antes disso não foi explicada ainda. Algumas mudanças que acho que valem a pena serem destacadas: Destino está retornando de uma forma completamente diferente do que estamos acostumados, sem armadura e bastante envolvido com as ações de Tony Stark. Este, por sua vez, não está mais atrás da armadura de Homem de Ferro, que agora é ocupada por outra pessoa. Miles Morales, o Homem-Aranha do Universo Ultimate, vai ter um destaque ainda maior do que estava tendo, sendo que ele é o Aranha a integrar a nova formação dos Vingadores junto com vários personagens que “deram muito certo” antes da saga, como a Thor e a nova Miss Marvel, Kamala Khan. Peter Parker surge ocupando uma função muito semelhante à de Tony Stark, com sua própria empresa, um avanço das Indústrias Parker que já vimos em histórias anteriores, trabalhando com invenções para a SHIELD. Bruce Banner não é mais o Hulk... agora o Golias Esmeralda é o gênio Amadeus Cho, que curou o cientista (algo que está sendo revelado bem lentamente por meio de flashbacks). O monstro controla a personalidade do personagem em 85%. Após a liberação da Nuvem Terrígena na Terra, por Raio Negro, na minissérie Infinito, a atmosfera terrestre se tornou nociva aos X-Men, que tiveram que ir para o espaço. X-23 virou o Wolverine. O Quarteto Fantástico está desaparecido, mas alguns de seus membros se viraram como foi possível, com Johnny Storm indo para os Inumanos e Ben Grimm, o Coisa, integrando os Guardiões da Galáxia ao lado de Kitty Pryde, que virou a líder dos Guardiões depois que o Senhor das Estrelas assumiu o trono do planeta Spartax. E tem muito mais mudanças pra Marvel mostrar ainda: a Capitã Marvel se transformou numa super-heroína primordial, possui um satélite, e assumiu a organização ESPADA e a Tropa Alfa. Ela agora quer controlar TUDO junto com os Supremos, que assumiram uma postura bem próxima à dos Illuminati – as autoridades máximas dos rumos que o Universo Marvel costuma tomar, sempre agindo nos bastidores. Ufa, é muita, muita coisa e não descrevi nem a metade!        

 

E falando em transformações, normalmente toda mudança entre os super-heróis certamente é desfeita no futuro. Teremos mudanças definitivas desta vez ou não?

É difícil dizer se as mudanças serão definitivas ou não, mesmo porque, como eu disse, o Universo Marvel está em transformação – mais do que nunca agora. Em se tratando de quadrinhos, nunca é possível apostar todas as fichas dizendo que as mudanças são para sempre, pois estamos acostumados a ver personagens que morreram ressuscitar, né? De qualquer forma, a Marvel tem uma linha cronológica estabelecida, e normalmente as mudanças que ocorrem hoje têm impacto na vida de seus personagens amanhã. Não é como se o editorial dissesse: “Ah, vamos remover esse histórico de fulano e dizer que nunca aconteceu”. Na verdade, aconteceu, sim. O que ocorre muitas vezes é aquela informação ser evitada a todo custo dependendo de como foi recebida pelos leitores. “Aconteceu, mas não vamos falar sobre isso, ok? “, creio que essa frase se aplique mais à situação.


A crítica mais comum as super sagas é “buscar um aumento nas vendas”. O que Guerras Secretas tem de diferente para fugir deste tipo de crítica?

Guerras Secretas não foi planejada simplesmente para ser um megaevento que reúne seus principais personagens numa grande luta desenfreada. Foi estabelecida para mudar o status quo de um universo que tem mais de cinquenta anos de história, por isso é tão importante. É algo com que seu autor, Jonathan Hickman, já vinha trabalhando há muito tempo nas séries Os Vingadores e Novos Vingadores. Pelo que estamos vendo sair nos EUA, a afirmação “depois dela, nada mais será o mesmo” é bem real. Ao término de Guerras Secretas, todos os personagens envolvidos poderiam ter voltado para suas vidas normais, mas a fase atual que suas revistas vivem lá fora está aí para mostrar que não é bem assim que a coisa segue.  


Mudando um pouco de assunto! Quais os critérios que vocês levam mais em consideração na hora de decidir republicar alguma obra? Comentários de leitores nas rede sociais é um deles?

Para os primeiros lançamentos, quando a revista ou livro vai ser impresso pela primeira vez, creio que a coisa mais importante seja a relevância da obra, o que ela vai representar na cronologia daquele personagem e se é importante para seu desenvolvimento no futuro. Não tem como deixar de lançar O Cavaleiro das Trevas III e Guerras Secretas por motivos óbvios. Se estamos falando de relançamentos, a Panini já tem alguns títulos que não podem faltar em seu catálogo, como os clássicos Guerra Civil, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Watchmen, A Piada Mortal, Sandman e Os Supremos, por exemplo, que frequentemente ganham reimpressões. Importante destacar também que as expectativas de vendas e os pedidos dos leitores têm forte impacto nessa decisão.  


Como a Panini está trabalhando a questão da distribuição. É verdade que algumas coisas demoram mais a chegar por aqui (Nordeste)? Deixamos de receber alguma coisa?

Neste caso, não é que demoram mais. É que o Brasil é um país continental e como a Panini é sediada em São Paulo, as publicações mensais costumam chegar mais rápido por aqui e levam alguns dias a mais para chegar em todos os outros estados – incluindo o interior de São Paulo. Mas nada deixa de ser enviado. Todas as publicações são distribuídas em todos os estados.


Agora para deixar nossos leitores bem animados, cite alguns grandes lançamentos que estão chegando em breve!

Vem por aí: Dr Estranho (TPB), X-Men A Batalha do Átomo (capa dura), Super Crooks (capa dura), Novissimos X-Men Deslocados (capa dura), Fabuloso Vingadores Ragnarok (capa dura) e Indestrutível Hulk Agente da SHIELD (capa dura).

Mais sobre: