Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Editora lança "A Dimensão Estética do Brinquedo"

O autor aborda as diversas maneiras da utilização de brinquedos instituídos pela cultura do mundo adulto e suas interações no universo infantil

27/05/2016 16:13

A Marsupial Editora traz para as livrarias a obra “A Dimensão Estética do Brinquedo”, de Alexandre Silva dos Santos Filho. O livro tem 112 páginas e traz uma reflexão crítica sobre a dimensão estética do brinquedo, mediante as qualidades fundamentais que o artefato lúdico assume sob o domínio da forma estética.

Indispensáveis e participando da vida das crianças cotidianamente há muito tempo, os brinquedos se distinguem por suas propriedades em poder indicar habilidades, destrezas físicas e motoras,  ilustram histórias, desenvolvem o comportamento social e, para grande parte da população, ajuda a estabelecer diferenciação sexual entre gêneros mediante as qualidades fundamentais que o artefato lúdico assume sob o domínio da forma estética. O livro é um estudo teórico que tem fundamentos  losó  cós em Kant e na Teoria Crítica, e traz uma reflexão crítica sobre a dimensão estética do brinquedo, mediante as qualidades fundamentais que o artefato lúdico assume sob o domínio da forma estética.

“Pensa-se que o brinquedo é uma experiência radical com a forma estética no mundo da criança. Tal experiência é mediada pelas contradições da sociedade, convertendo a relação da criança com a forma estética em uma aproximação entre arte, estética e artefatos lúdicos, promovendo a autonomia de criação infantil em meio às condições heterônomas dadas pela capacidade de esquematização da própria criança. A pesquisa mostra que existe um modo de as crianças usarem o brinquedo instituído pela cultura do mundo adulto, subvertendo o esquematismo, ampliando a dimensão estética no brinquedo o que proporcionará um caráter emancipatório no ato com o/e no brinquedo” comenta o autor.

O livro é  indicado para professores, educadores, pais, psicólogos, recreadores e atua como um elemento coadjuvante para reflexão e discussões sobre o assunto. Pode ser encontrado nas livrarias  Amazon, Cultura e Travessa ou pela loja On-Line da Editora http://www.lojamarsupial.com.br/

Mais sobre: