• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Polivox

Destaques da FIQ 2013

Mário David, presidente do Núcleo de Quadrinhos, esteve lá e conta como foi

25/11/2013 10:15h

Participar do Festival Internacional de Quadrinhos, que neste ano chegou a sua oitava edição, foi uma experiência para qualquer admirador da nona arte. A programação é tão intensa que chega a cansar ao fim do dia, satisfatoriamente é claro. Mas não é para menos. Foram mais de 80 convidados nacionais e internacionais, centenas de lançamentos entre HQs de produção independente e pelas editoras, além de oficinas, minicursos e exposições de quadrinhos.

O destaque do FIQ 2013, sem dúvidas, foi a presença surpresa de Maurício de Sousa no painel que reuniu todos os autores do projeto Graphic MSP já lançados, encabeçado pelo jornalista e editor de novos projetos da Maurício de Sousa Produções, Sidney Gusman. Na ocasião, foram anunciadas mais quatro novas produções e duas continuidades:

Astronauta 2 e Turma da Mônica 2. As obras serão escritas e desenhadas pelos mesmos nomes de suas predecessoras: Danilo Beyruth e Cris Peter, de Astronauta: Magnetar; e Turma da Mônica: Laços, dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.

Mas o FIQ conseguiu oferecer ainda mais. Nomes como George Peréz e Ivo Milazzo, de grande representação internacional, também estiverem presentes. O espaço do evento foi visitado por várias escolas que transitaram principalmente para admirar as obras expostas do homenageado Laerte e das que compuseram o livro Ícones dos Quadrinhos, de autoria do curador do FIQ, Ivan Costa.

E junto a tudo isso, dezenas de estandes com inúmeros títulos de HQs fizeram a alegria dos fãs ao mesmo tempo em que esvaziaram seus bolsos, pois opções não faltaram. E por fim, para os quadrinhistas em crescimento, houve momentos de desenho ao vivo, análise de portfólios e um grande mural para desenho livre e divulgação profissional.

Num breve resumo, o FIQ consegue fazer jus ao nome, sendo de fato, um grande festival sobre histórias em quadrinhos. Que venha 2015!

Colaboração: Mário David Pinto de Melo, presidente do Núcleo de Histórias em Quadrinhos do Piauí


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas