Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Como começar a ler HQ?

É comum leitores pedirem indicações de histórias em quadrinhos para primeira leitura

28/05/2015 17:09

Acompanho sempre os blogs, canais no Youtube e sites sobre história em quadrinhos em busca de novidades. E um dos temas que volta e meia ganha destaque é a busca pelo melhor caminho para começar a ler histórias em quadrinhos. Qual a revista mais indicada? É melhor começar pelas HQs de heróis, mangás, terror ou realistas? 

Reconheço que algumas vezes cometi o erro de tentar indicar o mesmo caminho que passei, recomendando ler as mesma revistas que li. É um erro por que não podemos fugir da nossa individualidade. O primeiro passo, portanto, seria buscar algo gênero que mais lhe atrai, seja aventura, terror, suspense ou ação. Tenha toda a certeza que sempre existirá uma grande obra em cada um destes temas.

Uma coisa, no entanto, é importantíssima de ser lembrada: apesar de várias semelhanças com o cinema e a literatura, as histórias em quadrinhos possuem uma característica toda própria. Essa comparação é uma das coisas mais nocivas. Ninguém é melhor que ninguém, e todas estão intimamente ligadas.

Minha indicação, na verdade, é, qualquer que seja a obra, leia uma primeira vez se entregando a história, esqueça o resto. Depois faça uma segunda leitura observando os detalhes dos desenhos, de como o artista trabalhou a quadrinização, a construção do enredo e outros detalhes.

Mais sobre: