Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A Mônica cresceu!!

A Polivox entrevista Mauricio de Sousa com exclusividade sobre os 50 anos da Mônica

13/06/2013 19:30

Turma da Mônica. Qual o brasileiro que nunca ouviu falar dela? Pois é! Nossa querida amiguinha dentuça está completando 50 anos. Para comemorar essa data tão importante, seu criador, o genial Mauricio de Sousa, está com várias novidades para esse e para os próximos anos. Em uma entrevista exclusiva com a Polivox, o quadrinista e empresário falou um pouco da emoção da data e das transformações que a turminha mais querida do Brasil vem passando nos últimos anos. Com a Turma da Mônica da Jovem, por exemplo, o sucesso tem sido algo espetacular, chegam a vender cerca de 500 mil exemplares em alguns momentos. Mas várias outras boas novas estão vindo por ai, garante Mauricio de Sousa. Confira a entrevista:

Polivox - Qual o seu sentimento ao ver a Mônica completar 50 anos?

Mauricio de Sousa - Sentimento de alegria. A responsabilidade aumenta para mantê-la nesse patamar de sucesso.

Polivox - A Turma da Mônica chegou a fase adolescente com a série Turma da Mônica Jovem. O sr. está feliz com esse avanço? Teve medo no início de fazer essa aposta?

Mauricio de Sousa - Geralmente, quando pensamos algum produto, fazemos estudos e mais estudos para dar certo. E apesar das descrenças naturais do mercado sempre provamos que estamos no caminho correto. Foi assim com a Turma da Mônica Jovem. Quando alguns pensavam que essa série poderia "canibalizar" a turminha clássica, aconteceu o contrário. Fortalecemos os laços dos leitores das várias gerações por quem passamos com a turminha. E a Turma da Mônica Jovem é hoje a revista de quadrinhos que mais vende no ocidente. Chegamos a mais de 500 mil exemplares em alguns momentos e isso nem os super-heróis americanos conseguem. Só o Japão com seus mangás nos superam. Até agora, é claro! (risos).

Polivox - Podemos esperar novas etapas, chegar a fase adulta, por exemplo?

Mauricio de Sousa - Sim. Depois do sucesso da edição de casamento da Mônica com o Cebola, em um sonho futurista, sentimos que daria para criar uma série da Turma da Mônica Adulta. A ideia é que seja uma espécie de folhetim onde os personagens envelheçam junto com os leitores. Espero que daqui uns três, quatro anos estejamos desenvolvendo essa série.

Polivox - Personagens ligados ao futebol já temos o Pelezinho e sua turma e a agora acaba de ser lançado o Neymar. Um faz parte da história, o outro está só começando. O que o levou a apostar na figura do Neymar?

Mauricio de Sousa - Não por apenas ele ser um jovem craque no futebol, mas também pelo carisma do Neymar.

Polivox - E, finalmente, quais outras novidades podemos esperar este ano e para os próximos?

Mauricio de Sousa - Muitas novidades vêm por aí. Acabamos de estrear a remontagem de nossa primeira peça de teatro - Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta - em grande estilo. Depois de São Paulo deve correr pelo Brasil. Também a exposição dos 50 anos da Mônica, no Museu Brasileiro da Escultura - MUBE, em São Paulo, que traz todo histórico desses anos onde a personagem passou por algumas mudanças visuais (mas nunca de temperamento). No próximo mês todos irão conhecer o Chico Bento Moço. Ele terá seus 18 anos e ingressará na Faculdade de Agronomia. . . Mais animações para a TV, a animação da Turma da Mônica Toy para os jovens e as graphic novels, ilustradas pelos mais importantes desenhistas do mundo, brasileiros e estrangeiros.

Mais sobre: