Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Municípios e Estado implantam Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos

Municípios e Estado implantam Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos

09/06/2015 08:49

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (08), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma reunião para tratar sobre a implantação do Sistema Estadual de Transporte de Pacientes Eletivos, no Território Entre Rios. Os municípios, através da APPM, e o Estado vão custear o serviço.

O governo do Piauí adquiriu 30 micro-ônibus para realizar o deslocamento dos pacientes de todo território para realização de consultas e exames fora de seus domicílios. O transporte será feito para Teresina ou outras cidades mais próximas que sejam referência em atendimentos de média e alta complexidade.

DSC_0017.JPG

Os prefeitos solicitaram que a seleção dos motoristas e ajudantes seja feita de maneira transparente, com a participação de profissionais dos próprios municípios. As câmaras municipais terão que aprovar o termo de compromisso para a contratação de uma organização social que fará a gestão do sistema. A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) solicitou a intermediação da APPM para a efetivação do convênio.

Segundo o secretário da Saúde do Piauí, Dr. Francisco, a iniciativa é de suma importância. “Estamos apostando num projeto que deve avançar e, com ações planejadas e bem estruturadas podemos desenvolver a saúde do nosso Estado”, relatou.

Os veículos devem estruturar o Sistema de Transporte de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram adquiridos através do QualiSUS, projeto do Governo Federal de qualificação e atenção à Saúde com recursos do Banco Mundial com investimento de R$7,1 milhões.

O transporte de pacientes eletivos vai beneficiar cerca 1,5 milhão de pessoas que vivem nas cidades de Teresina, Alto Longá, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Palmeirais, Pau D’Arco do Piauí, Altos, José de Freitas, Agricolândia, Angical do Piauí, Barro Duro, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D’Água do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, Miguel Alves, União, Jardim do Mulato, Nazária, Água Branca, Amarante, Coivaras e Regeneração.

DSC_0018.JPG

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: