Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo busca retomada de investimentos na produção de celulose

Governo busca retomada de investimentos na produção de celulose no Piauí

18/01/2018 11:02

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa quarta-feira (18), em Brasília, com o presidente executivo da Altri Brasil, José Fernandes, e o senador Ciro Nogueira. Na pauta, foi discutida a implantação de uma empresa de industrialização para produção de celulose na região do Médio Parnaíba.

A empresa portuguesa pretende reaproveitar o volume de áreas plantadas pela empresa Suzano, que não concluiu os investimentos no estado. Áreas de plantação de eucalipto na região de Palmeirais, Nazária, Monsenhor Gil e Regeneração estão sendo analisadas.

O interesse surge como prioridade para o governo que espera gerar quatro mil novos empregos no estado. “É um investimento de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, portanto, de grande monta. Apresentaremos até a próxima semana mais um conjunto de informações sobre a região mais adequada, sobre os estudos que foram feitos apontando a ligação desses empreendimentos com a proximidade da ferrovia que liga Teresina ao Porto de Itaqui e ao Porto de Pecém”, explicou Dias.

Viagem à Europa

Até o início de fevereiro, a Altri deve enviar uma equipe técnica para visitar o Piauí. No fim do memso mês, o governador deve fazer uma viagem a Portugal onde se reunirá com a equipe executiva da empresa. Na Europa, Dias ainda trata de agenda de ativos verdes com o governo português, que demonstra interesse em comprar certificação de ativos verdes do Piauí na linha do programa de contenção dos efeitos das mudanças climáticas.

Na agenda internacional, o governador do Piauí apresentará a investidores europeus o portfólio de investimentos do estado junto a outros cinco chefes de executivo estadual, dentre eles os governadores de São Paulo e Minas Gerais. O evento será realizado na Inglaterra e vai reunir os seis estados brasileiros com maior destaque na área de investimentos de Parceria Público-Privada (PPP).

Deputado Mainha

Na agenda em Brasília, o governador ainda se reuniu com o deputado Mainha. “Ele manifestou toda prioridade para uma emenda que destinou junto à Secretaria de Estado da Saúde voltada para equipamentos que beneficiam os municípios. Tratei com o secretário Florentino Neto. Parte dos equipamentos já chegaram e vai acertar o cronograma de entrega para os municípios”, informou Dias

A conversa também tratou sobre a estrada que liga a BR-407, na região de Picos a Itainópolis. O governador garantiu que as obras serão retomadas no fim de janeiro, logo após o período de férias coletivas da empresa contratada.

Fonte: Ascom
Mais sobre: