Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cerca de 120 mil pessoas foram atendidos com o transporte eletivo em 2018

Somente pacientes, foram mais de 84 mil que puderam vir à capital, para atendimento.

04/01/2019 10:30

O Sistema Estadual de Transporte Eletivo, apenas neste ano de 2018, trouxe cerca de 120 mil passageiros de diversos municípios, dentre pacientes e acompanhantes, para tratamento ambulatorial na capital. Essa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Banco Mundial, que permite o transporte de pacientes de forma segura, com acessibilidade e sem nenhum custo ao usuário. 

Pelo Transporte Eletivo, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem agendamento para algum procedimento ambulatorial em Teresina, é garantido o traslado, gratuito e diário, nos 29 municípios que integram a região Entre Rios. Somente pacientes, foram mais de 84 mil que puderam vir à capital, para atendimento.

“O serviço garante deslocamento de usuários do SUS de municípios do Piauí para darem continuidade aos seus tratamentos na capital, de forma segura e confortável”, pontua Cristiane Moura Fé, diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde.  

Para ter acesso ao transporte, a pessoa deve solicitar o agendamento na Secretaria da Saúde do seu município, com direito a passagem de ida e volta e acompanhante, no caso de crianças, idosos e pessoas com deficiência.

O sistema dispõe de 22 micro-ônibus com ar-condicionado, adaptados para pessoas com deficiência e capacidade para 26 usuários. O serviço é executado em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), e administrado pela Associação Reabilitar, entidade social sem fins lucrativos.

Fonte: Ascom
Mais sobre: