• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pelo Piauí

10 de janeiro de 2018

Confederação esclarece estornos e créditos do Fundeb dos Municípios

Confederação esclarece estornos e créditos nas contas do Fundeb dos Municípios

O estorno dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ocorrido nesta quarta-feira, 20 de dezembro, trouxe vários questionamentos dos gestores municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que essa medida ocorreu por causa da publicação da Portaria MEC/MF 8/2017, que trata da reestimativa de receitas do Fundeb para o ano de 2017 e da retificação do Censo Escolar 2016.

A CNM entrou em contato com a coordenação do Fundeb/FNDE para esclarecer as dúvidas dos gestores em relação aos estornos e créditos nas contas municipais. A entidade foi informada que a Portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 30 de novembro, trouxe a adequação nos repasses para 2017 em razão dessa retificação das matrículas do Censo Escolar de 2016.

De acordo com a orientação da Coordenação do Fundeb, foram feitos estornos referentes aos valores distribuídos com base nos coeficientes de distribuição estabelecidos por meio da Portaria MEC/MF 8/2016 desde o dia 1º de janeiro daquele ano até a data de publicação da Portaria MEC/MF 8/2017. Os créditos dos valores devidos foram repassados imediatamente conforme novos coeficientes de distribuição estabelecidos por meio da Portaria MEC/MF 8/2017 referentes ao mesmo período.

04 de janeiro de 2018

Teresina receberá última etapa da prova de bikes do Cerapió 2018

O percurso total ficou com 65km de trecho cronometrado e 79km de percurso total

Faltam poucos dias para o Cerapió 2018. A expectativa já toma de conta dos atletas inscritos para a prova de bike. Uma das etapas mais esperada é a última, que acontece em Teresina (PI), no dia 27 de janeiro. A organização do rally abriu inscrições somente para esta etapa, quando será promovido o Desafio Cerapió Audax. 

O levantamento do Circuito Teresina identificou que não haverá ganho significativo de altimetria, apenas 700m, mas que não será responsável por tornar a prova menos desafiadora dos que as demais etapas. O percurso total ficou com 65km de trecho cronometrado e 79km de percurso total, considerando a largada neutra até o inicio da trilha.

"Logo no inicio teremos uma trilha que mistura piso natural com estradinha cobertas com piçarra numa sequência de ladeiras e trilhas rápidas. Passaremos ainda pelas trilhas do famoso Araxá Bike Bike, onde haverá uma Zona de Apoio Técnico e seguiremos já no sentido de volta para Teresina, aonde chegaremos ao mesmo ponto de partida, o Teresina Shopping", adiantou Zenardo Maia, diretor da prova de bikes do Cerapió 2018. 

O diferencial desta última etapa é a realização do Desafio Cerapió Audax, pensado pela organização do rally aos interessados em participar somente de uma parte da prova e sentir de perto a emoção de largar no maior rally de Regularidade das Américas. Os atletas devem se encaixar em uma das quatro categorias Open: Feminino (19 a 35 anos), Feminino (acima de 35 anos), Masculino (19 a 35 anos) e Masculino (acima de 35 anos).  

Após finalizar a terceira etapa em Piripiri (PI) os bikers e suas equipes de apoio deverão fazer um deslocamento de 176 km até chegar a capital piauiense, conhecida por sua hospitalidade e rica culinária onde reina os melhores pratos típicos preparados com os sabores do sertão. No último dia, a prova terá largada e chegada no Teresina Shopping, onde também acontece a festa de premiação. 

As inscrições continuam abertas no site oficial (www.cerapio.com.br) até o dia 15 de janeiro. Não fique de fora desta grande aventura! 

Mais detalhes 
Após a conclusão do levantamento e últimos ajustes da prova de bike, a organização do Cerapió 2018 buscou o melhor para escolher trilhas, como já é uma marca reconhecida do rally. Informações mais detalhadas serão disponibilizadas no Mapa de Apoio que todos os atletas receberão em seu kit de prova.  

"A  estratégia de corrida aliada a força de vontade de querer ultrapassar a linha final de chegada vai fazer a diferença. As quilometragens e percursos da prova só serão alterados em casos excepcionais, onde de alguma forma a trilha original traga riscos para os atletas ou à organização", disse Zenardo Maia.  

A equipe técnica da modalidade bike tem estrutura própria e contará com mais de 40 pessoas entre, comissários, auxiliares técnicos, assessoria de imprensa, médicos, socorristas e cronometristas todos prontos apara agir com responsabilidade e respeito aos competidores. 

O Cerapió 2018 tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobras, Governo do Estado do Piauí e Honda Consórcio; apoio da Audax e Prefeitura de Teresina; e colaboração da Michelin. 

27 de dezembro de 2017

Detran realiza ações educativas e de fiscalização no réveillon no litoral

Detran realiza ações educativas e de fiscalização no réveillon no litoral

O destino de muitos turistas neste fim de ano é o litoral do Piauí. Ciente disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizará ações de orientação, educação e fiscalização de trânsito com o intuito de conscientizar e sensibilizar os condutores para os cuidados na direção.

A partir desta quarta-feira (27), uma equipe de educadores de trânsito estará em Parnaíba e Luís Correia recepcionando os turistas que chegam para curtir as praias. Será distribuído material informativo chamando a atenção para a importância dos equipamentos de segurança, sobre o excesso de velocidade nas vias, dentre outras dicas, tudo com o intuito de, assim, evitar acidentes e demais transtornos provocados pela imprudência e desrespeito às leis do trânsito.

De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do órgão, as atividades que serão desenvolvidas irão reforçar a ideia de um réveillon pacífico, preparação e comemoração de um ano que estar por vir e que não combina com acidentes ou mortes no trânsito. "Os técnicos da escola darão destaque à importância da prevenção e educação no trânsito alertando para o perigo de misturar álcool e direção principalmente entre os jovens, respeito às sinalizações, uso dos equipamentos de segurança”, pontuou.

A diretoria de Infrações do Departamento está realizando blitzen com o intuito de organizar o trânsito nas principais vias de acessos às praias, como a do Coqueiro e Barra Grande, a ação contará com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran).

“Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos no litoral, o que exige atenção especial por parte do Detran, a fim de prevenir excessos para que todos aproveitem as festas de maneira consciente e segura. Essas ações conjuntas são essenciais para os condutores se conscientizarem quanto aos perigos que o trânsito pode oferecer nesta época”, salienta Levi Gomes, diretor de Infrações.





Enquete

Você tem visto policiamento nas estações de ônibus em Teresina?

ver resultado