• Campanha Mobieduca
  • Teresina shopping
  • HEMOPI - Junho vermelho
  • ITNET
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
ODIA Municípios

ODM prepara premiação para entidades e transição para ODS

ODM prepara premiação para entidades e transição para ODS

03/06/2015 09:04h

Esse ano os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) chegam ao seu fim e a transição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está em curso. Para debater esse tema, e a criação de um selo para premiar as entidades que lutam pela causa, diversas instituições reuniram-se na manhã desta terça-feira (02) na Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI), Ação Arquidiocesana (ASA), APPM, Núcleo ODM, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/PI), AIESEC, IMAP, Associação Piauiense de Primeiras Damas (APPD), Escola dos Municípios, Banco do Nordeste, Secretaria de Planejamento de Teresina e Secretaria de Estado da Saúde debateram a transição dos ODM para os ODS e garantiram apoio a criação do prêmio pelas boas práticas relacionadas aos objetivos, em instituições e municípios. 

Construção da nova agenda 

Os ODS propostos estão sendo construídos sobre as bases estabelecidas pelos ODM, procurando completar o trabalho inacabado referente a eles e responder a novos desafios. Esses objetivos constituem um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável.

No total, são 17 objetivos e 169 metas sobre questões de desenvolvimento sustentável apresentados no documento, que irão pautar a nova agenda de desenvolvimento das Nações Unidas. Um dos objetivos se refere aos meios de implementação e financiamento da sustentabilidade. Já os outros 16 objetivos são temáticos, e procuram aumentar a ambição dos ODM (pobreza, saúde, educação, gênero) e  promover a sustentabilidade econômica (crescimento inclusivo, empregos e infraestrutura) e a sustentabilidade ambiental (mudança do clima, oceanos e ecossistemas, consumo e produção sustentável). Tudo isso aliado às sociedades pacíficas e inclusivas (agenda de governança, Estado de direito, violência).

Edição: Geysa Silva

Deixe seu comentário

Tags: odm, odm,


Notícias Relacionadas