Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artista plástico Nonato Oliveira visita OAB Piauí

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, Nonato Oliveira é um artista de traços únicos

04/05/2021 11:28

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, recebeu o artista plástico piauiense, Nonato Oliveira, na manhã dessa segunda-feira (03). Sua arte, obras, carreira e outros assuntos foram temas da conversa, que foi finalizada com um passeio pela Seccional, que têm diversas obras produzidas pelo artista. Uma dessas obras possui cerca de 6 metros, sendo a maior tela inteira que o artista já produziu, ficando exposta na escada central da OAB Piauí.

Nonato Oliveira abandonou as faculdades de Direito, Economia e Matemática para se dedicar à arte, sendo considerado uma das maiores referências de arte do Nordeste. Ao longo de 50 anos de carreira, o artista tem obras espalhadas por vários estados do Brasil e já participou de exposições internacionais em Portugal, Itália e Estados Unidos. Também era amigo de grandes artistas como Portinari e, em uma de suas viagens, quando foi à França, se tornou amigo de Pablo Picasso. 

Seu estilo pode ser caracterizado como uma mistura de primitivo e expressionista. Bumba-meu-boi, reisado, bandeiradas, pipas, violas, zabumbas, gente do povo, festas populares, cajus, cactos e mandacarus ganham vida através da ótica poética, simples e, ao mesmo tempo, magistral, do artista plástico, resultando em obras que são a cara do Nordeste. Uma das principais marcas da obra do artista Nonato Oliveira são os murais. Espalhados por toda a cidade de Teresina e em outras cidades do Brasil e do mundo, os trabalhos refletem os costumes, a cultura e o folclore do nordestino.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, Nonato Oliveira é um artista de traços únicos. “Este grande artista é um orgulho para o Piauí. Suas obras elevam ainda mais a cultura do nosso estado, pois trazem consigo a realidade sertaneja. Aqui, na OAB Piauí, temos algumas obras de Nonato Oliveira e, uma delas, é um quadro que possui cerca de seis metros, produzido ainda em 1990. Uma obra de grande valor, não só econômico, mas, principalmente, cultural”, pontua.

Entre os trabalhos menos convencionais que realizou, o artista destaca o da agência central dos Correios, em Teresina. “É uma obra muito interessante, um dos painéis é uma pintura sobre madeira e o outro é uma soldagem em ferro”. Outro destaque é um monumento em estilo surrealista às margens do rio Araguaia, no sul do Pará. “Esta obra comprova que o povo pode e deve ter acesso até mesmo à arte de compreensão mais complexa”, finaliza.

Fonte: OAB Piauí
Mais sobre: