Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O barulho da mudança

Será que ouvir o barulho da mudança do outro nos põe em contato com nossa própria inércia?

14/02/2019 18:57

O barulho da mudança

Recebi no início de novembro uma cartinha dos vizinhos que acabavam de comprar um apartamento no prédio. Começariam naquela semana uma reforma. Eles pediam desculpas pelo transtorno e comunicavam cada uma das etapas e seus devidos prazos. Uma delicadeza. Simpatizei automaticamente com o casal que ainda não chegou em definitivo.

Sim, fevereiro já chega na metade e a reforma segue com força. Das etapas estruturais que estariam prontas em ‘no máximo’ três semanas, ainda não sinto qualquer tom de despedida. A impressão que tenho todos os dias (exceto aos domingos), pontualmente a partir das 8h, é a de que ainda estamos derrubando paredes. Quantas paredes há mais para serem derrubadas não sei. Mas o martelo não descansa. A poeira não cansa de invadir o meu apartamento. E eu cansei. O transtorno beira o insuportável.

Veja bem, não sou contrária a reformas, mas isso não faz com que eu goste delas a 100%. Mudanças (de qualquer tipo) me/nos são incômodas. Costumam se apresentar sedutoras: “Desculpem o transtorno…”, “Nunca mais preciso olhar na cara desse chefe”, “Agora que virei mãe”… Dificilmente tardam a fazer barulho. Que parte de nós se aborrece tão rapidamente com o coitado do vizinho que comprou um apartamento de 60 anos que pre-ci-sa (!) de reforma?

Será que ouvir o barulho da mudança do outro nos põe em contato com nossa própria inércia? A vida precisa de reforma minha gente, de manutenção eterna. E, não quero ser eu a dar a má notícia, mas quanto mais adiadas forem, mais complicadas ficam. A escolha é sua, dá pra derrubar parede, trocar o encanamento e a elétrica, ou só pintar e dedetizar. Mas o fato é que vai fazer barulho. É chato, mas (quase sempre) a gente dá conta.


A imagem que ilustra este texto é de Khatuna Jibladze

Mais sobre: