Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

E tem receita?

Algumas escolhas são mesmo mágicas

31/01/2019 18:17

Sofia gosta de tomar decisões. Não tem medo, mas não tem pressa. Fomos 3 vezes à loja de brinquedos esse ano para escolher o presente de aniversário. Trinta, quarenta minutos entre jogos, bonecas e carrinhos para dizer: não vou levar nada hoje. Semana passada chegou com a notícia da eleição. “Quero um cubo mágico.”

A ideia parecia ótima, e foi prontamente aprovada. Até a hora que descobri que o danado custava R$89. Nem morta. Prometi o cubo mágico, mas não aquele. Não volta do shopping, achamos um por R$15 na banquinha de revistas. Foi ele mesmo.

O brinquedo já foi com Sofi até para o banho. Já foi feito e desfeito, já quebrou, já está novo de novo. Mas o que me impressionou foi o desejo da menina não de resolver o cubo, mas aprender como fazê-lo.

Passou de vídeo em vídeo no youtube até entender que não há receita e sim, um conjunto de estratégias a serem usadas a depender do problema que se apresenta. Até entender que algumas coisas tomam mesmo tempo. Até entender que sensibilidade e intuição são (sempre) bem vindas. Uma metáfora que cabe tão bem para tantas coisas. Uma verdade que nos põe a pensar, que nos põe responsáveis por nossas próprias decisões.

E Sofia gosta de tomar decisões. Não tem medo, mas não tem pressa. Que presente acertado esse. E não estou falando do cubo.


A imagem que ilustra este texto é de Sara Serpilli

Mais sobre: