Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Um nome para a história

Adeus ao Dr.Fernando Cronemberger

20/02/2016 16:06

Recebi hoje a triste e lamentável notícia do falecimento do Dr.Fernando Cronemberger Miranda, profissional renomado de medicina no Piauí. O fato ocorrido na madrugada deste dia 20 de Fevereiro em São Paulo, SP, deixa amigos e familiares enlutados, seu nome fica para a história.

Mas por que fica para a história? Como profissional de medicina respeitado e altamente qualificado qualificado (inclusive faleceu em vias de obter seu doutorado! Como aviador desportivo de papel relevante neste segmento no Piauí, inclusive seu nome é gravado na sede do Clube de Ultraleve do Piauí e devo destacar ainda seu papel na simulação de voo brasileira, este sim o seu trabalho que eu mais conheço.


O Dr.Fernando realizando o que mais gostava - foto de Vianey Moura

Usuários do software Microsoft Flight Simulator nas versões 5.1, 95 e 98 conhecem e muito o nome Fernando Cronemberger Miranda, então um abnegado que dedicou horas e horas para programar toda região Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil para que nós entusiastas do software pudéssemos "voar" por tais regiões, um trabalho de proporções gigantescas, principalmente quando lembramos que isso ocorreu a 20 anos atrás onde a internet engatinhava no Brasil e os recursos de software eram bem diferentes do que temos hoje. Quantas horas me divertir graças a seu trabalho, feito de coração e gratuito para todos, mais recente fez os aeródromos que compõe a chamada TMA Teresina para usuários do Flight Simulator X, mais uma vez detalhando muito melhor do que o básico original do software a nossa capital, centenas de pessoas no mundo inteiro usufruíam de seu trabalho na aviação virtual, sem gastar um centavo e adquirindo momentos de entretenimento. Era piloto virtual da famosa virtual airline VBA, onde era conhecido como FCM-PI. Enfim um nome já marcado na história e agora eternizado pela sua ausência física.

Por razões diversas em minhas idas até THE não pude o conhecer e planejava isso em oportunidade futura, o que não será mais possível agora, mas deixo aqui registrado o meu muito obrigado por todo trabalho desempenhado em prol da aviação no Piauí, seja na tela de um computador ou na aviação desportiva local.

Mais sobre: