• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia
No Mirante

Piauí no ar I

Piauí precisa voar mais alto

20/05/2014 10:12h - Atualizado em 07/09/2017 22:40h

O Piauí precisa voar, somente à aviação oferece tanta rapidez e dinâmica entre os modais de transporte que possuímos no Brasil. A intensa luta por viabilizar voos em Parnaíba já traz resultados com excelentes ocupações e um crescimento de quase 300% na movimentação do terminal litorâneo. Mas e o interior?

Assistiremos em breve a inauguração de São Raimundo Nonato, uma obra de grandes proporções, uma estrutura muito bela, onde eu espero de coração que tenha sido pensado a SCI – Seção Contra Incêndio, que é um requisito básico para operação de voos regulares. A título de comparação, a famosa cidade turística mineira Araxá está sem voos comerciais justamente por não ter uma SCI compatível com as aeronaves que voam! Para São Raimundo Nonato atrair voos e viabilizar os mesmos é bom ter uma SCI compatível com aeronave de 70 assentos no caso o ATR72.

No meio do caminho entre São Raimundo Nonato e Teresina encontramos Floriano com uma bela pista pós reforma, mas com um acanhado terminal de passageiros e ausência de SCI, logo tão cedo se verá voos regulares com aeronaves de médio porte, mesmo papo tenho para Picos, cidade com economia pujante e um aeroporto em tamanho inversamente proporcional ao seu PIB.

Aviação Regional no Brasil clama por socorro, pois o alto custo do combustível de aviação, somado a pesada carga tributária que possuímos faz com que as empresas pensem bem antes de abrir uma nova rota, cujo insucesso pode custar muito caro a saúde financeira da empresa. A Azul acertou a mão em Parnaíba, porém os demais aeroportos vitais do Piauí não oferecem estrutura para seus aviões, resta a esperança de ver a SETE e o adequadíssimo Cessna Caravan dar as caras por Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.

Uruçuí e Bom Jesus, pólos do agronegócio, integrantes daquilo que se chama de MAPITOBA, fenômeno da soja do Nordeste, necessitam de pistas urgentemente, pois como já lembramos no passado, a pista de um aeroporto é a rua principal da cidade, ponto de chegada de divisas, desenvolvimento e rapidez.


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas