Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 1° de Fevereiro...

Data marcante no Piauí...

01/02/2016 11:30

Hoje é primeiro de Fevereiro, uma data histórica no Piauí, é o aniversário do maior jornal do estado, O DIA, 65 anos levando a notícia ao povo Piauiense, pelas coincidências da vida, por causa de outro fato ocorrido em um 1° de Fevereiro é que eu conheço O DIA! Hoje, O DIA faz 65 anos e ao mesmo tempo marcamos 33 anos do pouso do maior avião de passageiros que já operou no Piauí, o Airbus A300 da VASP.

Esse gigante francês, com seus 53 metros de comprimento, 142 toneladas e 240 passageiros, foi, é e provavelmente será o maior avião a pousar em Teresina em serviço regular, quando a VASP o inseriu nos voos VP190/191 que saiam de São Paulo e chegavam até Manaus após um longo caminho (Rio, Recife, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém). O VP190 "subia" e o VP191 "descia", com pouco espaço de intervalo entre um e outro na capital piauiense (a propósito será que alguem no Piauí teria imagens deste movimento? Principalmente filmagens, se sim entre em contato conosco...)


A300 PP-SNN, com 1 mês de operação em Teresina, Março de 1983 - Foto de H.B.Salmon - Coleção Alexandre Conrado

Houve após 2000´s, o pouso de um DC8-73F da BETA Cargo levando dinheiro para Teresina, mas é um avião cargueiro e ganha do A300 apenas em algumas dimensões, mas serviço regular mesmo, só com Epaminondas (quem é da época saberá o que digo...). Graças a notícia de O DIA naquele Fevereiro, minha mãe guardou um recorte do jornal e desde pequeno mesmo morando fora do PI eu sabia da existência desse jornal, até que em Julho de 2013 conheci o jornal para pesquisar a edição inteira daquele recorte. Posteriormente tivemos a oportunidade de criar e assinar NO MIRANTE e aqui estamos.

CURTINHAS

  • A empresa aérea regional Amazonense MAP Linhas Aéreas anunciou Teresina como destino em sua malha a partir de Março/Maio na rota Manaus - Parintins - Santarém - Altamira - Imperatriz - Teresina, 4 vezes na semana com equipamento ATR72, mas, depois do que vimos com a SETE em Parnaíba, vamos aguardar...
  • Os saudosos A300 da VASP ja não existem mais, foram desmontados em 2012/2015 após anos abandonados em Congonhas e Guarulhos, uma pena, o país não tem costume de preservar sua história...
  • Falando em história, perdemos o Museu da TAM, fechado por falta de recursos, pátria educadora sem dúvidas... merecerá uma abordagem maior em outro artigo.
  • Torcida do RIVER AC, calma... primeiro jogo do ano e já tem gente em rede social falando em rebaixamento por causa de um empate no primeiro jogo oficial do ano???

Mais sobre: