Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sete filmes de ficção científica que você precisa assistir

De 2001 – Uma Odisseia no espaço a Interestelar, propomos uma lista com os melhores filmes do gênero.

30/07/2018 10:04

Olá, “amantes da sétima arte”! Neste post trazemos uma lista com o que consideramos ser alguns dos melhores filmes de ficção científica com as temáticas de viagem espacial e vida extraterrestre. Os longas de ficção científica são sempre uma boa aposta para quem gosta de temas relacionados à exploração espacial, a evolução da tecnologia e sobre vida alienígena.

Para construir essa lista, elencamos aqueles filmes que abordam a temática a partir de um viés realista. Por isso, filmes que se encaixam no gênero da fantasia foram descartados (quem sabe faremos uma lista no futuro com esses, o que você acha?).

Assim, seguem abaixo algumas das indicações para quem gosta do gênero e também para aqueles que não conhecem e buscam dicas de longas para assistir.

2001 – Uma odisseia no espaço (1968)


Foto: Divulgação

O filme, do revolucionário Stanley Kubrick, fala sobre as tecnologias a partir de um sentido filosófico, abordando a questão do avanço destas tecnologias em um viés evolutivo.  O enredo do longa não inicia diretamente no espaço e, sim, aborda o tema desde a curiosidade dos primatas com um monólito até chegar finalmente à exploração espacial.

O filme também aborda como os computadores passam a ser uma parte central do convívio humano. É considerado o precursor de todos os filmes de ficção científica espacial e recebeu diversas homenagens em vários longas sobre o tema. A película, diferentemente do que estamos acostumados a ver, tem um andamento lento, refletindo um método comum para a época.

Contato (1997)


Foto: Divulgação

O filme adaptado da obra homônima do astrônomo Carl Sagan, conta a história da cientista Ellie Arroway (Jodie Foster). Apaixonada por rádios de alta frequência desde a infância, a cientista passa boa parte da vida buscando a comprovação de que há vida fora da Terra. O título do filme faz referência ao contato estabelecido entre a cientista e seres extraterrestres de inteligência superior à humana. O longa alia também de forma excelente temas que parecem caminhar separadamente, como a religião e a ciência, que são representados pelos papéis de Ellie e Palmer Joss, interpretado por Matthew McConaughey.

A Chegada (2016)


Foto: Divulgação

A Chegada é um espetáculo à parte para quem gosta de filmes de ficção científica. A trilha sonora (criada por Jóhann Jóhannsson) é meticulosamente casada com as cenas que remetem ao mistério da vida extraterrestre, rendendo ao filme o Oscar de Melhor Edição de Som em 2016. Um dos pontos altos do longa fica a cargo do momento em que a concha (a nave espacial) aparece pela primeira vez na tela. É de tirar o fôlego!

Para além disso, o longa aborda a existência da vida alienígena a partir de uma perspectiva pouco comum, como a aparência não humanoide dos octópodes e a forma como a comunicação é estabelecida entre a linguista Dra. Louise Banks (Amy Adams) e as criaturas. O modo como a trama é conduzida é outro ponto forte do longa, que tem a direção impecável de Denis Villeneuve.

Interestellar (2014)


Foto: Divulgação

Quem não ama Christopher Nolan, não é mesmo? O diretor responsável por reviver a saga do Batman, conduz Interestelar de uma forma espetacular. O filme, no entanto, não foi unanimidade entre os críticos na época de seu lançamento. Talvez esse seja o longa mais controverso dessa lista, pois, assim como Dornie Darko, não entrega tudo ao final da trama e deixa uma dúvida pairando na cabeça do espectador (o que não foi bem visto por parte da crítica e do público).

A história é contada a partir da perspectiva de Cooper (Matthew McConaughey), um ex-piloto da NASA que é obrigado a abandonar a profissão após um colapso no planeta Terra. A história pode ser dividida em três momentos, dos quais mencionaremos apenas dois para não dar spoiler: apresentação da realidade na Terra durante a escassez de alimentos e a viagem espacial de uma equipe de astronautas em busca de alternativas para a sobrevivência da humanidade. Atenção para a trilha sonora de Hans Zimmer.

Alien: O oitavo passageiro (1979)

Foto: Reprodução

O filme que inaugura a saga Alien, e o primeiro dirigido por Ridley Scott (também responsável pela direção de Alien Convenant de 2017), é uma obra importante para quem gosta de filmes sobre ficção científica, em especial sobre vida alienígena. O longa gira em torno da sobrevivência da tripulação da nave Nostromo ao descobrirem a invasão de um oitavo passageiro, uma criatura extraterrestre maligna.

A subtenente Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, é um dos pontos altos do filme. Sua atuação remonta à força feminina em uma época em que os filmes passavam longe do empoderamento feminino. O suspense, o terror psicológico e a sensação de enclausuramento são alguns dos sentimentos que acompanham o desenrolar da obra.

Gravidade (2013)


Foto: Reprodução

Vencedor de sete Oscars, incluindo os prêmios de Melhor Diretor para Alfonso Cuarón e Melhor Trilha Sonora, Gravidade é outro filme de ficção científica estrelado por uma forte personagem feminina. Sandra Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone durante uma operação de conserto do telescópio Hubble.

O plot do filme é a forma como a personagem, uma especialista de missão sem experiência em viagens espaciais, sobrevive em meio as adversidades após perder a sua nave em uma chuva de detritos ocasionada pela explosão de um satélite russo. Sem qualquer contato com a base terrestre, a personagem busca diversas formas para retornar ao planeta. O silêncio é um dos principais artifícios utilizados na condução da sonoplastia e do próprio enredo, remetendo ao vácuo do espaço sideral.

Perdido em Marte (2015)


Foto: Reprodução

Também dirigido por Ridley Scott, o filme retrata a história do astronauta e botânico Mark Watney (Matt Damon) após ser “esquecido” em Marte pela sua própria tripulação. O filme, que não traz a temática de vida alienígena, concentra-se no modo como o personagem sobrevive no planeta vermelho enquanto o governo norte-americano decide se uma missão de resgate pode ser viável.

A forma como o personagem utiliza técnicas da botânica para plantar em solo marciano enquanto o planeta Terra se mobiliza para tentar salvá-lo (mais uma vez, Matt Damon?) é um dos pontos mais interessantes do filme. O astronauta possui uma inteligência incomum e nos faz pensar se, no lugar dele, também conseguiremos sobreviver em Marte. Eu apenas choraria deitada em posição fetal e você?

Bônus

Além dos sete filmes presentes nessa lista, outros quatro filmes sobre ficção científica espacial/alienígena também podem ser citados para você que já viu tudo e quer se aprofundar um pouco mais no gênero.

Vida (2017): O filme traz aspectos de Alien, o Oitavo Passageiro de uma forma mais atual e com uma nova abordagem da figura do alienígena. 

Wall-E (2008): Após os recursos do planeta Terra entrarem em colapso, os humanos precisam sobreviver em uma nave espacial enquanto um grupo de robôs viaja pelo universo em busca de um novo planeta habitável.

Independence Day (1996): O filme retrata o contra-ataque organizado por um grupo de pessoas após os Estados Unidos ser invadido por uma nave alienígena. 

Guerra dos Mundos (2005): O longa inspirado no livro homônimo de H. G. Wells retrata a luta pela sobrevivência de uma família após o planeta Terra ser invadido por múltiplas naves alienígenas. 


Por: Nathalia Amaral 

Mais sobre: