Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O protagonismo feminino e o cancelamento de Punho de Ferro

Na segunda temporada da série os personagens femininos ganham maior destaque na trama, o que deixa a história de Danny Rand em segundo plano.

16/10/2018 11:23

A Netflix oficializou o cancelamento da série Punho de Ferro (Iron Fist), produzida em parceria com a Marvel Studios. Há poucas semanas atrás a plataforma de streaming lançou a segunda temporada da série e na última sexta-feira (12) confirmou que não haverá um terceiro ano para o Punho. Neste segundo ano o destaque da série é protagonizado pelas personagens femininas, que com voz forte ganham espaço na trama, o que deixa a história de Danny Rand em segundo plano. 

Como pano de fundo nesta temporada, temos Danny Rand (Finn Jones) com a missão de cuidar de Nova York, visto que Matt Murdock resolveu se ausentar (consequência da segunda temporada de Demolidor e Os Defensores). Neste combate, ao seu lado está Colleen (Jéssica Henwick), ex-integrante do tentáculo (organização criminosa) e ex-professora de Kung Fu, com quem forma par romântico desde o primeiro ano. 

Para completar o cenário, Crane Monther, amigo de infância de Danny, está atrás de recuperar o que ele diz ser seu por direito, o que acaba se tornando uma ameaça não apenas para Danny e Collen, mas para toda a cidade. Neste ponto, temos o retorno de outro personagem, a policial Misty Knight (Simone Missick), que é um ponto importante para a história. E no meio disso tudo, temos ainda o conflito familiar entre Joy (Jessica Strup) e Ward (tom Pelphrey).

Em meio a tantas histórias acontecendo ao mesmo tempo, os conflitos internos de Danny Rand, detentor do Punho de Ferro, acabam enfraquecendo o personagem e o deixando em segundo plano, o que é bastante estranho. Isto é narrado no decorrer dos dez episódios da segunda temporada. 

Neste ano, Collen tem pistas de sua família e decide investigar. Ao mesmo tempo, ela ajuda Danny a lidar com seus problemas e ainda é voluntária em uma ONG, visto que decidiu deixar de ser professora de Kung Fu no fim da primeira temporada. O que dobra o espaço de tela e fala da personagem. Quem também marca presença e atua ao lado de Collen é a policial Misty, que se torna parte importante para o desenvolver o enredo da série.


Misty e Collen. Foto: Reprodução

Outro destaque dessa temporada é o retorno de Joy. A irmã de Ward e Danny está de volta a cidade após recuperar-se da morte do pai, ao qual achava estar morto. Ela decide romper com os irmãos e abrir seu próprio negócio. Com elegância e sem esforço aparente a personagem se destaca em meio à guerra e mostra a que veio. 

Alguns meses atrás, em plena Comic Con de San Diego, escrevi neste mesmo blog sobre as promessas feitas pelos produtores da série na tentativa de melhorar os erros cometidos na primeira temporada.  Pois bem, terminada a segunda temporada vamos aos fatos vistos.

Em resumo algumas promessas feitas foram cumpridas, outras nem tanto. Punho de Ferro também traz algumas surpresas, mas diria que não o bastante para dar “o folego” animador que a serie estava precisando. Em termos de possibilidade, é bem provável que o personagem apareça nas outras séries na qual sua história está ligada, que pode ser Demolidor, Jéssica Jones, Luke Cage ou num futuro próximo, em uma segunda temporada de Os Defensores.

Não se sabe ao certo o motivo do cancelamento da série. Segundo o comunicado emitido e assinado pela Marvel e Netflix, “Ainda que a série tenha acabado na Netflix, o imortal Punho de Ferro irá seguir”. Se isso significa que teremos a série na futura plataforma de streaming da Disney, não podemos afirmar. Mas, como o próprio personagem sugere em uma certa cena dessa temporada “todo fim gera um novo começo e todo começo caminha para um fim”. 


Imagem utilizada para a despedida da série pelo ator Finn Jones. Foto: Reprodução/Instagram

Mais sobre: