Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pesquisa sugere hotel de abelhas na preservação ambiental,veja na coluna Mauro Veras

Prática que vem ganhando força na preservação do meio ambiente em todo o mundo, o hotel de abelhas será o destaque do segundo dia do Pint of Science.

08/09/2020 13:57


Pesquisa sugere hotel de abelhas na preservação ambiental

Prática que vem ganhando força na preservação do meio ambiente em todo o mundo, o hotel de abelhas será o destaque do segundo dia do Pint of Science, o festival internacional de divulgação científica, que acontecerá de oito a dez deste mês, nos canais da Embrapa e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no YouTube.

Às seis horas da tarde do dia nove, quarta-feira, a pesquisadora Fábia Pereira, da Embrapa Meio-Norte, faz a palestra Hotel de abelhas: aprenda a proteger abelhas com material reciclável. A cientista vai mostrar, em detalhes, como se constrói um “hotel de abelhas” a partir de materiais que sempre têm o lixo como destino certo. “Até uma criança de dez anos pode construir esses hotéis para instalar em varanda de apartamento ou no jardim de uma casa”, garante.Esses instrumentos de preservação das abelhas surgiu na Europa e nos Estados Unidos há pelo menos cinco anos. No Brasil, eles chegaram há dois anos e já são ferramentas de marketing em eventos nacionais e internacionais com a participação de grandes corporações, como a Bayer.

Importantes na polinização

A criação desses hotéis, segundo a pesquisadora da Embrapa, tem um objeto: abrigar abelhas solitárias que não produzem mel e têm vida curta. “Elas ocupam o hotel para pôr as crias, montar um ninho e acompanhar o desenvolvimento delas. Em geral, na natureza, essas abelhas criam ninhos em tronco de árvores ou em galhas. Elas são importantíssimas na polinização de fruteiras, com destaque para o maracujá e a acerola”.

Um estudo da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, revela que existem mais de 20 mil espécies de abelhas no planeta terra. Dessas, 85% são solitárias. “O comportamento solitário é caracterizado pela independência das fêmeas na construção e aprovisionamento de seus ninhos. Não há cooperação, ou divisão de trabalho, entre as fêmeas de uma mesma geração, ou entre mãe e filhas. Na maioria das vezes, a mãe morre antes de sua prole emergir, sem haver relações entre gerações diferentes”, cita o estudo.

Origem do evento

O Pint of Science nasceu na Inglaterra, mais precisamente no Imperial College London, pelas mãos dos pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, em 2012. O encontro reuniu pessoas com Alzheimar, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla. Elas conheceram os laboratórios e conheceram de perto o trabalho dos cientistas.Com o sucesso da primeira edição, eles criaram um ano depois o Pint of Science que, em 2019, reuniu milhares de pesquisadores em 400 cidades de 24 países. No Brasil, o festival foi introduzido em 2015, na cidade de São Carlos/SP, pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMP) da Universidade de São Paulo (USP).

Aumento para os bancários

O Sindicato dos Bancários do Piauí e a Fenaban (Federação dos Bancos) assinaram acordo na sexta-feira (4). Ficaram acertados: 1) A manutenção de todos os direitos clausulados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. 2) Reajuste de 1,5% sobre salários + abono de R$ 2 mil para todos os bancários... OS REAJUSTES dos bancários, este ano, nos salários, nos tíquetes refeição e alimentação, com a PLR e o abono, representarão R$ 8,1 bilhões injetados na economia em 12 meses, segundo cálculo do Dieese.

Niver de São Luís

Antiquíssima, a capital do Maranhão, São Luís, hoje está completando 408 anos de existência. É a única capital brasileira a ter sido fundada pelos franceses que, logo em seguida, foram expulsos pelos portugueses. O nome da cidade é em homenagem ao Rei Luís XIII (que, na época, era rei menino). O local onde hoje fica a cidade era habitado pelos índios Tupinambás.

No Teresina Shopping

A segunda edição da Semana Brasil acontece até domingo no Teresina Shopping. É a primeira grande promoção após reabertura do comércio. E para ajudar os clientes a encontrar as melhores ofertas, a digital influencer, Karol Damião, do @Guiadasamigas estará dando dicas de achadinhos nas redes sociais. No Shopping, lojas dos setores de vestuário, calçados, acessórios, móveis, eletrônicos e muito mais estarão com descontos de até 70%. Compra presencial, tudo dentro dos mais rigorosos protocolos de segurança devido à Covid-19.

Transplante

Pela primeira vez, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa a realizar a dosagem dos níveis de imunossupressores utilizadas para suprimir a rejeição de transplante de órgãos autólogos. A medida vai dar mais segurança ao paciente transplantado e é o primeiro passo para o início do transplante hepático no HGV. Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, a implantação do exame é um avanço para a realização de transplantes no hospital.

Nivers

Hoje trocam de idade, Soliney de Sousa e silva e Luíza Gonçalves (da Rádio Pioneira de Teresina)... Amanhã, dia 9: Gracinha Monteiro Portela (elegante sócia do Lótus Clube), Deocleciano Ferreira Torres (ex-prefeito de Cajazeiras do Piauí), Raquel Jales (pré-candidata a vereadora de Teresina), e Eldina Rocha Martins Soares (da Decorativa)... E amanhã: a empresária Rosângela Cavalcante... Bons ventos aos aniversariantes!




O médico ortopedista Marcelo Paulo (especialista em cirurgia da coluna) veio de Recife (PE), com a esposa Vanessa Lessa, passar seu aniversário, ocorrido ontem, com sua família, aqui em Teresina. Na primeira foto, ele comemorando com seus pais Eugênia e Florentino Filho, e com a esposa Vanessa. Na segunda foto, com os pais, e os irmãos Luís Antonio e Sérgio Paulo. E também a esposa Vanessa. Foi uma comemoração restrita, porém, ao lado dos amores do aplaudido médico, para a felicidade de todos!




O oftalmologista piauiense, Mateus Vilar, para orgulho dos pais Raquel e Francisco Vilar, foi um dos palestrantes do 64º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado de forma virtual desde Campinas (SP), de 4 a 7 deste setembro. Especializado em córnea com ênfase em cirurgia refrativa, a fala dele, no domingo (06), abordou o tema: “Ajustes empíricos em Lentes Rígidas Gás Permeáveis (RGP)”. E mereceu fundados elogios por parte dos participantes de todo o país!



Cumprimentos

A diretoria do Iate Clube de Teresina é composta por grandes lideranças em suas áreas de atuação profissional e empresarial. Na semana passada, dois grandes diretores fizeram aniversário: O empresário e Diretor de Imprensa, Ricardo Santos, e o engenheiro e Vice-Diretor de Patrimônio, Júlio Rodrigues. Receberam votos de vida longa, saúde e paz, do Comodoro Gilson Vasconcelos, e dos demais diretores do clube!


Júlio Rodrigues e Gildete


Lidiane e Ricardo Santos


Papo em Dia

UM bom dia para o bancário aposentado Paulinho Ferreira que tem aproveitado a quarentena para cuidar da saúde e já prepara nova viagem internacional para o ano que vem.

CANTORA Gal Costa fará live próximo dia 26 quando, na data, irá comemorar 75 anos de vida. A live poderá ser vista ao vivo pela TV ou no Youtube do canal TNT BRASIL, no horário das 22 horas. #livegal75

A cerca de duas semanas, o Ministério Público pediu o arquivamento do inquérito que apurava o caso Fernanda Lages. Não houve decisão de mérito, somente cautelar. Segundo eu soube de fonte segura, que foi o inquérito mais caro da história do Brasil, pois envolveu a polícia de vários estados do país.

UBIRAJARA Soares, renomado médico psiquiatra, fez uma cirurgia devido a uma queda no banheiro, mas, graças a Deus, já está tudo bem!

ANA Andrade e o esposo Gilberto, acostumado ao conforto de grandes espaços, preparando-se para voltar a residir na mansão deles, no Horto. O casal, como sempre, muito elegante!

MESÁRIO Voluntário? Por que os políticos ganham dinheiro do fundo eleitoral para custear suas campanhas e os mesários têm que trabalhar de graça? Fica o questionamento...!

MEU abraço de pesar para Vanda Lages pelo falecimento de sua irmã, Gracy, no final de semana. Condolências à família!

EMPRESÁRIA Cida Tenório não ficou parada de jeito nenhum nessa pandemia. Ela tem usado o sistema delivery para vender as belas roupas femininas de sua loja no shopping Riverside.

A TV GLOBO vai refazer a novela Pantanal, antigo sucesso da extinta Rede Manchete de Televisão. Quem gostou da notícia foi meu amigo Edinho Neves, colunista de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que nos conta que a cidade de Poconé (no Mato Grosso) será o centro das gravações.

HOJE, Dia do Veterinário, nossos cumprimentos para Sérgio Victor Noronha Albuquerque, grande profissional da área.




No sábado, o professor José Aírton recebeu muitos cumprimentos pelos 35 anos da Faculdade Cesvale que foi a primeira faculdade particular do Piauí e até hoje presta seus bons serviços no sentido de formar grandes profissionais, proporcionar melhoria de vida para muitas famílias, e colaborar com o desenvolvimento do nosso estado! O reconhecimento da Cesvale como importante instituição de ensino superior é do próprio MEC.



Gracinha Portela Monteiro aniversaria amanhã. Ela que é elegante sócia do filantrópico Lótus Clube de Teresina.


Mais sobre: