Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluna do IFPI vai representar o Piauí em programa da Embaixada dos EUA no Brasil

Ana Maria Furtado de Oliveira, estudante do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi a única piauiense selecionada para ocupar uma das 33 vagas disponíveis no Programa Jovens Embaixadores 2021

11/05/2021 11:55


Aluna do IFPI vai representar o Piauí em programa da Embaixada dos EUA no Brasil

Ana Maria Furtado de Oliveira, estudante do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi a única piauiense selecionada para ocupar uma das 33 vagas disponíveis no Programa Jovens Embaixadores 2021. O resultado do processo seletivo, que este ano contou com 10.119 inscritos, foi divulgado na última sexta-feira (07) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Aluna do curso técnico em Mecânica, Ana relata que é difícil colocar em palavras a emoção de ter sido selecionada entre tantos participantes. “A sensação é de vitória e certeza de que todo estudo e esforço valeram a pena. Há ainda uma curiosidade pelas experiências que terei”, diz a estudante, que atualmente desenvolve trabalho voluntário no abrigo de animais da Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Na companhia da professora de inglês do Campus Teresina Central, Lina Santana, ajuda com a alimentação, medicação e limpeza das colônias dos animais abandonados.

“Ela tem o perfil de uma jovem embaixadora, é muito focada e sabe exatamente o que quer”, pontua a professora, lembrando que Ana integrou o seu projeto de preparação de alunos para o Programa Jovens Embaixadores, participando dos encontros e realizando todas as tarefas.

Sobre qual profissão seguir, após concluir o Ensino Médio, a estudante revela estar num impasse entre Psicologia e Relações Internacionais. “Espero que o programa me ajude a tomar a minha decisão sobre a futura carreira”.

FORMATO ON-LINE

O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Entretanto, conforme a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o JE 2021 não poderá ser realizado em formato presencial nos Estados Unidos. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o programa foi convertido para o formato on-line. Acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano, com Jovens Embaixadores, brasileiros e americanos, se juntando para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades.

Além disso, atividades complementares foram implementadas, com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido por meio do intercâmbio de experiências. Serão propostas ações que visam estimular o processo criativo e inovador dos participantes, contando com missões, desafios e projetos criativos no intuito de fazê-los pôr a mão na massa.


Engenharia de luto!

Sempre atento à Engenharia, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí, Florentino Filho, publicou nota de pesar pelo falecimento do engenheiro civil Paulo Guimarães, ocorrido na segunda-feira, 10, vítima de Covid-19, em Campinas SP. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães era presidente da MUTUA Nacional desde 2015, tendo sido reeleito em 2018, mostra de que seu trabalho e empenho eram muito bem aceito por aqueles que fazem a Caixa de Assitência dos Profissionais do CREA – MUTUA, em todo o país. Florentino lamentou a partida precoce deste grande guerreiro que muito se doou pela Engenharia nacional.

Nivers

Hoje, de aniversário: Daniele Claudino, Lúcia Silveira, Josefina Gonçalves, Lucas Carvalho de Pádua (Top Man Piauí 2009), Celso Barros Coêlho, e o vereador Aloísio Sampaio... AMANHÃ: Francisco Araújo Fortes Neto, advogado Aécyo Rufino, Maria da Conceição de Deus Veras da Silva Costa... Na quinta-feira: Márcia Beatriz Machado, Maria de Lourdes Sousa e Silva, e Eduardo Machado... Na sexta-feira: Eduardo Henrique Barros Ferreira, e o jornalista barrense Linaldo Barros.

Lula processou Regina Duarte

Atriz Regina Duarte foi absolvida do processo movido pelo ex-presidente Lula e seus filhos, em face de ela ter feito uma postagem, considerada Fake News, com relação ao patrimônio da falecida Dona Mariza Letícia, esposa de Lula, na internet. Regina havia compartilhado uma informação que os autores do processo afirmaram não ser verdadeira. A acusação é de que ela havia maculado a memória de Dona Mariza. Regina foi condenada apenas a publicar a sentença do processo em sua página no Instagram, o que ela atendeu prontamente, dia 25 de abril. O processo ainda teve sucumbência recíproca, isto é, as custas do processo foram divididas entre os dois. Esse processo deverá servir como jurisprudência para futuros casos de fake news.



No domingo, Dia das Mães, quem aniversariou foi Valéria Guerra Pereira Albuquerque da Silva, filha primeira de José Wilson e Vânia Guerra Pereira da Silva. A comemoração foi em Recife, onde Valéria mora. Na foto 1, ela está diante do seu bolo de aniver... Na foto 2, está com os filhos Rodrigo e Matheus. A filha Rafaela, está na Alemanha, onde mora, e participou virtualmente da comemoração!



Papo em Dia

ABRAÇO de Pesar para Socorro Castro pelo falecimento do seu cunhado, médico Flávio castro, que faleceu no domingo. Ele era médico e trabalhava em São Luzi do Maranhão, estava de férias no sítio da família na região de Nazária, às margens do Rio Parnaíba onde se afogou.

OS casos de Covid-19 no Brasil ainda são muito altos. Pandemia pulsa. Se a Globo realmente tivesse respeito pelos mais de 400 mil mortos no país pela doença, com certeza não estaria anunciando que vai transmitir todas as competições das Olimpíadas do Japão, Olimpíadas estas que poderão desencadear uma terceira onda, não só no Brasil, mas no mundo... Fica o alerta!

QUEM aniversariou ontem foi a jornalista Kátia D’Angeles. Ela que, muito competente e figura humana bem interessante, é da equipe da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Piauí.

NA quinta-feira quem aniversaria é a sempre elegante Márcia Machado. Ela que é estudante de Moda e ganhará abraço especial de sua mãe, Mundiquinha Machado, e de sua irmã, Norma (que é médica).

CARLA Ramos, ativista política das mais atuantes na atual conjuntura do pais, pensando em registrar, com sua própria objetiva, a visita do presidente Bolsonaro ao Piauí, próximo dia 20, quando vem para inaugurar uma ponte no município de Santa Filomena.

MORANDO na Alemanha há vários anos, onde é casado com um alemão, o cantor Edson Cordeiro (lembra dele?) passou a gravar vídeos contando o porquê escolheu morar no país de Angela Merkel. Ele alega, sobretudo, segurança. Em um dos seus vídeos ele fala: “O talento, no Brasil, incomoda. Fui vítima disso, mas sobrevivi”.

AVANÇANDO: 16.380 doses da vacina da Pfizer chegando hoje a Teresina para ser aplicada em todo o estado. Aos poucos chegaremos lá!




Delegada e professora Eugênia Villa lançou o livro “Circuito do Feminicídio”, que está sendo disputadíssimo pelo mundo jurídico, pois o livro é sua Tese de Doutorado em Direito e Políticas Públicas onde, além de um aprofundamento sobre o feminicídio, ela faz uma abordagem, na prática, da aplicação da Lei Maria da Penha. 



No sábado próximo, 15, quem aniversaria é o advogado Sebastião Rodrigues Júnior que é autoridade quando se fala de Direito Empresarial e Tributário no Piauí. Na foto, ele divide felicidade com o filho Luan, em momento família. Inclusive, como legenda da foto, ele mesmo escreveu: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.



Os irmãos Jônatas Falcão (advogado) e Barreto Neto (arquiteto) já em Teresina após dias de férias no México.



Sendo um dos mais atuantes de nossa cidade, o vereador Aluísio Sampaio é ilustre aniversariante desta terça-feira.



Bela, antenada e empoderada, a jovem empresária Daniele Claudino, na lista dos aniversariantes de hoje.




Mais sobre: