Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Universo dos concursos de beleza exerce fascínio e arranca suspiros

O universo dos concursos de beleza exerce fascínio e arranca suspiros tanto de mulheres quanto de homens desde as épocas mais antigas.

18/05/2021 23:08

O universo dos concursos de beleza exerce fascínio e arranca suspiros tanto de mulheres quanto de homens desde as épocas mais antigas. Para se ter uma noção, a primeiríssima edição do famoso Miss Universo remonta a meados do século XX, precisamente no ano de 1952, quando a finlandesa Armi Kuusela foi eleita a primeira miss universal. Desde então, diversas ramificações da competição foram criadas para escolher a mulher considerada a mais bela e carismática de cada território.

MISS BRASIL

O Miss Brasil é o mais tradicional concurso de beleza feminino realizado anualmente e que visa eleger, entre as representantes de cada unidade federativa do país, a representante nacional da beleza da mulher brasileira. A vencedora de cada edição representa o país no Miss Universo. O concurso existe desde 1954, quando a baiana Martha Rocha tornou-se a primeira Miss Brasil. A atual Miss Brasil é a representante do estado do Rio Grande do Sul, Júlia Gama. O Brasil, desde então, só não participou do Miss Universo no ano de 1990.

A baiana Martha Rocha, que morreu aos 87 anos, marcou época ao ser vice-campeã do Miss Universo 1954 e ficou conhecida pela lenda de ter perdido a coroa por duas polegadas a mais no quadril. Considerada ícone a beleza, ela deu o pontapé inicial aos concursos de beleza no Brasil e inspirou diversas mulheres desde a década de 50 até hoje.

Divulgação

Eleita Miss Brasil aos 18 anos, em 1954, Martha Rocha marcou a história do concurso e ficou em segundo lugar no Miss Universo, no mesmo ano.

Marlene Bergamo / Folhapress

Martha Rocha posa com as concorrentes ao título de 2004 do Miss Brasil.

O Brasil levou a coroa em 1963, com Iêda Maria Vargas, e em 1968, com Martha Vasconcellos. O mais próximo que chegou depois disso foi um segundo lugar em 1972 e em 2007, com Rejane Goulart e Natália Guimarães, respectivamente.

Divulgação

 Iêda Maria Vargas,Miss Universo em 1963

Arquivo O Globo

Martha Vasconcellos, eleita Miss Universo em  1968

Léo Martins

Martha Vasconcellos em foto de maio de 2018, no Rio de Janeiro

Divulgação

Natália Guimarães, Miss Brasil 2007

MISS MUNDO

Miss Mundo (no original: Miss World) é o mais antigo concurso internacional de beleza, criado em 1951 no Reino Unido pelo britânico Eric Morley. Assim como os seus principais concorrentes, Miss Universo, Miss Internacional e Miss Terra, é um dos mais populares concursos de beleza do mundo. Sediado em Londres, onde as vencedoras residem durante o ano de seus reinados, o concurso atualmente é dirigido por Julia Morley.

MISS BRASIL GLOBO

O Miss Brasil Globo é um concurso de beleza feminino realizado anualmente na capital do país [Brasília]. O evento visa eleger, entre as representantes de cada Estado, uma que represente a beleza da mulher brasileira e que possa disputar o título de mulher mais bela do planeta no Miss Globo, concorrendo com representantes de diversos países. O concurso foi criado por Danilo D´Ávilla no ano de 1994 e atualmente conta com 27 anos. A edição do concurso acontece em Brasília, Distrito Federal.

Divulgação

Thawany Faria, Miss Brasil Globo 2019

MISS GLOBO 

Miss Globo (The Miss Globe) é um concurso de beleza feminino de nível internacional criado no ano de 2010 com sede na Albânia. O certame é realizado anualmente e visa escolher a melhor e mais capacitada candidata para reinar como a mais bela do mundo, atuando em causas sociais e propagando a imagem do evento em todos os países que visitar. Os direitos de realização da competição é da Deliart Association, comandada pelo empresário Petri Bozo. Todos os anos, as edições contam com a participação de mais de 40 países com suas respectivas candidatas ao título assiduamente.

Contamos toda essa breve história e trajetória de concursos de belezas do Brasil e do mundo para mostrar que cada um conta com sua identidade e sua importância no mundo da beleza como os concursos Miss Universo, Miss Mundo, Miss Grand International, Miss Supranational, Miss Internacional, Miss Terra.

 Aqui no Piauí vamos realizar o concurso Miss Piauí Globo que é parceiro do Miss Brasil Globo e do Miss Globo que é realizado na Albânia. Nossa coordenação sempre teve o maior cuidado de fechar parceria com uma franquia solida e seria e jamais iriamos propor um acordo de parceria com o Sistema O DIA de Comunicação, um grupo de mídia líder de credibilidade e com mais de 70 anos de mercado se não fosse um produto honesto e integro. 

Getty Images

Julia Gama, candidata do Brasil ao Miss Universo 2020, ficou em segundo lugar no tradicional concurso de beleza, cuja grande final aconteceu na noite de domingo (16), em um hotel da Flórida. Ela ficou atrás da mexicana Andrea Meza - essa é a primeira vez desde 2013 que o Brasil chegou ao Top 5 da competição. A última brasileira a chegar na posição foi Jakelyne Oliveira. O concurso é a edição de 2020, que precisou ser adiada devido à pandemia de coronavírus e não aconteceu ano passado. O Miss Universo 2021 acontece no final do ano.


Getty Imagens

Miss Universo: A mexicana Andrea Meza em momento de pura euforia recebendo a coroa de Miss Universo 2020 das mãos da sul-africana Zozibini Tunzi (Miss Universo 2019).


PUBLICIDADE


Luís Mota

Social: O casal Tarcísio Freire e Carmelita Freire durante evento social em Teresina. Tarcísio é diretor financeiro do Iate Clube de Teresina e mostrou muita competência no cargo. O clube é um dos mais organizados e preparados da capital. 


Arquivo Pessoal

Viagem: A confeiteira e curve model Cynthia Ribeiro e sua irmã a farmacêutica Naiza Ribeiro em passeio a Campos do Jordão. Cynthia é um arraso na confeitaria em Teresina. 


Divulgação

Comemoração: O empresário Valmir Miranda, diretor-presidente do Sistema O DIA de Comunicação e sua esposa Tânia Miranda, diretora administrativa, conduzem com maestria a O DIA TV / RedeTV! que completa 3 anos prometendo ser uma das emissoras mais importantes do Piauí nos próximos anos. 


Jaime Acioli

O ano é 1810. Dom João VI estava no Brasil há dois anos e decidiu que era hora de a colônia ter sua própria biblioteca. Com livros vindos de Portugal, nasce a Biblioteca Nacional, que, em 2010 completou 200 anos e está entre as dez maiores bibliotecas do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Arquivo Pessoal

Parabéns: Ainda é tempo de parabenizar o jovem acadêmico de medicina Lucas Kaled que completou mais um ano de vida. O jovem é filho do amigo Sérgio Miranda – Diretor Comercial do Sistema O DIA  de Comunicação. 


Arquivo Pessoal

Comemorando: No último sábado (15), o titular deste blog comemorou mais ano de vida. Uma comemoração bem intimista por causa deste período de pandemia. Só quero agradecer por poder completar mais um ano com paz, muita saúde e amigos verdadeiros. Só gratidão, gratidão, gratidão !


Divulgação

Diversidade: Scheyvan Lima - Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e O gerente dos Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), André Santos durante programação do Dia Internacional contra a Homofobia.


O DIA TV

O Sistema O DIA de Comunicação iniciou a comemoração dos 3 anos da O DIA TV, afiliada da RedeTV! no Piauí, nesta terça-feira (18). A emissora é a realização de um sonho do visionário coronel Octávio Miranda e chega como um divisor de águas na trajetória de sucesso do Jornal O Dia com seus 70 anos de seriedade e credibilidade. A O DIA TV nasceu como uma novidade no mercado da comunicação piauiense, chega com ousadia, mesmo sendo apenas uma menina de 3 anos. Traz profissionais experientes no mercado e gente novata, e criar sua própria identidade a cada dia. Seja bem-vinda O DIA TV e com certeza será sucesso. Aguarde mais novidades. 

CONTRA A HOMOFOBIA I

Segunda-feira (17), foi comemorado em todo o mundo o Dia Internacional contra a Homofobia, data foi comemorada em Teresina com diversas atividades, entre elas a apresentação da Banda 16 de Agosto, projeto que é mantido pela Prefeitura de Teresina (PMT) por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). Além da apresentação musical, os teresinenses foram agraciados com um show de luzes que iluminou a Ponte Estaiada com as cores que representam o movimento LGBTQIA+.

CONTRA A HOMOFOBIA II

Foi somente em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. A decisão transformou a data em marco e levou à criação do Dia Internacional contra a Homofobia.

VAREJO MAI$

O maior evento de varejo do Piauí começa nesta quinta-feira (20), com uma programação que envolve lives com grandes nomes do cenário nacional, mentorias individuais e coletivas com profissionais locais, e apresentação de cases empresariais. As inscrições para o Varejo Mai$ estão disponíveis no Portal do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br.

COMORBIDADES

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) estendeu a faixa etária do público portador de comorbidades com direito à vacina contra a Covid-19. A partir de segunda-feira (18) todas as pessoas acima dos 18 anos que apresentem alguma das doenças listadas no plano nacional de vacinação ou deficiência permanente podem agendar o recebimento da sua dose no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.


PITADAS & PALPITES


# O Fórum Econômico Mundial, também conhecido como Fórum de Davos, cancelou a reunião anual de 2021 marcada para agosto, em Cingapura.

# Com a morte do prefeito Bruno Covas, o vice, Ricardo Nunes, assume em definitivo a prefeitura de São Paulo.

# Gal Costa faz live no dia 28 de meio, do Teatro Bradesco, às 20h, com transmissão pelo YouTube.

# O cabeleireiro João Leal atende sua clientela cativa em novo endereço, agora no Salão Camarim no Riverside Shopping. 

# Quer aparecer em nossa página? Mande sua sugestão de nota ou foto para nossa equipe avaliar. Se for interessante publicaremos. E-mail: [email protected] | (86) 98105-8236

Edição: Tarciso De Carvalho
Mais sobre: