Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

González Pecotche, o criador da Logosofia

Dando continuidade as publicações sobre a Logosofia, nesta edição apresentamos informações sobre González Pecotche, humanista e criador da ciência Logosófica, e também os objetivos dos conhecimentos logosóficos

13/10/2018 16:35

González Pecotche, o criador da Logosofia

Carlos Bernardo González Pecotche, conhecido também pelo pseudônimo de RAUMSOL, nasceu em Buenos Aires, República Argentina, em 11 de agosto de 1901. Em 1930, na cidade de Córdoba, criou a primeira Escola de Logosofia – hoje Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana –, com o objetivo de cultivar e difundir a nova ciência que havia criado, sob o lema de princípios éticos superiores de respeito, tolerância e liberdade.

Até a data de seu falecimento, ocorrido em Buenos Aires em 4 de abril de 1963, dirigiu e orientou o movimento logosófico no mundo. Publicou inúmeras obras, dirigiu revistas e jornais, produziu artigos e ensaios para a imprensa de vários países, pronunciou milhares de conferências. A isso se somou o trabalho constante, diário, que desenvolveu como mestre de um conjunto cada vez mais numeroso de estudiosos, ao longo de trinta e três anos. 

Os que puderam conhecê-lo de perto atestam o que ele mesmo tantas vezes fez questão de frisar, por ser talvez a marca mais destacada de sua genial ação pedagógica: González Pecotche foi um exemplo vivo de tudo que ensinou. 

Quem dele se aproximasse experimentava a sensação de que poderia ser alguém, ou alguém ainda melhor, escreveu certa vez a professora uruguaia Henriqueta de Olave, que o conheceu muito de perto. 

Acessível e extremamente afetuoso, o criador da Logosofia primava pela simpatia pessoal, aliando seu grande interesse pelas pessoas à aguda penetração psicológica que a sabedoria lhe facultava. Nele não se percebiam poses acadêmicas ou místicas, mas sim as manifestações naturais de um grande espírito, a animar a vida de um homem que, como qualquer outro, vivia as alternativas próprias da vida civil, profissional e familiar.


Os objetivos do conhecimento logosófico

Os conhecimentos logosóficos estão destinados a formar uma nova individualidade. Devem ser, forçosamente, assimilados pela consciência. Por outra parte, conformam um todo indivisível na concepção que lhes deu origem, razão esta que deve levar o estudante a uma investigação mais profunda, a fim de abarcá-los em sua totalidade, não em fragmentos isolados.

Seus grandes objetivos são:

•A evolução consciente do homem, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.

•O conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.

•A integração do espírito, para que o ser possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.

•O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.

•O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as ideias e pensamentos que fecundam a vida humana.

•A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.

•O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o porvir pedagógico na educação da humanidade.

Como se pode ver, não se trata de um estudo a mais entre os tantos conhecidos, mas sim do mais valioso de todos os estudos. Por isso, não deve ficar na superfície mental do indivíduo, pois nada de útil daí resultaria. 

Quem inicia estudos de Logosofia deve fazê-lo com profundidade, incorporando à sua vida o saber que surge deles. Procedendo assim, assimilando internamente cada tópico aprendido, verificará a eficácia do poder criador e dinâmico destes conhecimentos. 

Verá, então, com os olhos do entendimento, como ficam impressos indelevelmente em sua consciência.


Para saber mais...

Para saber mais sobre a ciência logosófica, visite e assine nossos principais canais: YouTube (www.youtube.com/logosofia), Facebook (www.facebook.com/logosofia) e Instagram (@logosofiabr), além do site oficial da Logosofia – www.logosofia.org.br.

Em Teresina (PI), a Fundação Logosófica – em prol da superação humana – está presente no seguinte endereço: Rua José Paulino, 845 - 1º andar / Sala 110 – Fátima. Mais informações pelo telefone: (86) 994529269.

Mais sobre: