Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias já tem candidato definido nas principais cidades do Piauí

Em cidades como Esperantina, Barras, Luzilândia, Altos, José de Freitas, entre outros, o governador deve ter mais de um aliado disputando o poder.

25/08/2020 16:35

O governador Wellington Dias (PT) já tem time definido para as eleições de 2020 nas principais cidades do estado. Com os nomes definidos, agora o chefe do Executivo estadual passa a concentrar esforços para fortalecer seus aliados, e em todos os casos, não terá disputa fácil. As cidades de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, União, Pedro II e Miguel Alves, todas com mais de 30 mil habitantes, estão entre os municípios em que o governador terá só um candidato, e que a disputa vai polarizar exatamente contra adversários fortes.

Em cidades como Esperantina, Barras, Luzilândia, Altos, José de Freitas, entre outros, o governador deve ter mais de um aliado disputando o poder. Esperantina é o caso mais emblemático, lá, a disputa é entre PT, Republicanos e MDB, ou seja, todos vinculados a ele, seja diretamente ou por meio de deputados estaduais ou federais. A expectativa é que o governador não interfira pessoalmente no processo eleitoral no município.

Em Teresina, o governador divide seu apoio entre o correligionário Fábio Novo, os aliados Fábio Abreu, Simone Pereira e até Dr. Pessoa, do MDB.

Nas cidades em que o governo vai enfrentar diretamente adversários, a ideia é fortalecer ao máximo os candidatos. São neste sentido os últimos movimentos em Parnaíba, para consolidar o nome de Dr. Hélio para enfrentar a tentativa de Mão Santa ser reeleito. Dr. Hélio terá o apoio explicito do governador e o atual secretário de Saúde, Florentino Neto, do PT, será um cabo eleitoral de peso. Em Piripiri, a articulação para levar Jôve Oliveira à Assembleia é no sentido de garantir a ela mais força para enfrentar Luiz Menezes, progressista adversário histórico de Wellington.

Em Picos, a eleição acirrada vai colocar o governador no palanque do empresário Araujinho (PT) contra o progressista Gil Paraibano. Em Floriano, apoio do PT e de Wellington é ao atual prefeito Joel Rodrigues.  Em Campo Maior; Pedro II, União e Miguel Alves, os candidatos são do próprio PT, sendo Ribinha, Neuma Café, Zé Osmar e Oliveira Júnior os pré-candidatos do governador, respectivamente, onde ele já age para fortalecer seus palanques.

Wellington já tem candidatos definidos nas principais cidades piauienses

Wellington já tem candidatos definidos nas principais cidades do Estado (Foto: Elias Fontenele)


Mais sobre: