Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Dia da Árvore, é bom cobrar dos candidatos os projetos para o meio ambiente

A população já pode ficar pronta para cobrar dos candidatos as ações práticas que desejam desenvolver pelo meio ambiente, uma pauta importante para os seres humanos independentemente de questões partidárias e ideológicas.

21/09/2020 15:57

A agenda do meio ambiente é sempre uma pauta do período eleitoral nos municípios. E neste dia da árvore, exatamente em um período que vivenciamos o aumento das queimadas e avanço de ações contra a preservação ambiental, é necessário refletir sobre o tema e cobrar dos pré-candidatos a prefeito e vereadores as propostas para que a sociedade alcance desenvolvimento econômico e garanta sustentabilidade ambiental.

A proteção as árvores e ao meio ambiente é uma responsabilidade de todos os cidadãos, mas é válido ressaltar que cabe às prefeituras criar e preservar os parques ambientais municipais, proteger as matas e árvores localizadas em espaços urbanos, cuidar da arborização, promover educação ambiental, zelar pela limpeza de praças, enfim, de gerir a política urbana ambiental, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas. No caso de Teresina, é impossível falar de meio ambiente sem citar a necessidade de proteção aos rios Parnaíba e Poti.

No caso dos vereadores, além de fiscalizar as demandas acima, é preciso também propor dispositivos na legislação que garanta avanços na política ambiental, além de garantir incentivos a empresas que conseguem atuar com práticas sustentáveis.

Como a campanha eleitoral começa efetivamente a partir da próxima semana, a população já pode ficar pronta para cobrar dos candidatos as ações práticas que desejam desenvolver pelo meio ambiente, uma pauta importante para os seres humanos independentemente de questões partidárias e ideológicas.

Perímetro urbano de Teresina, coberto por árvores (Foto: Moura Alves)

Mais sobre: