Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lockdown: vereadores mostram divergência de Dr. Pessoa na forma de combater a pandemia

Os parlamentares deixam bem claro que podem até ser aliados políticos do prefeito, mas não vão aceitar serem associados ao grave cenário de colapso no sistema de saúde da Capital.

17/03/2021 17:31

Por 16 votos, os vereadores de Teresina aprovaram nesta quarta-feira (17) um requerimento que pede 12 dias de lockdown na Capital piauiense. O documento foi apresentado pelo vereador Joaquim Caldas, do MDB, mesmo partido do prefeito Dr. Pessoa, e defendido pela maioria dos parlamentares. O pedido de lockdown é embasado pelo fato de que na manhã de ontem (17), 130 pessoas com covid-19 aguardavam por leitos hospitalares no Piauí, sendo 50 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A grande maioria em Teresina.

O pensamento dos parlamentares vai na contramão do prefeito Dr. Pessoa, que além de ser contrário ao lockdown, publicou um decreto que autoriza a abertura do comércio nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), contrariando decisão de decreto estadual. Provavelmente, o caso vai parar na Justiça mais uma vez.

Com a aprovação do requerimento na Câmara, os parlamentares deixam bem claro que podem até ser aliados políticos do prefeito, mas não vão aceitar serem associados ao grave cenário de colapso no sistema de saúde da Capital – que atende todo o Estado. Infelizmente, o cenário que se desenha é cada vez mais grave e sem frear o aumento de contaminações, a demanda por leitos tende a aumentar.

Em tempo: o próprio presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, já explicou que o lockdown é a melhor maneira de estancar a crise. No entanto, o prefeito segue defendendo a abertura das atividades comerciais, desde que se cumpram protocolos de saúde.

Prefeito em reunião com vereadores. (Foto: Assis Fernandes/O DIA)

Mais sobre: