Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em meio a campanha eleitoral, covid aumenta e governo decreta estado de emergência

Em vários municípios, a Justiça já acatou pedidos do Ministério Público para vetar a realização de eventos de campanha eleitoral que gerassem aglomerações.

12/11/2020 16:14

O governador Wellington Dias voltou a decretar estado de emergência no Piauí, por causa da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, que já matou 2.486 pessoas no Estado. O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado e leva em consideração o impacto da pandemia no sistema de saúde e o fato de vários municípios piauienses ainda estarem em situação de emergência por causa da doença.

Em outubro, a cidade de São Raimundo Nonato ficou com todos os leitos de UTIs ocupados, nesta semana é que o município recebeu mais equipamentos. Em Floriano, também houve um crescimento de casos.  

No decreto, Wellington Dias também chama a atenção para o fato de que o governo já ter promovido várias reprogramações financeiras para adequar o orçamento público à garantia de prestar serviços à população em todas as áreas essenciais. Além disso, os decretos proporcionam mais agilidade na aquisição de produtos e serviços que possam ser utilizados no combate a pandemia.

Os casos de covid-19 ainda são bastante altos no Piauí, apesar do decreto do governo não falar em eleições, é fato que a chegada da campanha eleitoral intensificou as aglomerações em meio às carreatas, caminhadas, motokadas, reuniões, debates e visitas domiciliares por parte de candidatos e apoiadores.

Em vários municípios, a Justiça já acatou pedidos do Ministério Público para vetar a realização de eventos de campanha eleitoral que geravam aglomerações.

Leia o Decreto aqui 

Em todo o Piauí, é comum eventos políticos reunirem centenas de pessoas

Mais sobre: