Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Henrique não participa de decisões importantes na Prefeitura

A grande questão agora é entender como o secretário deve continuar reagindo à falta de prestígio na Prefeitura.

19/02/2021 15:37

Com 50 dias de gestão de Doutor Pessoa na Prefeitura de Teresina, já é possível avaliar quem de fato tem prestígio junto ao prefeito e que viu as expectativas de poder não se concretizarem. E a situação de João Henrique Sousa, secretário de Planejamento, é a que mais chama a atenção.

Político com experiência, projeção nacional e currículo invejável, ele reclamou abertamente em reunião com o prefeito, na frente de outros secretários, que ficou sabendo do encontro entre Doutor Pessoa e o coordenador da bancada federal do Piauí, Átila Lira, apenas ao chegar à sede da Prefeitura. Administrativamente, é válido ressaltar que cabe à Secretaria de Planejamento desenvolver a parte técnica dos projetos que podem receber recursos federais. Portanto, a ausência do secretário em um encontro como este é a prova de que o prefeito não dá a relevância necessária para o papel do secretário João Henrique Sousa, que diga-se de passagem, sabe muito bem como viabilizar a chegada de recursos federais nos cofres da Prefeitura, uma vez que já foi deputado federal, ministro e secretário de Estado, dentre outros cargos.  

Já nesta sexta-feira (19), João Henrique Sousa não participou da reunião para avaliar o andamento das metas que devem ser cumpridas nestes 100 primeiros dias de governo. 

Para além da questão administrativa, João Henrique Sousa foi o emedebista responsável pelas articulações políticas e por dominar a burocracia partidária na campanha de Doutor Pessoa em 2020. Experiente, ajudou até na relação do então candidato com a imprensa.

A grande questão agora é entender como o secretário deve continuar reagindo à falta de espaço na Prefeitura. Sua crítica em reunião aberta é um claro sinal de que ele não precisa ficar num cargo a qualquer custo, afinal de contas, currículo e experiência ele já tem de sobra.

João Henrique Sousa foi fundamental nas eleições de 2020, mas não tem sido aproveitado na gestão. (Foto: Arquivo/O DIA)

Mais sobre: