Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Macramê: o entrelaçado do momento para a decoração

Nesta técnica, usamos apenas os dedos, sem nenhum tipo de máquina, e os fios vão se entrelaçando e ficando presos por nós.

12/02/2019 18:53

Embora seja uma técnica de tecelagem manual bem antiga, o macramê voltou com tudo nos últimos tempos e tem aparecido cada vez mais em acessórios de moda, sandálias, roupas e na decoração de ambientes, através de quadros, cortinas, cadeiras, suporte de vasos e afins. Nesta técnica, usamos apenas os dedos, sem nenhum tipo de máquina, e os fios vão se entrelaçando e ficando presos por nós. 

De onde veio

A palavra Macramê significa ‘’nó’’, e se originou do termo turco Migramach que significa ‘’tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo’’. Este entrelaçado surgiu ainda na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fios com fibras animais ou vegetais, para se abrigar do frio e para formar objetos de caça ou utensílios. 

Posteriormente, o macramê passou a ser utilizado por marinheiros que faziam suas amarrações, e com o tempo, a técnica foi se expandindo por todos os países, recebendo novas formas e agregando identidade cultural de cada povo que a replicava e aperfeiçoava os nós. 

No Brasil, o macramê chegou na colonização junto com os portugueses que teciam seus enxovais e ensinavam os escravos, fazendo com que estes artesanatos passassem a não pertencer somente às pessoas nobres.

Material utilizado

Linhas e mãos. Apenas isto! Na pré-história, o macramê servia para a sobrevivência humana, por isso eram utilizadas as fibras animais e vegetais. No entanto, hoje podemos utilizar, além desses fios, o barbante em geral (ou até mesmo punhos de rede), linhas próprias para o macramê, fitas, crochê e até linha de tricô. A escolha do fio fará a grande diferença no resultado final. 

Decormê

Na decoração de ambientes, temos uma enorme gama de possibilidades para aplicar o macramê, sendo a mais comum a criatividade do entrelaçado em suporte para vasos de plantas. Em um jardim suspenso, o macramê faz toda a diferença nos chamados macramês plants. 

Almofadas 


Cortinas


Aplicação na parede


Rede de macramê


Assentos 


Iluminação 


Por: Nehemias Lima
Mais sobre: