Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Living Coral: a beleza do anoitecer e dos corais para alegrar a vida

Há 20 anos, a Pantone escolhe a cor tendência quando o assunto é moda, decoração e design gráfico

11/01/2019 20:24

Após a era do Ultravioleta, cor predominante em 2018 (baseada no roxo utilizado por ícones da cultura pop, como Jimi Hendrix e David Bowie),  a empresa Pantone lançou, ainda no fim de dezembro, a nova cor para 2019: o Living Coral.

O coral é um tom de laranja e traz, segundo a empresa, associações com o céu ao anoitecer e com a tonalidade dos recifes subaquáticos. A Pantone é referência mundial em controle e especificação de cores, sendo o principal nome quando o assunto é moda, design e tendência mundial em cores. 

O instituto sempre faz um estudo e lança tonalidades que refletem o momento da sociedade, de acordo com as necessidades e novidades do mercado, considerando as tendências em decoração, moda, indústria têxtil e gráfica. O tom laranja pêssego viria com a responsabilidade de reavivar as relações e conexões entre as pessoas. 

Escolher o coral também foi uma atitude politicamente correta da Pantone, que nos alerta acerca das barreiras de corais, ameaçadas em todo o mundo. O coral representa a combinação de elementos modernos e naturais diante de um mundo cada vez mais complexo e digital.

Ainda no ano passado, já podíamos notar alguns tons avermelhados como tendência, sobretudo nas maquiagens, e agora a paleta de cores começa e clarear e dar mais espaço ao coral forte e quente. 

Ainda em preparação para o reinado coral, tons mais alaranjados foram vistos em passarelas, como no desfile de verão 2019 de Marc Jacobs, na semana de moda de Nova York, e, no mundo da tecnologia, também vimos a tonalidade aplicada no lançamento do iPhone XR.

O coral desperta sensação de bem-estar e conforto na decoração de ambientes e quando falamos de moda, sentimos de longe a leveza e glamour das peças.

Seja na decoração ou no guarda-roupa, o Living Coral permite combinações dentro da mesma paleta, mesclando com os tons terrosos e os mais avermelhados para criar uma atmosfera monocromática.

Mas se o objetivo é contrastar, fica a dica para combinar peças e objetos corais com o azul marinho, o preto e o cinza. 

Na ambientação, as possibilidades também nos permitem brincar e nos sentirmos submersos no mundo dos corais. Em nossas residências, por exemplo, podemos utilizar esses tons na pintura no hall de entrada ou nas paredes principais, acentuando o protagonismo que a cor terá neste ano.

Outra forma possível é bicolorir as paredes e associar o coral a uma cor análoga (mostarda, por exemplo). A união do coral com o roxo ou com o verde escuro também promete muita sintonia. Mas se você prefere uma decoração com um ‘quê’ minimalista, pode optar pelos objetos e móveis em tom coral e deixar as paredes em tons de branco. Para os mais ousados, usar diversos tons da cor aplicados nos móveis é uma boa opção de uma decoração vibrante.

Leveza, sociabilidade e espiritualidade. O coral vivo veio para reafirmar a vida e nos despertar muita energia, propiciando atividades verdadeiramente prazerosas e momentos de diversão.

Mais sobre: