Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A importância dos lustres na decoração do seu ambiente

Desde o começo do blog In Design fiquei pensando no texto de hoje. O motivo?

22/04/2019 17:23

Sou apaixonado por este tema e eu tinha certeza de que seria difícil resumir em uma ou duas laudas toda a essência do elemento central desta postagem: lustre. Mas vamos tentar. Lustre é mais do que apenas iluminação. Lustre é energia!

A iluminação de um ambiente é fator crucial para o conforto de quem usufrui do espaço. Seja em um evento ou até mesmo na sua casa, a presença de um lustre modifica qualquer cenário, influenciando até no humor de quem estiver por perto. Os lustres precisam deixar o ambiente mais agradável, confortável e com uma estética favorável.

A iluminação de cada ambiente vai exigir um detalhe especial. Por exemplo, uma cozinha precisa ser bem iluminada já que neste cômodo da casa há o preparo de alimentos. Já na sala de estar, o efeito ideal de lâmpada deve ser aquele que dá uma aparência amarelada ao ambiente, oferecendo uma atmosfera agradável e aconchegante para quem está curtindo aquele filminho ou assistindo ao telejornal.

Para isso, temos existem muitas variedades de lustres que vão agregar na composição do seu ambiente. As opções de lustres vão desde peças de metais pesados a cristais, e claro que o preço varia de acordo com o material. Quanto ao estilo, existem lustres rústicos, modernos e outros mais artesanais.

Os lustres são um tipo de iluminação muito recorrente pelos profissionais que trabalham com a área em questão. Em características físicas, ele é um produto composto por vários braços, que são verdadeiras ramificações onde se encontram as lâmpadas. Eles podem servir como um plano de iluminação principal, mas também podem ser objetos meramente decorativos.

Atenção para um detalhe muito importante: a altura do lustre. O lustre deve ser posicionado a uma altura segura que não atrapalhe a circulação e movimentação das pessoas, especialmente quando colocado sobre a mesa de jantar ou sobre a cama.

Pendentes metálicos

Os projetos de iluminação que levam este tipo de lustre valorizam a beleza de qualquer cômodo da casa que, somado aos detalhes desse lustre, vão deixar os quartos, salas, cozinhas e até as áreas externas bem agradáveis. Disponíveis nos mais variados modelos e materiais, as versões metálica em prata ou dourado são as mais populares. São os objetos que vão trazer detalhes da contemporaneidade ao seu ambiente.

Lustre de cristal

Nada basiquinho. Muito glamour e ostentação, mas vamos combinar que esse tipo de lustre tem uma beleza ímpar, né? Que tal sua sala de jantar exalando requinte e sofisticação com um lustre desses?! A combinação ideal para quem deseja ter um cômodo bem iluminado e de forma ainda mais elegante. Hoje existe uma variedade muito grande de lustres de cristais. E isso é nos traz mais possibilidades, tanto na questão estética, quanto em termos de economia. Não importa onde for colocado, o lustre de cristal sempre transmite aquela mensagem de requinte e sofisticação ao ambiente.

Plafon de cristal

Você com certeza já viu, mas não sabia que tinha esse nome. Assim como os lustres, os pendentes e as arandelas, os plafons cumprem o papel de iluminar as residências aliando bem-estar, conforto térmico, aconchego e, claro, beleza! Está cada vez mais comum encontrar os plafons quando falamos em iluminação de interiores. Em suas diversas versões metálicas e com cristais, eles podem ser pendurados ou embutidos em diversos cômodos da casa. O plafon cria uma iluminação difusa, que proporciona uma iluminação geral eficiente para o ambiente, mas também agrega um toque de acolhimento que torna os espaços muito mais agradáveis.

Pendentes industriais

Esse é o meu favorito. Em um projeto que estamos acompanhando atualmente, inserimos um lustre do tipo pendente industrial que combinou com a decoração rústica exigida pelo cliente no projeto.

Esse tipo de lustre está crescendo muito em projetos arquitetônicos e de interiores atuais. É o tipo de lustre que dá aquele toque final na decoração.

Embora seja utilizada nos EUA desde os anos 70, a linha industrial continua em evidência. Para quem deseja criar ou redecorar um ambiente com um ar totalmente industrial, olha só a dica abaixo.

Ferro forjado

Esse tipo de lustre é mais indicado para ambientes sofisticados e elegantes que possuem uma paleta de cores mais discreta, pois o lustre será o protagonista do ambiente. Sua sala certamente ficará mais elegante, discreta e charmosa com um lustre de ferro forjado. Embora muitos defendam que o ferro forjado traz uma aparência de época, a elegância e requinte desse tipo de pendente está presente em todos os tipos de ambientes, inclusive nos mais modernos salões e espaços para festas, sem falar que há um grupo de pessoas que têm preferência por este tipo de lustres.

Mais sobre: