Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O River trabalha para formar uma agremiação forte para 2020

E o nosso "œeterno-campeão" é dono, hoje, de uma loja. Sim, de uma loja para poder fazer o seu "œalojamento"

19/12/2019 18:49

E o outro ?

Digna  do seu nome  no desporto “cabeça de cuia”. Porque  queiram ou não  antiriverinos, o Galo é a maior expressão do nossos futebol que teve um dia um Tiradentes, o Tigrão da  gloriosa polícia militar. No tempo do Tupi Caldas, o Amarelão era a grande expressão da PM, tempo áureo  do nosso futebol quando se amarrava  o cachorro com linguiça e a praça Pedro Segundo  era o reduto dos papos e namoros respeitosos. No tempo tiradentino, Buim ainda era menino e  o nosso pebol crescia e aparecia. River, Flamengo e Piauí, sempre unidos e desunidos como Rússia e Estados Unidos. Obedecendo  a orientação de que “futebol é coisa séria”, o clube que teve mais títulos conquistados em Teresina em todo estado, apelidado de Galo Carijó , vem realizando uma série de providências relativas ao futebol profissional que é a sua meta principal. E a primeira coisa para se ter  organização é uma casa. Um ponto de apoio para  as realizações. Um lugar onde possa guardar os “terens”. E o nosso  “eterno-campeão” é dono, hoje, de uma loja. Sim, de uma loja para poder  fazer o seu “alojamento”. Dos atletas. Do seu  elenco de  pro-fissionais de bola, gente que veio de todo este Brasil. Porque o futebol é um esporte que junta gente de todo lugar, a bola  rola neste país do rio Oyapoc ao rio Chuí, rola até no Piaui.  Rola pouco mas rola e temos  um Albertão  para jogão e um Lindolfinho para joguinho. E capital, hoje . a maior expressão é o River que se  diz “eterno-campeão” mas no tempo do Tiradentes, ele não  tinha vez , não. Era o famoso  Amarelão da Policia Militar quem dava “ordem unida” e com River e Flamengo, a conversa era só  “um dois, feijão com arroz”.No tempo do Canuto era de entupir caldas. O negócio era tão “assim” que os   juízes de  futebol já sabiam. Todo  time tinha que ter um capitão mas   com o Tiradentes era  diferente. Era um coronel.Ah, meninos, esta Teresina é cheia de “graças  e louvores se dêem a todo momento, ao santíssimo e digníssimo  sacramento”. Sim, mas  eu estou falando do River... e dos outros? Dos seus  concorrentes, adversa-rios  da capital, do interior e do litoral? Porque uma andorinha só não faz verão mas o doutor Dirceu só fez o Verdão e  doutor  Alberto, o Albertão. Sim, e o outro? Quem é o concorrente do River? Altos ?Baixos?

É de Jesus

O Jorge é  de Jesus.O Assis diz que ele é português, então é de  Portugal. Não vou teimar com paraibano que é raça que só anda armada. É o nome do momento  no futebol brasileiro. Descobriu o Flamengo. Primeiro de abril !

Quem não tem cão

Rapaz, a torcida do Flamengo carioca aqui em Teresina andou lotando os bares ,restaurantes e lupanares  comemorando a vitória do time do Urubu com muita cana  e foguetório. Parecia São João e os donos de comércio  acharam foi bom  porque do jeito questão as coisas, uma lizeira danada e  uma  comemoração deste   tipo  ainda alivia a situação financeira.  Lá no bar do Zé Filho e no do Zé Irmão  uns clientes  tipo cacá e quequé, andaram comemorando e tomando umas geladas. E do Flamengo daqui, o senhor não diz nada?

Goiano e Miolo

A dupla técnica do River Atlético  Club para este ano é parecida com os nomes  dos cantores  deste  Brasil. Goiano e Miolo ou Miolo e Goiano.Já tivemos um “miolo” mas era pequeno e  o chamavam de “Miolinho”.Veio dos Picos e era um meia cancha campo lutador e bom de bola. Com este meio-campo, o Galo deve procurar  arrumar suas  jogadas pelo “Miolo”, pelo meio mesmo, ali onde se come a goiaba. Essa dupla poderia também fazer  sucesso na música caipira lá de Goiás. O Galo  já tem 25 bocas co-mendo no seu CT

   

Mais sobre: