Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Meus amigos, hoje a noite é do futebol.

Não arrume outro compromisso e não invente aquela história de visitar Tia Chica.

23/01/2019 08:20

Hoje tem Lindolfinho

Futebol no Lindolfinho. E começa, na hora do Brasil, oito horas e ponto. Só não sei quem vai apitar mas deixa isto pra lá e vamos aos fatos que escorridos viram tripas. E os dois litigantes são dos mais relutantes, um clássico como dizem os meus coleguinhas de rádio e cujo chefe maior de todos é o Carlos Said. Na vice vem o Morais Filho.Isso na “comentagem” porque na transmissão de jogo, o páreo é duro entre os narradores porque tem seu Didimo, seu Bolinha, seu Zé Luis, seu Salomão, seu Fernando Mendes, o Lino e até o Baiguel se mete a narrar jogo porque quando não tem tu vai tu mesmo. E hoje tem jogo no Lindolfinho e você, desportista seja riverino ou flamenguista não deve faltar. Mesmo porque aquela novela da televisão está muito sem graça e lá no futebol, quem sabe, você pode até arrumar alguma coisa de sal...O jogo começa na Hora do Brasil, oito horas, às dez já tem acabado e a noite é uma criança. É um clássico de nosso jogo de bola. Piauí versus o Flamengo. Sempre que os dois se  defrontam o duelo é duro porque tem a rivalidade  de muitos anos desde o tempo em que três escanteios era  um gol. São dois  elencos novos no esporte profissional. As duas diretorias vêm trabalhando criteriosamente, dentro de suas posses para formação de boas equipes porque ninguém quer perder jogo. A partida sendo no campo da prefeitura  leva mais gente do que se fosse no Albertão. Há quem diga que a população da  zona norte  dá mais valor ao jogo de bola profissional do que os moradores da zona Sul ou zona Leste. O que eu sei é que o LM é a cara do futebol de Teresina. Embora o Albertão seja a coroa porque lá o buraco é mais embaixo e a geral seja mais em cima. E assim a bola rola este amigo de vocês não enrola. E eu convido a todos os meus distintos leitores e torcedores para o comparecimento ao nosso simpático Lindolfo Monteiro, o canto primeiro de nosso futebol e que lembra demais o velho Napoleão Santos, saudoso Naplex, de saudosa memória. E assim, a bola rola e este amigos de vocês não enrola e convida a gregos e baianos para ao comparecimento ao nosso futebol, ano primeiro da era  Carcará. Ex-atleta Da seleção de Barras de Maratoan e de Franci Monte, o novo presidente de nossa entidade, assumiu o comando da mentora no falecimento de Cesarino porque era o seu vice. Foi um peladeiro também e sabe  tudo de manhas e artimanhas do oficio. E estreia como presidente neste campeonato. Bola prá frente !

Retrato?

Nosso inquieto fotógrafo Assis Paraíba (Assis Fernandes/ODIA), registrou na capital, um jogo de “intermunicipal”. Abertura do campeonato profissional piauiense, Altos e Piripiri (4 de Julho) em Teresina. Essas coisas acontecem e a gente só tem que dizer: Só no Piauí mermo! Uma foto vale mais do que mil palavras.

Seleção Brasileira

Meus amigos. No futebol, as mulheres estão de parabéns. O Piauí nunca teve um jogador de futebol convocado para a seleção brasileira e agora a Valéria Cantuária, de União, foi convocada para participar dos treinamentos e vestir a camisa verde e amarela. Nem o Sima que foi nosso craque maior vestiu a camisa verde amarela.E agora a Valéria Cantuária é chamada para vestir a camisa da seleção principal. Vai ter Copa do Mundo de futebol das mulheres entre junho e julho na França e o Piauí vai está lá, na pessoa da Valéria. Ele é artilheira, metedora de gols. Bem dali, de União, terra do Novo Nilo. Valéria é seleção !

Vamos ao jogo

Na noite de hoje tem futebol lá no campo do Firmino, o Lindolfinho,ali vizinho do Verdão. É o municipal onde mora a Teresa Fogoió. “Bem ali” que prá Paissandu é um pulo. Perto da Matinha onde se come cachaça com farinha. Onde antigamente era o campo do saudoso Napoleão” bom na mão”. E depois chegou a Teresa Fogoió. O estádio onde o bar é do João Popó que quando a gente chama de ”Cabeça de Pato !” ele diz que é a mãe. A mãe da gente. Lá onde a filha da dona Maria Divina ainda leva os seus pasteis “comeu, pum! morreu!”. Onde o Florêncio vende seu gelado. O “ele eme” tem a vantagem de ser perto da rua Paissandu e de primeiro, a negrada saia de lá e ia direto para os cabarés... Ah tempo bom...

Mais sobre: