Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Garrincha, a alegria do povo" vence concurso de marchinhas

Mas não foi fácil porque a concorrência era forte, um bocado de marchinhas no ponto de se pular o carnaval

19/02/2019 11:59

Alegria do povo ?

Rapaz, o caso é sério. Nesta minha idade, o cabra tem que ter o maior cuidado com emoção porque tem um negócio chamado coração que é quem tem a nossa regulamentação. E pois não é, que três elementos, poetas e sambistas, competentes artistas, fizeram uma homenagem porreta a este escriba, sem nem terem o cuidado antecipado de saber como é iam as minhas palpitações cardíacas? Uma  bonita marchinha carnavalesca com o nome “Garrincha, a alegria do povo.”E foi um belo festival carnavalesco, uma disputa pra ver quem era melhor na arte de compor e cantar música de carnaval e quem foi que ganhou? Um trio com mais espinhos do que mandacaru formado pelo Osnir Veríssimo e Chico Magalhães e bem cantada pelo Alzimar Alvarenga. E foi só o que deu, Amadeu. Mas não foi fácil porque a concorrência era forte, um bocado de marchinhas no ponto de se pular o carnaval. E a vencedora começa assim: “ Há cinquenta anos/no jornal O DIA/ele fez  do esporte/nossa alegria.... É um Garrincha que nunca foi Mané/Cheio de ginga/ na cabeça e no pé.// Humorista bancário/ Radialista, vereador/Escritor, cordelista/Jornalista,jogador”. E continua: ”Louvo de novo/quem é escrincha/alegria do povo/velho Garrincha.../ Com “Um Prego na Chuteira”/”eira,eira”/ fez gol de humor/ na Rádio Pioneira.... Brilha a estrela/ solitária da paixão/Acende e  Bota Fogo/no céu do coração.” Essa última linha foi um arremate de quem entende de bola e de emoção... “Acende e Bota  fogo no céu do coração”, rapaz,o caso é sério...E assim sendo, reverendo, estou imortalizado. E na alegria do povo que é o carnaval. Só espero que  não me termine tão cedo  este tempo regulamentar posto que já estou na “trajetória dos noventa” como diz o Pequeno Polegar, Dídimo de Castro, ao lado de outro oitentão, o Magro de Aço. Que Deus me permita jogar minha “Bolinha” mesmo com “Um Prego na Chuteira” porque como diz o filósofo William Bogea, o “Vei”:- “Meus amigos, futebol é coisa séria...” E aqui quero, sempre agradecer ao trabalho de dona Vera Sepúlveda, minha esposa, que revelou-se exímia produtora artística e aos que fizeram e cantaram a bela marchinha do Garrincha, alegria do povo, a turma da Palmeirinha. Do bar do Chicão. E ao mesmo tempo dividir as honras e as homenagens com meus filhos Mauro, Regina, Tuquinha, Luciano e a direção deste jornal, na pessoas de Valmir Miranda, Tânia, Adriana, Viviane, Carivaldo meu cunhado e todo time do jornal do coronel. A maior força neste Estado em papel.

É como vinho...

Olha aí o Eduardo em plena forma, dando passes e fazendo gols pelo River em pleno 2019. Coco velho é que dá azeite, e o segredo é comer pouco e dormir cedo. Saravemos a este craque nosso, internacional que já jogou na Europa. Beber água de coco, vinho pouco, e não procurar sufoco.

Vamos ao futebol ?

Algo tem que ser feito para fazer nossos desportistas dos três sexos, voltarem a comparecer ás  nossas praças de futebol. A  afirmação de que futebol é alegria do povo deve ser comprovada com o comparecimento da massa aos espetáculos promovidas pela  federação piauiense. Esta, por sua vez, deve sair da cadeira confortável e do ar condicionado para ir ás ruas e dialogar com o povo. Temos três clubes que dividem a preferencia do público. River, Flamengo e Piauí. Os dois primeiros, dividem as torcidas e o terceiro, o folclore dizia que tinha 12 torcedores. Atualmente deve ter diminuído o número de adeptos porque muita gente andou falecendo e alguns nunca morreram  mas estão morrendo agora. 

Sapinho volta a lagoa

Muito boa a contratação do  cearense Flávio Araújo pelo River. Uma pancada na concorrência  porque o  dito  cujo é um nome forte no esporte e já é nosso velho conhecido de antigos intermunicipais. Já fazem uns  quatro anos que por cá ele andou e quando saiu deixou saudades porque é um indivíduo competente, experiente e boa gente. Ele volta ao poleiro do Galo e com a obrigação de fazer este Carijó cantar no poleiro alto e grosso e engrossar o pescoço. Tem gente dizendo: “Ah, o Galo esmoreceu com a saída do Elizeu”... Mas o Elizeu nunca sai de tudo. Ele fica sempre dando apoio. Nem que seja espiritual . E agora, o Galo tem o Sapo na sua lagoa. Que ele  cante “ de melhor, melhor” e não de “pior, pior”.

Mais sobre: